Com vagas destinadas a pesquisadores e artistas das comunidades Moura Brasil, Graviola e Poço da Draga, o complexo cultural segue com inscrições abertas até esta segunda-feira (16).

     Equipamento que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), por meio do Museu da Cultura Cearense (MCC) e do Núcleo de Articulação Territorial (NAT), segue com processo seletivo para bolsas no Programa de Ancestralidades do Corpo (PAC), que conta com idealização da artista Pedra Silva. O programa busca fomentar conhecimentos sobre identidade, território e tradição entre os jovens de comunidades periféricas que estão no entorno do Centro Dragão do Mar, como parte do seu plano de cuidados. As inscrições podem ser feitas até esta segunda-feira (16/10), pelo link: bit.ly/ancestralidadesdocorpo.

São disponibilizadas três vagas de bolsista-pesquisador pelo período de três meses. Podem participar da seleção para compor a linha de pesquisa do programa pesquisadores e artistas (não-acadêmicos ou acadêmicos) das comunidades Moura Brasil, Graviola e Poço da Draga, com idade mínima de 16 anos.

O programa

As pessoas selecionadas irão construir junto à coordenação pedagógica mapeamentos e arquivos das ancestralidades de terreiro dos territórios selecionados. As pessoas candidatas selecionadas para as vagas receberão bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 500,00, mediante a contrapartida de entrega de relatório mensal das atividades desenvolvidas.

Sobre o PAC

     O Programa de Ancestralidades do Corpo (PAC) é um projeto piloto coordenado pela artista, arte-educadora e pesquisadora Pedra Silva, desenvolvido para a difusão de conhecimentos fundamentados no corpo, nos saberes populares e nas práticas de terreiro. Tem como objetivo proporcionar diálogos intergeracionais entre mestras/mestres da cultura, sacerdotes de cultos afros e artistas cearenses que tenham seus trabalhos voltados ao corpo, à ancestralidade e as macumbarias cênicas. O projeto também anseia fomentar conhecimentos sobre identidade, território e tradição entre os jovens de comunidades periféricas que são assistidos pelo Centro Dragão do Mar. O PAC anseia criar diálogos transdisciplinares com outras atividades do complexo cultural, a exemplo das ações realizadas pelo Museu de Cultura Cearense.

Serviço: Processo seletivo para bolsas no Programa de Ancestralidades do Corpo, concebido pela artista Pedra Silva
Inscrições pelo formulário bit.ly/ancestralidadesdocorpo até 16 de outubro de 2023