Alfavaca, Chambá e Malvarisco são as espécies indicadas por especialista em Farmácia

O primeiro semestre do ano é geralmente um período de crescimento na quantidade de atendimentos hospitalares por sintomas gripais, em decorrência das mudanças climáticas características dessa época. Em Fortaleza, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o número de atendimentos gerais por síndrome gripal cresceu 100% nos postos de saúde da Capital, entre os meses de fevereiro e março. De acordo com Julia Souza, professora do curso de Farmácia do Centro Universitário Fametro (Unifametro), algumas plantas medicinais podem ser importantes aliadas no alívio dos sintomas gripais.

Segundo Julia, a Alfavaca (Ocimum gratissimun) é uma dessas espécies, e pode ser utilizada para banhos e inalações, ajudando a descongestionar as vias aéreas superiores. Outra opção é o Chambá (Justicia pectoralis), útil na preparação de chá e lambedor caseiro com ação broncodilatadora e antitussígeno. Já o Malvarisco (Plectranthus amboinicus) pode ser utilizado na preparação de lambedor contra tosse e bronquite, as folhas também podem ser sugadas lentamente para aliviar rouquidão e ardor na garganta.

“Vale ressaltar que todas as espécies citadas possuem em sua constituição óleos essenciais, e com isso não devem ser submetidas à fervura excessiva, já que isso pode degradar e evaporar parte das substâncias ativas”, ressalta a especialista.

O chambá e o malvarisco podem ser utilizadas tanto na forma de chá por infusão, sem a fervura da folhas, apenas a da água e esta é colocada sobre as folhas e abafada por uns 10 minutos, após esse tempo é só filtrar e consumir.

Formas de ingestão do Chambá e do Malvarisco

Xarope caseiro

Em uma panela, misture as folhas com açúcar e leve ao forno até que as folhas murchem e o açúcar se dissolva. Logo após, filtre e coloque o xarope em um frasco de vidro escaldo. O xarope deve ser consumido para ação antitussígena e expectorante.

Chá por infusão

Em uma panela, ferva a água na quantidade que desejar e coloque sobre as folhas das plantas. Deixe a mistura abafada por uns 10 minutos e, após esse tempo, filtre. O chá está pronto  para ser consumido.

Sobre o curso de Farmácia da Unifametro

Com nota 4 na avaliação do MEC (de 1 a 5), o curso é ofertado no campus de Fortaleza. A estrutura curricular da graduação em Farmácia da Unifametro é pautada nos princípios éticos e científicos, de acordo com uma moderna matriz curricular e que integram conhecimentos teóricos e práticos, para que os futuros profissionais encarem com sucesso o mercado de trabalho. O curso é ofertado na modalidade presencial, e tem duração de 10 semestres.  Saiba mais em unifametro.edu.br/graduacao/farmacia/