Com uma oferta diária de mais de 60 mamografias no mês de outubro, a unidade móvel instalada no Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann (Hospital da Mulher de Fortaleza), uma parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e o Centro Universitário Fametro (Unifametro), atingiu a marca de mais de 1 mil exames realizados durante o mês de outubro.

 

Essa ação teve como público prioritário mulheres entre 50 e 69 anos, previamente agendadas pelo posto de saúde. O exame de mamografia permite o diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando em cerca de 90% as chances de cura.

 

Para o chanceler da Unifametro, Antonio Colaço Martins Filho, o êxito da iniciativa da unidade móvel é resultado de uma colaboração em que as mulheres fortalezenses são as grandes beneficiadas. “Achamos de fundamental importância essa iniciativa da Prefeitura de Fortaleza durante a campanha do Outubro Rosa, e ficamos muito felizes em atingir essa meta dos mais de 1 mil exames realizados. As ações de responsabilidade social já fazem parte do plano de ação contínuo da nossa instituição, e acreditamos que a parceria entre as instituições públicas e privadas tende a trazer benefícios para a população”, explicou o gestor.

 

Público-alvo

 

De acordo com orientações do Ministério da Saúde, mulheres entre 50 e 69 anos devem realizar a mamografia uma vez a cada dois anos mesmo sem apresentarem sintomas, por estarem na faixa etária de maior incidência de câncer de mama.

 

Essa doença é a causa mais frequente de óbitos por câncer entre o público feminino e pode ser evitada por meio de hábitos saudáveis a longo prazo, como manter uma alimentação balanceada, manter o peso corporal adequado, praticar exercícios físicos, evitar bebidas alcoólicas e a exposição frequente à radiação presente em exames como raio X e tomografia.

 

Em qualquer idade, mulheres que apresentarem sintomas como vermelhidão nas mamas, aparecimento de nódulos na região das mamas, axilas ou no pescoço e encolhimento da mama e dos mamilos devem buscar orientação médica em postos de saúde do município.