A sexta edição do Festival Elos movimentou o final de semana da capital cearense e reuniu uma verdadeira pluralidade cultural e artística nas areias da Praia de Iracema. Gratuito, o evento aconteceu nos dias 23 e 24 de novembro, contando com a participação de grandes atrações da música popular brasileira e encontros especiais da música cearense.
No sábado (23), o público vivenciou o “Alceu Dispor”, show de Alceu Valença, que reúne sucessos como “La Belle de Jour”, “Anunciação”, “Tropicana”, “Táxi Lunar”, “Coração Bobo”, entre outros hits. A programação contou também com o carnaval de Farra na Jangada, Pra Quem Gosta É Bom, Bloco Mambembe e Luxo da Aldeia, com um repertório cheio de brasilidades, O Cheiro do Queijo, Zé de Guerrilla, Carú Lina e Mateus Fazeno Rock, com o “Baile Sound Circo”, e Juliana Linhares, Khrystal e Josyara, que trouxeram o Rio Grande do Norte e a Bahia para dentro do Ceará, celebrando o Nordeste.
O domingo (24), veio cheio de expectativas pela chegada de Liniker, que desembarcou em Fortaleza com sua turnê “Caju”. A cantora reuniu mais de 70 mil pessoas extasiadas com a apresentação e encantadas por sua arte. O número já é considerado o maior da turnê até o momento e um dos maiores da carreira da artista. O público entoou os principais sucessos do disco como “Tudo”, “Popstar”, “Febre” e claro, a faixa mais ouvida das plataformas digitais, “Caju”.
Além da cantora, o palco foi abrilhantado pelo projeto Samba e Água Fresca, que trouxe Dipas, Gabi Nunes, Belinho e Theresa Raquel em um verdadeiro encontro do samba cearense. A drag queen Mulher Barbada apresentou seu espetáculo “Bárbara!”, fruto de álbum que estreou em 2024, com muito rock e R&B, levando ao palco ainda o talento de Camaleoa e Agê como participações especiais.
A noite foi encerrada com um encontro marcante de gerações para os amantes de forró. As cantoras Bete Nascimento, Daniella Campelo, Iara Pâmela e Vanessa A Cantora, proporcionou um verdadeiro espetáculo com grandes sucessos do gênero, como “A praia”, “Lindos Momentos” e “Meu vício”.
Além das programações musicais, o público também pôde desfrutar da Arena Elos e da Estação Marítima, que contaram com espaços com feiras de artesanato e atividades esportivas na água, respectivamente.
“Tivemos nossa maior edição e estamos muito felizes com tudo que desenvolvemos. Foram dois dias de muita alegria, cultura e valorização da arte, proporcionando shows incríveis de forma gratuita, no lugar mais democrático da cidade, a praia. O Elos é uma potência que só cresce a cada edição”, destaca Paulo Victor Feitosa, idealizador e diretor do Festival Elos.
Por falar em crescimento, a sexta edição do Elos foi marcada por duas grandes novidades: as estreias do Elos Acelera e do Elos Instrumental. O primeiro trata-se de uma plataforma de encontros e negócios entre artistas e programadores de festivais nacionais e internacionais. Fortaleza recebeu 20 curadores que, nos dias 21 e 22 de novembro, assistiram showcases e participaram de rodadas de negócios para conhecer os artistas cearenses selecionados em convocatória. Já o Elos Instrumental reuniu oito shows de música instrumental, dos mais variados estilos, indo do chorinho ao experimental.
Apresentado pelo Ministério da Cultura, Enel Distribuição Ceará e Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura, o Festival Elos é realizado pela Quitanda Soluções Criativas e Instituto BR. Conta com apoio do Ceará Criativo e produção da Peixe-Mulher e Rocks Produtora, produção executiva da Cinco Elementos Produções e consultoria da Marco Zero.
Enel Distribuição Ceará
A Enel Distribuição Ceará, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 184 municípios, abrangendo 100% do território estadual, com cobertura de uma área de 149 km². A companhia possui mais de 4,2 milhões de clientes, 189 pontos de atendimento e 127 subestações em todo o estado. Atualmente a empresa possui mais de 156 mil quilômetros de rede elétrica no Ceará, distribuídos em alta, média e baixa tensão. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
Quitanda Soluções Criativas
Desde 2008, a Quitanda Soluções Criativas se destaca no desenvolvimento de tecnologias sociais nas áreas de cultura, arte e educação por meio de ações inovadoras e sustentáveis. Com expertise em projetos do setor de Negócios Sociais e Economia Criativa, a Quitanda Soluções Criativas foi pioneira ao oferecer formação aos trabalhadores da cultura, com cursos técnicos e de pós-graduação com o programa Laboratórios Culturais. Ainda em seu rol de projetos transformadores, vem impactando as vidas de artistas e plateia com festivais como ELOS, Acordes do Amanhã, Rede de Dança, Plataforma Sinfonia do Amanhã, Escolas Criativas, CINE+ e LAB Cidades Criativas.