Em vídeo publicado em seu Instagram, o artista compartilhou sua experiência com a doença e ressaltou que é importante entender a singularidade e necessidade de cada um.

 

Alok publicou um vídeo emocionado em suas redes sociais compartilhando com seus seguidores a sua experiência com a depressão e ansiedade. O artista foi acometido pela doença em três diferentes momentos da vida. Em seu relato, ele afirmou que decidiu compartilhar sua história com o intuito de alertar as pessoas da importância de cuidar da saúde mental. “Fiquei na dúvida de compartilhar e “me expor”. Mas após refletir, acredito que eu possa me conectar com pessoas que estejam sofrendo de ansiedade ou depressão pra dizer: saiba que você não está sozinho (a). Acredita em mim, por mais difícil que seja, a sua dor tem cura! Sei que pode estar perdendo as forças, mas não desista!”.

Em outro trecho do seu texto, Alok ressalta que com a falta de cuidado as pessoas podem desenvolver depressão profunda. “Às vezes você nem percebe que precisa de ajuda e fica adiando contar pra alguém ou mesmo procurar um profissional. Ansiedade e depressão são as doenças do século! É importante entender a singularidade e as necessidades de cada um e a desmotivação pode estar conectado diretamente à elas”.

O Brasil é o país com o maior número de pessoas depressivas na América Latina, de acordo com o relatório “Depressão e outros transtornos mentais” divulgado no último trimestre de 2023 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O DJ ressaltou em seu relato a importância de uma ajuda profissional. “Se você está sentindo tristeza constante ou falta de interesse em tudo, por ser um quadro de ansiedade ou depressão. Esses sintomas muitas vezes resultam de um desequilíbrio nos neurotransmissores do cérebro. Não ignore isso. Procure um profissional para obter o apoio e tratamento adequados”.

O vídeo do artista recebeu mais de 14 mil comentários de pessoas prestando apoio, relatando suas experiências e reforçando a importância de procurar por uma ajuda especializada. “Importantíssimo! Depressão e transtorno de ansiedade são doenças multifatoriais e cada pessoa as vive de uma maneira, com sua singularidade, que requerem abordagens que contemplem a pessoa como um todo biológico, psíquico, social e espiritual. As medicações são ajudas essenciais, que sustentam o equilíbrio, permitindo que se mergulhe mais profundo em si mesmo e nos movimentos de reconexão e cura interior. Que bom que você pode compartilhar sua humanidade, vulnerabilidade e espiritualidade com tanta coragem, permitindo que mais pessoas busquem ajuda e desenvolvam recursos de resiliência e superação.”, disse um dos internautas.

Outra pessoa comentou sobre a necessidade de falar sobre o assunto. “Que depoimento necessário, irmão! Precisamos falar cada vez mais sobre o quão devastador pode ser passar por uma depressão. Há quem diga que é “ingratidão” com a vida que leva, com tudo que se tem, até mesmo com Deus… Mas mesmo quem possui uma fé inabalável, não está livre de passar por essa doença, que é extremamente séria e precisa ser tratada com o respeito que se deve. Parabéns pela superação e obrigado pelo testemunho!”.