Mostra de espetáculos, performances e cenas curtas compõem a programação desta edição, que busca valorizar ainda mais as produções cearenses. O evento promove ainda Feira Criativa, rodadas de negócios e apresentações musicais.
Espetáculo com homenagem a Paulo Freire está na programação do FAC.
Vem aí mais uma edição do Festival das Artes Cênicas (FAC) – Cena Ceará, que acontece de forma presencial após cinco anos. De 18 a 22 de junho, as cidades de Juazeiro do Norte e Crato recebem uma extensa programação cultural, totalmente gratuita. Com Mostra de Espetáculos, Performances e Cenas Curtas, o evento reunirá atrações de teatro, circo e dança do Estado, com apresentações no Centro Cultural do Cariri, Centro Cultural Banco do Nordeste e Sesc Crato. Além disso, a programação vai contar com rodadas de negócio, voltadas para aqueles que buscam formas de impulsionar suas carreiras, feira criativa com empreendedores locais e ainda apresentações musicais.
Nesta edição, o FAC Cena Ceará volta sua atenção fortemente para as produções, grupos e artistas locais, que têm a chance de apresentar seus trabalhos e trocar ideias e experiências sobre o fazer artístico e o panorama das artes cênicas no Ceará. Para a Mostra de Espetáculos, o evento contou com a curadoria de Cristina Castro, Fátima Pontes e Onisajé, três mulheres nordestinas atuantes nos campos do teatro, circo e dança. Já a curadoria das Performances foi realizada por soupixo e Lívio Pereira, que buscaram não apenas selecionar atos ou artistas, mas, principalmente, tecer narrativas, provocar emoções e desafiar perspectivas.
“Para o FAC Cena Ceará 2024, a escolha dos trabalhos foi guiada, principalmente, por fatores como representatividade e a profundidade dos temas abordados, sempre considerando os diferentes territórios em que atuam. Não por acaso, a programação nesta edição visa oferecer uma visão ampla e inclusiva das expressões artísticas cearenses no campo das artes cênicas”, destaca a curadora Cristina Castro.
Arte, diálogo e reflexão
A abertura do FAC Cena Ceará será no dia 18/06, às 20h, no Centro Cultural do Cariri, no Crato, com Cia Alysson Amâncio, de Juazeiro do Norte, apresentando “Santos de Casa” às 20h30, trabalho de dança contemporânea atravessado por outras linguagens, como teatro e manifestações populares da cultura. Na sequência, às 21h, a atração é o Coletivo Avessos de Teatro com “Casa de Folhas”, uma pesquisa sobre o cotidiano das mulheres catadoras de Pequi do Quilombo Souza, que fica no município de Porteiras-CE. Às 22h, Mestra Marinês e Coco do Frei Damião se apresentam na Casa Ucá, no Crato. As três apresentações têm classificação livre e gratuita.
No dia 19/06, a programação do FAC Cena Ceará segue a partir das 16h com a performance “Nova Safra”, de Maria Macêdo acontece no Centro do Crato. No Centro Cultural do Cariri, também no Crato, às 19h, o Lab. Bixórdia, de Juazeiro do Norte, apresenta “Quem Sustenta? Edificações Desobedientes” (Livre). E às 20h, a Cia Circo Lúdico Experimental – Cia CLE, de Fortaleza, entra em cena com o espetáculo “O conto da mulher água”. Em Juazeiro do Norte, o grupo Bricoleiros, de Fortaleza, estará no CCBNB Cariri, às 18h, com o espetáculo “Lastá”. A noite encerra na Casa Ucá, no Crato, com a apresentação Brega Naite, da Carla Ribeiro, do Crato, às 22h.
Quem também está na programação do Festival é o grupo Pavilhão da Magnólia, de Fortaleza, com o espetáculo “Napoleão” (Livre), que vai ser apresentado no dia 20/06, às 15h, no Sesc Crato. A montagem conta a história de um menino tímido e cheio de futuro, cujo sonho é tentar entender o mundo ao seu redor. Também no dia 20, às 16h, o Centro da Cidade recebe a performance “Monstra Plástica”, de Gisele Lua, do Crato. Às 18h, no Centro Cultural do Cariri, acontecerá o espetáculo “Bayo: as histórias que nunca te contaram”, da Trupe dos Pensantes, do Crato, no Terreiro das Artes, para todas as idades. Em seguida, o público pode conferir as apresentações do “Cenas Curtas”, com Suimara Eveliyn (Eu Vim Para Lembrar de Mim) e Coletivo Teatro Clínicas (Viação Pernambuco), no Palco do Centro Cultural do Cariri.
Na sexta-feira (21), quem abre a programação do penúltimo dia do festival é o Museu Escafandro de Novidades, com o espetáculo MaquinaMário, às 16h. Em seguida, às 17h, a Trupe Motim de Teatro apresenta ao público o espetáculo Laborioso Contato – Um palhaço anuncia o fim do mundo. A peça será encenada na Encosta do Seminário. Às 17h30, Eliana Barbosa de Amorim traz a performance “Madre Amada Desgastada, no Centro Cultural Cariri (Crato). No mesmo dia, às 19h, no CCBNB de Juazeiro do Norte, tem o espetáculo “Das que Ousam Desobedecer” (14 anos), da Cia Bravia, de Fortaleza, que aborda a luta de mulheres contra a Ditadura Militar dos anos de 1960 e 1970 no Brasil. Voltando para o Crato, mais precisamente no Centro Cultural do Cariri, será encenado às 20h, o espetáculo “Na Beira”, do Grupo Garajal. Para encerrar a noite, às 22h, o Arraiá na Ucá vai receber shows com Krystal e Trio Flor de Piqui, na Casa Ucá, no Crato.
O último dia do festival começa a partir das 16h30 com a performance “Carcaça”, da Coletiva Flecha Lançada Arte, no Centro Cultural do Cariri. Às 17h, é a vez de entrar em cena o espetáculo Pedra no Sapato, da Companhia Laguz Circo de Teatro, no Centro Cultural Cariri, mesmo local onde ocorre a Feira Criativa, de 18h às 22h.
O último espetáculo da noite ficará por conta do Teatro Violetas, com a montagem “Voo Para o Fim do Mundo”, às 18h, também no Centro Cultural do Cariri, no Crato.
A partir das 20h, acontece o show de encerramento do FAC – Festival de Artes Cênicas com o cantor Junú se apresentando no Terreiro das Artes. Para fechar o evento, às 23h, tem ainda muita música com Forró de Rabeca Cariri, na Casa Ucá.
Programação no CCBNB Cariri – Juazeiro do Norte
Além do Centro Cultural do Cariri, no Crato, o CCBNB Cariri, em Juazeiro do Norte também recebe apresentações, sempre às 18h. No dia 19/06, por exemplo, o público vai ter a chance de conferir o espetáculo Lastá (12 anos), do grupo Bricoleiros, de Fortaleza. Trata-se de um drama que se passa em meio a ciclos climáticos tão marcantes no sertão cearense, onde personagens partilham conhecimentos, momentos singelos, de hábitos peculiares e fatos imensuráveis. No dia seguinte (20), às 18h, acontece o espetáculo “Dançar Paulo Freire” (Livre), da Cia Balé Baião, de Itapipoca, um tributo ao educador brasileiro, reconhecido e respeitado mundialmente. E no dia 21/06, para encerrar a programação no CCBNB, tem o espetáculo “Das que Ousam Desobedecer” (14 anos), da Cia Bravia, de Fortaleza, que aborda a luta de mulheres contra a Ditadura Militar dos anos de 1960 e 1970 no Brasil.
Impulso para a carreira artística
Assim como aconteceu em 2019, o FAC realizará nesta edição a 3ª Rodada de Negócios das Artes Cênicas no Ceará, que reúnem artistas e programadores para discutir possibilidades de circulação de espetáculos e demais projetos de artes cênicas em outros espaços.
Os programadores desta edição serão:
Andressa Batista: integra, desde 2017, a curadoria dos projetos Palco Giratório e Sesc Amazônia das Artes
Daniele Sampaio: desde 2022, integra a equipe de curadoria do Festival de Curitiba
Francis Madson: um dos idealizadores do PAN – Potências das Artes do Norte
Francisco Pellé: produtor do FESTLUSO- Festival de Teatro Lusófono
Galiana Brasil: gestora do núcleo de Curadorias e Programação Artística do Itaú Cultural
Guilherme Filho: mentor, curador e atual diretor artístico do Festival do Teatro Brasileiro
João Fernandes: mantém o Centro Cultural Casarão de Ideias em Manaus, que há 14 anos possibilita a fruição, o fomento e a difusão de linguagens artísticas
Marcelo Bones: diretor executivo da Platô – Plataforma de Internacionalização do Teatro, idealizador e coordenador do Observatório dos Festivais.
Raphael Vianna: analista de artes cênicas no Departamento Nacional do Sesc, dedicando-se a projetos culturais de difusão (Palco Giratório) e formação (Sesc Dramaturgias)
Adriana Macedo: atua há 12 anos no Sesc-SP. Atualmente trabalhando na Gerência de Ação Cultural e fazendo a coordenação da linguagem teatral do Regional São Paulo.
Cynthia Margareth: por 15 anos dedicou-se à coordenação de produção do LUME Teatro – Unicamp. Atualmente atua como produtora e atriz.
Fabio Pascoal: idealizador e produtor do Festival de Teatro do Agreste (FETEAG). Atua como Coordenador Pedagógico do Curso de Iniciação Teatral realizado pelo Teatro Experimental de Arte, em Pernambuco.
Antônio Araújo: idealizador e diretor artístico da MIT-SP. Diretor artístico do Teatro da Vertigem e professor no departamento de artes cênicas e no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).
Eduardo Ferraz: gestor cultural, compositor e músico, um artista interdisciplinar. Está em seu segundo mandato como membro do conselho de políticas culturais do município de Campinas, representando o território sul da cidade.
Música no FAC e Feira Criativa
A música também dá o tom do Festival! Durante todos os dias, o evento promove apresentações com artistas na Casa Ucá, no Crato, sempre às 22h. Já estão confirmados na programação nomes como Carla Ribeiro, Grupo Quinteto, Mestra Marinês, Krystal (Natal/RN) e Trio Flor do Piqui, Forró da Rabeca Cariri. Além disso, no último dia do FAC, 22/06, às 20h, tem show com o cantor Junú, do Cariri, no Centro Cultural do Cariri.
Vale destacar ainda que, de 20 a 22 de junho, das 18h às 22h, o FAC promove no Centro Cultural do Cariri, a Feira Criativa. Na ocasião, empreendedores locais vão apresentar seus produtores e criações para o público que for prestigiar o Festival.
O Festival de Artes Cênicas (FAC) – Cena Ceará é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet com patrocínio de Rede, Dilly, Secretaria Municipal de Cultura do Crato, apoio do Centro Cultural Banco do Nordeste, produção de Kariri Cultura, parceria de Instituto Mirante e Centro Cultural do Cariri e realização de Ato Marketing Cultural, Ministério da Cultura e Governo Federal.
SERVIÇO
FAC – Festival das Artes Cênicas – Cena Ceará: 18 a 22 de junho, em Juazeiro do Norte e Crato, no Cariri. Mais informações: @festivaldasartescenicas.
*Programação sujeita a alterações