As atividades contam com a parceria dos povos indígenas cearenses Anacé e Tapeba, e da Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará (Sepin).

 

O Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), celebra a arte e a resistência dos povos indígenas com uma programação potente e diversificada, dia 19 de abril (sexta-feira), das 15h30 às 19h. O evento, com acesso gratuito, conta com a parceria dos povos indígenas cearenses Anacé e Tapeba, além da Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará (Sepin).

 

A partir das 15h30, o Pátio Nobre do TJA irá receber uma feira de artesanatos com a comercialização de acessórios variados (brincos, colares, pulseiras, maracás, colares, tiaras e chinelas) e produtos da medicina tradicional (óleo de mastruz, angico, eucalipto, garrafadas e leite de janaguba). No mesmo espaço, quatro artistas dos Povos Anacé e Tapeba irão realizar pintura corporal gratuita feita com a tinta do jenipapo (todos os interessados ganharão uma pintura).

 

No Palco Principal, às 16h, a abertura oficial da programação será com a saudação de três lideranças indígenas: Pajé Raimunda Tapeba, Sérgio Tapeba e Júnior Anacé. Na sequência, às 16h30, a dança ficará por conta de quatro grupos: Dança Terra Indígena e Toré (Escola Aba Tapeba), Dança do Coco Taba dos Anacé, Dança Tapeba (Escola Indígena da Ponte) e Dança de São Gonçalo Taba dos Anacé.

 

Com direção de Ivo Sousa e Marcos Passerini, o documentário “As Caravelas Passam” (2002, 22min) será exibido, às 18h. Em cena, um relato de representantes indígenas: suas lutas, suas vitórias. Preconceitos e o desconhecimento da população sobre os povos indígenas brasileiros vêm à tona, instigados pelo contraponto das palavras do antropólogo José Augusto Sampaio. O encerramento será novamente com a fala das lideranças.

  

Data de grande importância no calendário, o 19 de abril celebra a diversidade cultural dos povos indígenas no Brasil, além de contribuir para a preservação da cultura e da história desses povos. Essa data serve ainda como momento de reflexão sobre a luta contra o preconceito contra os indígenas e pela manutenção de seus direitos.

 

SERVIÇO

Dia dos Povos Indígenas no TJA

Data: dia 19 de abril (sexta-feira), das 15h30 às 19h

Local: Pátio Nobre e Palco Principal do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro)

Classificação: Livre

Gratuito