Mudança de hábito pode garantir quilos a menos e vida mais saudável para iniciar 2024 de forma diferente.
Faltando menos de 50 dias para o final do ano, as metas estabelecidas no começo de 2023 começam a bater à porta e uma das mais desejadas é a mudança de hábitos para uma vida mais saudável e, consequentemente, a perda de peso. Mas será que ainda dá tempo? De acordo com a médica Clarissa Aguiar, dá.
O mais importante para iniciar essa nova jornada é condicionar corpo e mente, e começar a mudança gradativa nas rotinas diárias. “Sempre é tempo de mudar hábitos e adicionar qualidade de vida e o emagrecimento é o fruto da dedicação e comprometimento. Para isso, é necessário condicionar não apenas corpo, mas também a mente, e entender que não será de um dia para o outro que o corpo irá perder os quilos desejados”, explica.
Além de adicionar atividades físicas, combinar uma alimentação equilibrada com ingestão de proteínas, saladas e alimentos ricos em fibras, é necessário para melhorar a saúde intestinal. Com essas mudanças, a perda de peso ajuda no aumento da libido de homens e mulheres, diminuição da fadiga e cansaço. Além disso, a hidratação precisa estar em dia. Com a quantidade certa, a água pode acelerar o metabolismo, melhorar o raciocínio e a limpeza dos rins, o que ajuda na eliminação de toxinas.
“É importante não se descuidar nessa época de festividades, que são conhecidas por ter fartura em diversos tipos de comida. Não se prive. Se tiver vontade, coma, a comida continua existindo e ter um dia de ‘escape’ também é importante. Mas o que temos que condicionar é o nosso ponto de saciedade e o planejamento das prioridades”, afirma Clarissa.
Além de todas as dicas, Clarissa aconselha o acompanhamento com um profissional especializado. Fazer exames e entender como está o seu corpo não apenas por fora, mas também internamente, é necessário para conseguir um efeito duradouro e iniciar 2024 mais saudável.