Aberta oficialmente no domingo (13), com a participação de 160 caravanas de todo o país, profissionais locais e potenciais consumidores, a “Feira Regional da Beleza” recebe hoje também compradores vindos do Chile. Reconhecido nacionalmente como um dos principais eventos de lançamentos na área de cosméticos no Brasil, que chega à sua 32ª edição, as empresas participantes estão com uma variedade enorme de produtos para cabelos (lisos, ondulados e crespos), barbearia, unhas, sobrancelhas, depilação, epilação e equipamentos que, juntas, somam investimentos na casa dos milhões de reais. A programação será encerrada na terça-feira (15), a partir das 19:50, no Espaço Mega-Show, com o reconhecimento aos talentos que se renovam.

À frente do seu tempo, desde quando começou a atuar no setor há mais de 60 anos, Gurgel do Amaral, presidente da Associação dos Cabeleireiros do Estado do Ceará (ACEC) e idealizador da Feira, explica que a escolha do mês de outubro não surgiu do acaso. “Isso é uma estratégia nossa. Os profissionais e empresas da beleza vêm até a feira para abastecer suas vendas de fim de ano”. Fato que é comprovado a cada nova edição, com centenas de pessoas empurrando suas malas de viagem pelos corredores do evento, repleta de produtos de beleza. “Aqui, são feitos muitos negócios e as empresas têm a possibilidade de esvaziar os seus estoques e os profissionais abastecer os seus com preços diferenciados e muito atrativos”, ressalta Gurgel. Para expor na feira é preciso se antecipar e garantir uma vaga com bastante antecedência, já que há fila de espera.

Profissionais do Rio Grande do Norte, Sergipe, Pernambuco, Maranhão, Piauí, Paraíba e Alagoas representam alguns dos estados do Nordeste que estão todos os anos no Ceará, neste mês de outubro, fazendo suas compras na Feira Regional da Beleza. E nossa alegria se completa agora, pois somos reconhecidos até na América Latina, o que mostra nossa força e o potencial do mercado local”

Gurgel do Amaral

Mas a circulação de pessoas não está apenas nos estandes de vendas. A feira também é uma oportunidade dos profissionais da beleza se atualizarem com as novas tendências do mercado por meio de oficinas, demonstrações ao vivo de produtos e palestras. No Espaço Mega-Show, dedicado à troca de experiências, 10 profissionais consagrados compartilham dicas valiosas em diferentes áreas do segmento até amanhã (15). No domingo, subiram no palco Marquilene Gomes, especialista em Colorimetria formada pela ACEC; Nayara Bezerra, empresária da NB Professional; e Clécia Ampudia, especialista em alisamento capilar e fundadora da marca FannBeauty Brasil.

Simultaneamente, está sendo realizado no mezanino do Pavilhão Leste do Centro de Eventos do Ceará o “24º Congresso da Beleza: Nails Design, Epilação / Estética e Embelezamento do Olhar”, que começa mais cedo, das 9 até às 17 horas. Organizado por Herbênia Gurgel e Nilce Maia, elas trouxeram renomadas profissionais para contribuir na capacitação local por meio de cursos e palestras. Maranhense considerada referência na terapia podal, a especialista Raquel Onoe já levou a sua experiência para outros países, como Japão, Estados Unidos e Portugal, somando mais de três mil alunos espalhados pelo mundo. Quem também contribuiu com conhecimento nessa área foi  Paula Motta, que falou sobre “Spa dos Pés: Calosidades”. Natural do Pará, mas criada em Manaus, ela ressalta que essa prática consiste em proporcionar um cuidado aos pés ásperos, ressecados e desidratados. No mercado, ela é conhecida como “índia das unhas” ou “índia Repós.”

Uma novidade neste ano, que tanto atraiu profissionais homens como mulheres, foi o “Meeting Barber Pro-Nordeste”, ministrado no domingo por Seu Elias (considerado referência no país), Danillo Moretti e Michael Silva. Com aproximadamente mil vagas preenchidas, o curso abordou desde tendências estéticas até gestão financeira. Ainda sobre novidades, as finais dos campeonatos inéditos de “Design de Sobrancelhas” amanhã, a partir das 18:40, no Espaço Mega-Show, e “Nail Design”, que aconteceu na noite de domingo, coordenado por Herbênia Gurgel e Nilce Maia. Em meio às compras, palestras e cursos, a Associação dos Cabeleireiros do Estado do Ceará destinou um espaço para os seus projetos sociais. No estande da ACEC é possível cortar gratuitamente o cabelo e fazer a doação das mechas para a confecção de perucas, confeccionadas pela ONG Casa Rosa, de São Paulo.

O trabalho da Casa Rosa conta com a parceria da ACEC, que envia as doações de cabelos para São Paulo e recebe de volta as perucas com a técnica mais moderna, que permite a respiração do couro cabeludo das pacientes. Em sua terceira participação na feira, a cabeleireira e fundadora da ONG, Maria Sandim, ressaltou a importância da associação em estabelecer um ponto de doação na cidade. “Isso favorece à pessoa em situação de câncer ou com alopecia a ter uma autoestima mais alta e a ter um ciclo de uma cura, deixando essa pessoa mais vaidosa e com a aparência de como ela era antes do tratamento”, esclareceu Sandim. Paralelamente, a ACEC está recebendo na entrada do evento doação de alimentos não perecíveis, que serão repassados para cinco instituições filantrópicas assistidas durante todo o ano pela associação: Lar Torres de Melo, Lar Três Irmãs, Lar Amigos de Jesus, Casa de Nazaré e Santa Casa de Misericórdia.

Serviço:

32ª Feira Regional da Beleza e 24º Congresso da Beleza

Local: Centro de Eventos do Ceará (Pavilhão Leste)

Endereço: Avenida Washington Soares, 999, Edson Queiroz, Fortaleza/CE

Data: 13, 14 e 15/10/2024

Horário: 9 às 17 horas (Congresso da Beleza) e das 13 às 21 horas (Feira Regional da Beleza)

Site da ACEC: https://www.acec-ce.com.br

Instagram: @associacao_dos_cabeleireiros