Intitulada “Dod Records”, a collab destaca práticas de produção responsáveis e sustentáveis, com influências do estilo de vida urbano e da potência do Soul, Jazz, Rhythm & Blues e Hip Hop.
A individualidade e a versatilidade são elementos essenciais nas coleções da Dod Alfaiataria, marca paulistana de não tradicional alfaiataria que une moda, arte e cultura em seus processos criativos. Com esse conceito em mente, a marca anunciou a terceira collab com as fibras TENCEL™ e a Canatiba Textil, resultando no lançamento da Dod Records, uma coleção cápsula sustentável que homenageia a ancestralidade e a potência da cultura musical negra.
Após celebrar o samba de quintal e a cultura afro-brasileira na estação passada, o lançamento da Dod Records celebra a força e a singularidade da Black Music, gênero que envolve o Soul, Jazz, Rhythm & Blues e Hip Hop. A linha traz seis peças, incluindo calças, shorts, bermudas e jaquetas desenvolvidas com denim da Canatiba Textil, feito com fibras TENCEL™ Liocel. A coleção garante conforto e qualidade de maneira sustentável para qualquer ocasião. “Nascemos das necessidades individuais e cultivamos essa personalidade: tiramos medidas, escolhemos tecidos únicos e produzimos autenticidade. Abrimos espaço para diferentes corpos e estabelecemos novos parâmetros, criando a Alfaiataria Não Tradicional”, afirma Jubba Sam, fundador e diretor criativo da Dod Alfaiataria.
As fibras TENCEL™ Liocel, principal marca de fibra têxtil do Grupo Lenzing, são produzidas a partir de madeira de fontes controladas ou certificadas, que cumprem os rigorosos padrões FSC® e PEFC— organizações sem fins lucrativos dedicadas à gestão responsável das florestas. Fabricadas com pelo menos 50% menos emissões de carbono e consumo de água, essas fibras destacam-se pela sustentabilidade. “Colaborar com marcas parceiras como Dod Alfaiataria e Canatiba Textil permite-nos inovar e inspirar o mercado da moda, sempre priorizando a sustentabilidade. Esta parceria marca a nossa terceira colaboração com estas marcas, reforçando a ideia de que a sustentabilidade é um compromisso contínuo. Pequenas ações, como a escolha consciente de materiais e processos de produção responsáveis, têm um impacto significativo. Nossas fibras celulósicas são biodegradáveis, compostáveis e provenientes de madeira de origens responsáveis e certificadas”, afirma Juliana Jabour, gerente de Desenvolvimento e Novos Negócios na América do Sul do Grupo Lenzing.
Com uma abordagem moderna e sofisticada, a DOD tem se destacado como uma marca que atende às necessidades do público de forma única, buscando impactar positivamente a moda e a sustentabilidade. As fibras TENCEL™ Liocel, conhecidas por sua maciez natural e conforto ao toque, são incorporadas aos tecidos da Canatiba Textil, que alia práticas industriais responsáveis à sustentabilidade. O resultado são peças com caimento impecável, alinhadas aos valores de preservação ambiental e compromisso com a responsabilidade social.
“Nesta edição, destacamos a qualidade e a inovação do Denim, junto com a linha de tecidos Bárbaro, além de incorporar o ícone da Lebre em uma construção Jaquard. O TENCEL™ oferece o visual da alfaiataria, aliado ao conforto e à fluidez. O design exclusivo eleva o produto e celebra esta terceira colaboração entre as marcas”, destaca Ivna Barreto, Gerente de Marketing da Canatiba Textil.
As peças da coleção Dod Records serão lançadas internacionalmente em Paris, no dia 21 de janeiro dentro da Maison Guava onde ficará disponível até o dia 23 de janeiro. A linha também ficará disponível no e-commerce da Dod Alfaiataria e em multimarcas parceiras no Brasil, além de ser lançada oficialmente no Brasil no dia 20 de março na loja física da marca em São Paulo.
Sobre a DOD Alfaiataria
Idealizada por Jubba Sam, a marca reúne seus 30 anos de experiência na moda varejista do Brasil, construindo uma identidade reflexo das suas vivências urbanas com elementos do skate, moda, arte e cultura local. Nascemos das necessidades individuais e cultivamos essa personalidade. Em um universo de réplicas, tiramos medidas, compramos tecidos únicos e produzimos autenticidade. Abrimos os braços para diferentes corpos e estabelecemos novos parâmetros para o tradicional.
Sobre a TENCEL™
TENCEL™ é a marca de fibra têxtil líder do Grupo Lenzing. Desde 1992, a marca TENCEL™ tem sido uma potência defensora de mudanças positivas na indústria têxtil por meio de processos de produção eficientes em recursos e inovações contínuas em fibras. As fibras Liocel e Modal da marca TENCEL™ são materiais de alta conforto e eficiência de recursos, feitos a partir de fontes de madeira manejadas de forma sustentável. Ambas as fibras são naturalmente macias, suaves ao toque e podem suportar cores ricas nos tecidos. Com controle eficaz da umidade, os tecidos feitos com ambas as fibras também proporcionam uma sensação natural de secura.
Como soluções têxteis sustentáveis, as fibras TENCEL™ Liocel e Modal são altamente versáteis e podem ser combinadas com uma ampla gama de fibras têxteis, oferecendo uma variedade quase infinita de designs e funções de produtos. As fibras podem ser incorporadas em quase qualquer categoria têxtil, desde moda, denim, roupas íntimas, até roupas ativas, vestuário de trabalho, calçados e até produtos têxteis para o lar.
Feitas a partir de madeira, matéria-prima natural, as fibras TENCEL™ Liocel e Modal podem se decompor e ser compostadas no final de seu ciclo de vida. As fibras também são certificadas com o Ecolabel da UE (nº de licença AT/016/001) por sua excelência ambiental, reconhecendo os altos padrões ambientais ao longo de todo o seu ciclo de vida.
Para saber mais sobre a marca TENCEL™, visite Link. Para mais detalhes sobre as características de sustentabilidade, desempenho, bem como a tecnologia e os processos de produção por trás das fibras da marca TENCEL™, visite Link.
Sobre o Grupo Lenzing
O Grupo Lenzing representa a produção ecologicamente responsável de fibras especiais à base de celulose e material reciclado. Como líder em inovação, a Lenzing é parceira de fabricantes globais de têxteis e não tecidos e impulsiona muitos novos desenvolvimentos tecnológicos. As fibras de alta qualidade do Grupo Lenzing formam a base para uma variedade de aplicações têxteis, desde roupas funcionais, confortáveis e modernas até têxteis-lar duráveis e sustentáveis. Devido às suas propriedades especiais e à sua origem botânica, as fibras Lenzing biodegradáveis e compostáveis certificadas pela TÜV também são altamente adequadas para produtos de higiene do dia a dia.
O modelo de negócios do Grupo Lenzing vai muito além do de um produtor tradicional de fibras. Juntamente com seus clientes e parceiros, a Lenzing desenvolve produtos inovadores ao longo da cadeia de valor, criando valor agregado para os consumidores. O Grupo Lenzing se esforça para a utilização e processamento eficientes de todas as matérias-primas e oferece soluções para ajudar a transformar a indústria têxtil do atual sistema econômico linear para uma economia circular. A fim de reduzir a velocidade do aquecimento global e, assim, também apoiar as metas do Acordo de Paris e do “Green Deal” da Comissão Europeia, a Lenzing desenvolveu um plano de ação climática claro e baseado na ciência que visa reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa até 2030 e uma meta líquida zero (escopo 1, 2 e 3) até 2050.
Principais Fatos e Números Grupo Lenzing 2023
Receita: 2,52 bilhões de euros
Capacidade nominal: 1.110.000 toneladas
Funcionários (FTE): 7.917
TENCEL™, LENZING™ ECOVERO™, VEOCEL™, LENZING™ e REFIBRA™ são marcas comerciais da Lenzing
Sobre a Canatiba Textil
Inovação tecida com inteligência.
Desde 1969, unimos inovação, tecnologia e sustentabilidade, agregando valor para o mercado têxtil nacional. São 3 unidades fabris, mais de 2300 colaboradores diretos, em Santa Barbara D’Oeste que abastecem o mercado nacional e marcam presença em países da Europa, América Latina e África.
Nos dividimos em três unidades de negócio: Denim Industry, Special Fabrics e Utilitárius, integrando um novo conceito da indústria, para atender as necessidades de um mercado cada vez mais complexo.
Unimos nossos esforços em processos produtivos de ponta, para atender os mais rígidos critérios de sustentabilidade e qualidade. Mais do que fabricar tecidos, entendemos que o nosso papel de liderança é seguir a geração de valor em toda a cadeia têxtil, até as mãos dos consumidores mais exigentes.