OUTUBRO ROSA

No podcast Talks by Fujifilm, profissionais da saúde destacam o papel da tecnologia e diagnóstico de imagem como os melhores aliados no combate à doença.

No mês marcado pela conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o episódio do Talks by Fujifilm – videocast da marca que contribui para o aprimoramento da saúde humana, desde a prevenção até o diagnóstico e tratamento –, aborda e orienta sobre os cuidados com a saúde, principalmente da mulher. Comandado por Josemaria de Francesco, especialista de produtos Fujifilm, a apresentadora recebe as médicas mastologistas Carolina Estermeire e Mila Meleguelli, além de Nínivie Mentor, analista de RH Sênior da Fujifilm e paciente oncológica para compartilhar sua experiência durante a identificação e tratamento da doença.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa de novos casos de câncer de mama no Brasil chegará a 73.610 até 2025, representando uma taxa de incidência de 66,54 casos para cada 100 mil mulheres, podendo ser responsável por 18 mil óbitos. Embora o câncer de mama seja predominantemente feminino, homens também podem ser afetados, representando aproximadamente 1% do total de casos. Diante desse cenário, a detecção precoce e a prevenção primária são fundamentais para reduzir o impacto da doença.

Segundo Carolina Estermeire, o câncer de mama pode estar ligado ao estilo de vida. Então, é possível realizar alguns ajustes no cotidiano para reduzir o risco, como reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, ajustar a alimentação, e abandonar o sedentarismo. “Acredita-se que é possível reduzir de 30 a 40% o risco para câncer de mama só com um estilo de vida mais adequado. Então, atividades físicas regulares, alimentação rica em fibras, diminuir gorduras saturadas e o consumo de álcool, além de ter uma saúde mental e bem assistida, pode contribuir para a prevenção. Mas mesmo com todos os hábitos saudáveis, não podemos substituir o rastreamento”, destaca.

Apesar da importância do autoexame, a mamografia permanece como o principal método para a detecção precoce do câncer de mama. O Ministério da Saúde recomenda que mulheres entre 40 a 69 anos realizem o exame a cada dois anos. O diagnóstico precoce é a principal arma contra o câncer de mama, aumentando significativamente as chances de cura. A mamografia permite a detecção de lesões em estágios iniciais, muitas vezes antes mesmo de serem palpáveis.

Mila Meleguelli destaca que a qualidade dos exames são fundamentais para o mapeamento. “Ao realizar uma mamografia tradicional, no filme, muitas vezes não era possível identificar a doença. Mas, com o avanço tecnológico dos últimos anos, hoje é possível realizar exames digitais com o incremento de ressonância e da qualidade da imagem do ultrassom”, pontua.

A tecnologia, cada vez mais avançada, é fundamental, e o apoio dos amigos e familiares é essencial durante o diagnóstico e tratamento da doença. “Não é fácil. Temos uma base tanto familiar, quanto dos profissionais que participaram desse período, mas, pra mim, minha filha foi a luz no fim do túnel.  Se não fosse por ela, eu não teria força que eu tive para encarar o tratamento”, afirma Nínivie Mentor, paciente

Tecnologia a serviço da saúde: a tomossíntese, também conhecida como mamografia 3D, oferece uma visualização tridimensional detalhada das mamas, aprimorando a detecção do câncer de mama. Estudos científicos, como o publicado pela Lancet Oncology, realizado pela Universidade de Munster (Alemanha), demonstram que a combinação da tomossíntese com a mamografia convencional aumenta em 48% a capacidade de detecção de tumores invasivos, superando a precisão do exame tradicional e reduzindo a ocorrência de falsos positivos, contribuindo para o mapeamento e identificação precoce para o tratamento mais efetivo.

A Fujifilm oferece sistemas de mamografia de alta qualidade, com tecnologia avançada que proporciona imagens nítidas e precisas, auxiliando os profissionais de saúde na identificação de anomalias e na tomada de decisões clínicas assertivas. O Amulet Innovality destaca-se no segmento de mamografia digital, oferecendo segurança, conforto e precisão. Com tecnologias exclusivas da Fujifilm, incluindo inteligência artificial, o equipamento proporciona imagens de alta qualidade com baixa dose de radiação e conta com pá de compressão dos seios ajustável, tornando o exame mais confortável. O equipamento também conta com a tomossíntese, que processa várias imagens bidimensionais em diversos ângulos da mama. Sua precisão aprimora a capacidade dos profissionais de saúde em identificar precocemente problemas mamários.

O Amulet Bellus II, por sua vez, é uma estação de trabalho inteligente para diagnóstico de mama, otimizando o fluxo de trabalho com recursos inovadores. A plataforma robusta processa imagens 2D e 3D, oferecendo ferramentas avançadas de análise e visualização para uma interpretação precisa, aumentando a confiança dos médicos no diagnóstico.

Tendo em vista a importância e os benefícios dessas soluções inovadoras, a Fujifilm, líder mundial em soluções de diagnóstico por imagem, segue comprometida na busca por soluções que visam melhorar a experiência e a qualidade de vida dos pacientes, bem como auxiliar os profissionais de saúde nas tomadas de decisões.  À medida que a tecnologia e a pesquisa continuam a evoluir, espera-se que desempenhem um papel cada vez mais importante na detecção precoce e no tratamento bem-sucedido do câncer de mama.  A fujifilm sempre inovando para levar mais saúde e sorrisos ao mundo.

Sobre a Fujifilm Brasil  

Fundada em 1958, a FUJIFILM do Brasil Ltda, subsidiária da FUJIFILM Holdings América Corporation, atua nos segmentos de Imagem, Saúde e Soluções para Negócios com o propósito de inovar sempre, oferecendo produtos e soluções que impactem de forma positiva a cultura, ciência, tecnologia e indústria de nosso país. Nosso amplo portfólio reflete uma das mais consolidadas empresas do mercado e visa o valor social e a melhoria contínua na saúde, na expressão e na vida dos brasileiros. Quer saber mais visite Fujifilm.