O encerramento acontece no sábado (27) e será marcado pelo Seminário de Pesquisa “No Calor” e o lançamento do catálogo da mostra.

 

     No último sábado deste mês (27), às 14h, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) encerra a exposição “Trava da peste: linda quanto sol”. A mostra, que surgiu de um projeto selecionado a partir da convocatória Cena Ocupa, é de Isadora Ravena e conta com curadoria de Lucas Dilacerda.

     O fechamento da exposição contará com dois momentos: um Seminário de Pesquisa e o lançamento do catálogo da mostra. O Seminário de Pesquisa “No calor” se faz ebulir a partir da exposição “Trava da peste: linda quanto sol”, propondo uma mesa de palestras críticas como desdobramento das obras. Para a discussão, a artista Isadora Ravena – criadora e proponente da exposição – convida a curadora Lucas Dilacerda e a pesquisadora Honório Félix. Ecologia, fabulação, transição e memórias da resistência são questões que perpassam a exposição e o seminário.

     No mesmo dia, também acontece o lançamento do catálogo da exposição, com distribuição gratuita de exemplares impressos. Este projeto é apoiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n. 195/2022). Edital Cultura e Arte LGBTI+.

 

Sobre as palestrantes

 

Isadora Ravena

 

     É linda quanto sol. Travesti, artista, professora, curadora e crítica de arte.

 

Lucas Dilacerda

 

     Lucas é Curadora e Crítica de Arte. É sócia da ABCA – Associação Brasileira de Críticos de Arte e trabalha na Pinacoteca do Ceará. Ganhou o prêmio ABCA 2023 pelo destaque regional no Nordeste com a curadoria da Bienal Internacional do Sertão. Possui Graduação e Mestrado em Artes, com ênfase em Curadoria e Crítica de Arte; e Graduação e Mestrado em Filosofia, com ênfase em Estética e Filosofia da Arte. É coordenadora da CAV – Curadoria em Artes Visuais, do LAC – Laboratório de Arte Contemporânea e do LEFA – Laboratório de Estética e Filosofia da Arte. Foi professora de “Estética” e “História da Arte” de Cursos Técnicos do Instituto Dragão do Mar e professora convidada da Pós-Graduação em Arteterapia e Arte-Educação da Unifor.

 

Honório Félix

 

     Atua de maneira transversal em diferentes linguagens e disciplinas. Participa do coletivo No Barraco da Constância Tem! desde 2012. Fez parte da diretoria da Associação de Bailarinos, Coreógrafos e Professores de Dança do Ceará (Prodança) e da coordenação do Curso de Iniciação em Dança Contemporânea (CIDC) entre 2015 e 2023.

 

Sobre o Centro Dragão do Mar

     O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) é um centro cultural da Rede Pública de Equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

 

Serviço: Encerramento da exposição “Trava da peste: linda quanto sol”

Data: 27 de julho de 2024 (sábado)

Horário: 14h
Local: Museu de Arte Contemporânea do Ceará, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)

Classificação indicativa: Livre. Duração: 90 minutos

O acesso é gratuito, com vagas limitadas por ordem de chegada.

Mais informações no site www.dragaodomar.org.br e no Instagram @macdragao