Municípios do Sertão de Canindé e da Região Litoral Oeste/Vale do Curu sediaram o evento nos dias 19 e 20 de fevereiro;

 

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), realizou, nos dias 19 e 20 de fevereiro, mais duas edições dos Encontros Regionais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), promovendo o diálogo com gestores municipais e comunicadores do Sertão de Canindé e da Região Litoral Oeste/Vale do Curu. Os encontros ocorreram nas cidades de Itatira e Itapajé, reunindo lideranças culturais para debater diretrizes da Secult e apresentar o Programa de Fortalecimento do Sistema Estadual de Cultura (ProSiec).

 

O evento em Itatira, realizado na Câmara Municipal, contou com a recepção musical da banda municipal Lúcio de Fátima Assunção Melo e uma apresentação especial do Reisado Boi do Caretas. Durante o encontro, a Secult visitou o museu da cidade, acompanhada por diretores municipais de cultura. “Foi um momento enriquecedor, com apresentações culturais e a participação da sociedade civil através do artesanato”, destacou Lennon Lopes, diretor de Cultura de Itatira. “É um momento muito importante para a cultura local receber a secretária da cultura do Ceará pela primeira vez em nosso município e promover esse espaço de integração entre os gestores culturais”, complementou o diretor de Cultura de Itatira, Lennon Lopes.

 

Em Itatira, a secretária da Cultura do Ceará, Luísa Cela, enfatizou o impacto dos investimentos na região. “A região do Sertão de Canindé já recebeu mais de 50% da primeira parcela dos recursos, o que demonstra que temos gestões profissionais e capacitadas para executar os projetos. Além disso, pensar em planejamento regional e fortalecer parcerias entre os municípios potencializa o trabalho de cada cidade”, afirmou.

 

Ela também destacou a importância dos conselhos municipais na construção de uma gestão cultural democrática e participativa. “Estamos fortalecendo uma gestão que escuta os agentes culturais, os grupos organizados e constroi políticas públicas a partir do mapeamento das necessidades locais. A cultura deve ser afirmada como um direito, e nós, como agentes públicos, estamos trabalhando para garantir esse direito à população”, completou.

 

União de esforços pela Cultura

 

No dia seguinte, em Itapajé, o evento foi realizado no Auditório da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Itapajé/Jardins de Anita, e teve início com a apresentação da banda municipal Alcides Sales Bastos. O secretário de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer Júnior Menezes recepcionou a comitiva da Secult Ceará e demais colegas dirigentes em celebração. Segundo ele, foi um “encontro proveitoso, de muita articulação e soma para o planejamento das ações que pretendemos realizar na região, de forma conjunta e colaborativa”.

 

Gecíola Fonseca, secretária executiva de planejamento e gestão interna da cultura do Ceará, destacou a importância dos Encontros Regionais da Secretaria da Cultura do Ceará, realizados em Itapajé, como um espaço fundamental para fortalecer a execução da Política Nacional Aldir Blanc. Segundo ela, o evento reuniu representantes de 12 municípios da Regional Oeste/Vale do Curu para discutir soluções conjuntas para a implementação da política cultural e a melhor aplicação dos recursos federais.

 

Ela enfatizou que este é um momento histórico para a cultura, com investimentos que possibilitam a estruturação dos sistemas culturais em nível nacional, estadual e municipal. Além disso, ressaltou o papel da Secretaria da Cultura em oferecer suporte, tirar dúvidas e orientar os municípios para que possam aproveitar ao máximo essas oportunidades.

 

“Esse é o momento que a Secult aproxima-se dos municípios por meio do programa de fortalecimento do nosso sistema estadual de cultura, oferecendo suporte, orientações e esclarecimento de dúvidas. O objetivo é fortalecer a conexão entre os municípios para que, juntos, possamos encontrar soluções e superar desafios, além de aproveitar melhor as oportunidades deste momento”, afirmou.

 

Encontros Regionais

 

Os Encontros Regionais da PNAB seguem percorrendo diferentes territórios do estado, incluindo Região Metropolitana, Sertão de Sobral, Sertão dos Crateús, Sertão Central, Sertão dos Inhamuns, Serra da Ibiapaba, Litoral Norte, Maciço de Baturité, Região do Cariri e Centro-Sul.

 

A Política Nacional Aldir Blanc representa um avanço importante para o financiamento da cultura no Brasil, assegurando repasses contínuos da União para estados e municípios até 2027. No Ceará, a Secult garantirá investimentos anuais superiores a R$ 70 milhões para projetos e programas culturais. Em nível nacional, a PNAB destinará um total de R$ 15 bilhões para iniciativas culturais em todo o país.

 

A próxima rodada dos Encontros acontece nos dias 26 e 27 de fevereiro, em Pindoretama (Região Metropolitana I) e Ocara (Maciço de Baturité). Em Pindoretama o evento será na Câmara Municipal e em Ocara acontecerá na Biblioteca Pedro Boca Rica.