Evento é realizado em Acopiara até o próximo sábado, dia 11 de maio.
Nesta quarta-feira (08/05), o Festival de Teatro de Acopiara (FETAC) traz para o Palco Principal do Centro Social o espetáculo “O Intrépido Anãmiri”, do Grupo Bricoleiros. A mostra, que terá início às 20h30, vai fazer a plateia se aventurar em uma perigosa jornada cheia de criaturas monstruosas em uma floresta encantada onde um herói improvável vai tentar recuperar os seus poderes perdidos. Com acesso gratuito, a programação do FETAC segue até sábado (11/05), com apresentações teatrais, shows e rodas de conversa em diversos pontos da cidade.
Na montagem, Anãmiri é um aprendiz de feiticeiro que perde o poder da flutuação quando uma bruxa lança sobre ele um feitiço. Sem poder mais flutuar, o jovem herói indefeso precisará rapidamente encontrar o antídoto, um pó mágico que fica dentro do côncavo de uma árvore falante no meio da floresta. Para isso, ele contará com a ajuda de seu mestre que irá prepará-lo para conseguir tal feito, prometendo muita emoção para o público.
O Grupo Bricoleiros foi fundado em 2004 por Cristiano Castro e Eliania Damasceno. É formado por artistas com larga experiência em teatro e artes plásticas. Desde seu surgimento, desenvolve um trabalho de grande profissionalismo com uma pesquisa bastante profunda, no seguimento da inovação tecnológica teatral, da disciplina artística e da delicadeza apurada em forma de arte, explorando rigorosamente o universo do boneco de grande expressividade cênica, dedicando-se, exclusivamente, ao teatro animação, promovendo espetáculos que utilizam técnicas de confecção e animação de marionetes com um refinado padrão de qualidade. O grupo vem ininterruptamente realizando apresentações e participando de vários festivais locais, nacionais e internacionais, já foi contemplado em projetos de circulação de grande repercussão em nosso país.
Programação paralela
Além do espetáculo “O Intrépido Anãmiri”, o festival vai apresentar o grupo de dança Euphoria. Será no Palco Acopiara das Artes, às 19h.
Ao longo do dia, como parte da FETAC Itinerante, grupos teatrais irão percorrer 03 escolas da sede e de distritos do município levando números de palhaçaria e apresentações circenses para os estudantes das instituições EEF Instituto Coelhinho (Acopiara), Escola de Ensino Médio Francisco Assis Vieira (Distrito de Santa Felícia) e EEMTI Alfredo Nunes de Melo (Acopiara).
PROGRAMAÇÃO – QUARTA-FEIRA (08/05)
Fetac em Cena
20h30: espetáculo “O Intrépido Anãmiri, do Grupo Bricoleiros
Local: Palco Principal do Centro Social
Mostra Paralela
19h: Grupo de Dança Euphoria
Local: Palco Acopiara das artes (Na frente Centro Social)
Fetac Itinerante
09h: Espetáculo “Uma Aventura Mágica”, da Trupe Histórias Contadas
Local: EEF Instituto Coelhinho (End: Rua João Pereira, 48, Centro – Acopiara/CE)
10h: Espetáculo “Guerra de Cup & Cake”, de K’ Os Coletivo
Local: Escola de Ensino Médio Francisco Assis Vieira (End: Rua Antônio Joaquim Neto, S/N, Vila de Umari – Distrito de Santa Felícia – Acopiara/CE)
15h: Espetáculo “Circo do K’Os – Os Clássicos da Palhaçaria”, de K’ Os Coletivo
Local: EEMTI Alfredo Nunes de Melo (End: Rua Emília Lima Pinho, bairro São Francisco – Acopiara/CE)
ASSINATURA
O Festival de Teatro de Acopiara (FETAC) é uma realização da Cia. Cordel de Teatro, com Apoio Cultural do Banco do Nordeste e Cagece. Apoio Institucional da Secretaria Estadual de Cultura, Governo do Estado do Ceará por meio da Lei Paulo Gustavo e do Ministério da Cultura, do Governo Federal. Produção da PRODI – Instituto de Produção, Difusão e Inovação Social e Coordenação de Comunicação da empresa Dégagé.
FETAC
Realizado pela Companhia Cordel de Teatro, o Festival de Teatro de Acopiara (FETAC) teve sua primeira apresentação no ano de 1989, segundo os organizadores. Ele retorna à cena cultural cearense após um intervalo de 5 anos. Com o objetivo promover e celebrar a diversidade cultural por meio do teatro, proporcionando um espaço de expressão artística, intercâmbio cultural e inclusão social, o evento já conta com 27 edições e hoje faz parte do patrimônio histórico-cultural de Acopiara.