Os estudantes dos cursos de Tecnologia da Informação do Centro Universitário Fametro (Unifametro) foram destaques em diversos hackathons de empresas e instituições pelo Ceará. Os hackathons são maratonas de programação na qual estudantes e profissionais das áreas de TI se reúnem para explorar dados abertos, desvendar códigos e sistemas lógicos, além de desenvolver projetos de software para solucionar algum desafio proposto.

Ao todo, foram sete maratonas nas quais os estudantes da instituição finalizaram compondo o pódio dos vencedores:

– Solar Coca Cola (1º lugar) – estudantes Janderson Almeida, Michael Sousa e Rafael Clébio;

– Pro-energy (1º lugar) – estudante Tarcísio e turma;

– Pague Menos (1º lugar) – estudante Henrique Maciel;

– Challenge Saúde (2º lugar) – estudante Janderson Almeida;

– Siará Tech Summit (3º lugar) – estudante Henrique Maciel;

– Telecom Summit (3º lugar) – estudante Tarcísio e turma;

– Challenge Experience: Construção e Impacto (3º lugar) – estudante Tarcísio e turma;

– CREA (3º lugar) – estudante Vanessa;

Case Solar Coca-Cola

No hackathon da Solar Coca-Cola, os estudantes tiveram o desafio de melhorar o acesso a informações sobre a relação que cada colaborador da empresa possui de benefícios e convênios em relação a faixa salarial.

De acordo com Janderson Almeida, um dos estudantes da Unifametro a compor a equipe vencedora do hackathon da Solar, o grupo lançou a ideia da criação de um Hub em web para concentrar todas essas informações, com fácil acesso aos colaboradores. “A proposta é que esse hub fornecesse um resumo breve sobre todas as informações, e caso o colaborador resolva fazer alguma alteração nesses dados, ele seria direcionado ao Conecta Solar, uma espécie de Facebook empresarial da companhia”, detalha o estudante.