A Escola de Contas do TCE Ceará, Instituto Plácido Castelo (IPC), vai realizar a exposição “Visões”, primeira mostra individual do escultor Júlio Jardim, especializado na arte da cerâmica. A abertura será realizada na próxima quarta-feira (6/3), às 9 horas, no Espaço Cultural do TCE Ceará (térreo do Edifício Antônio Coelho), local onde as esculturas permanecerão expostas.
As produções artísticas podem ser conferidas de 6 a 29 de março, de 8 às 17 horas. Em sua abordagem, o artista encena formas existentes de animais ou plantas que funde para formar criaturas imaginárias. A mostra “Visões” se refere à condição efêmera da existência na terra e à noção de metamorfose ou transformação inerente à vida. A curadoria é da Nathalie Nicolas, do Instituto Vale do Jaguaribe.
A visitação é gratuita e aberta ao público em geral. Para atender diretrizes de acesso e permanência de pessoas nas dependências da Corte, os visitantes devem apresentar documento de identificação na entrada.
A iniciativa é realizada por meio da Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Gestão da Informação do IPC, e integra o Programa Educação pela Arte, que visa utilizar expressões artísticas como metodologia de ensino e disseminação cultural. Dentro do programa, são promovidos projetos como Exposições, Oficinas, Tec Vídeo e Café com Leitura.
A exposição atende a dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) 2030. São eles: o número 14 – Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável –, e o número 15 – Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.
O expositor
Júlio Jardim, escultor e ceramista é natural de Fortaleza (CE). Inspirado no movimento artístico em torno do pintor Chico da Silva, quando criança, morando em frente da casa do pintor no bairro Pirambu, teve um despertar para a arte. Na década de 80, iniciou as atividades no Ateliê do artista plástico Raimundo Pereira Silva.
Seguindo seu amadurecimento artístico, passou a transitar pelas linguagens de pintura, gravura e escultura em cerâmica. Na modelagem escultórica, sob a orientação do escultor Bosco Lisboa, desenvolveu e aprimorou a técnica de modelagem com barro.
Serviço
Exposição “Visões”
Abertura: 6/3 (quarta-feira), às 9h
Período da mostra: 6 a 29 de março
Horário: 8 às 17h
Local: Espaço Cultural – térreo do Edifício Antônio Coelho (sede)