Na data que celebra o trabalho com o MDF, história de Marcos Brichi é exemplo de superação e de paixão pela marcenaria.

No dia 19 de março, o Brasil celebra o Dia do Marceneiro. A data homenageia os marceneiros e carpinteiros que transformam o MDF em móveis e objetos que materializam sonhos e garantem funcionalidade e beleza aos ambientes. Mais do que seu papel relevante na economia nacional – o Brasil figura entre os principais produtores de painéis de madeira do mundo –, a marcenaria representa uma paixão e um caminho de reinvenção para muitos profissionais.
Esse é o caso de Marcos Brichi. Há 17 anos no ramo, o profissional encontrou na marcenaria uma nova razão para seguir após um grave acidente que mudou sua vida por completo. Ao perder o braço e a perna esquerdos, durante os três meses em que ficou internado, Marcos precisou reaprender a lidar com sua nova realidade. E desistir nunca foi uma opção, e seu recomeço veio de forma inesperada: ao construir um portão para sua filha, ele descobriu na marcenaria uma forma de reconstruir sua história.
Com determinação e talento, Marcos seguiu aprimorando suas técnicas, enfrentando desafios como a falta de equipamentos e a dificuldade na captação de clientes. “A vida não é fácil, ela é difícil. Você vai tomar porrada, mas tem que continuar. O meu conselho para as pessoas é: persista, nunca desista”, destaca.
Com o tempo, seu comprometimento fez dele um profissional reconhecido no setor. “A gente vê muito a falta de capricho na marcenaria. Os profissionais precisam entender que estão realizando sonhos, que precisam dar sempre o seu melhor. Enquanto não ficar perfeito, para mim, não está bom. Eu trabalho para entregar a perfeição”, enfatiza o profissional.
Para celebrar o Dia do Marceneiro, a Guararapes conta a história de Marcos, que inspira não apenas outros marceneiros, mas qualquer pessoa que enfrenta adversidades e busca um novo caminho, assim como quem já está no caminho, mas entende que não pode parar. “Se eu quero evoluir, não posso ficar apenas cortando madeira, preciso ser um empresário”, comenta Marcos. Ele conta que está investindo na finalização de um galpão e na aquisição de uma máquina CNC (Controle Numérico Computadorizado) para expandir ainda mais o seu negócio. “A gente quer crescer, quer voar”, reforça.
A trajetória de Marcos Brichi destaca a essência do Dia do Marceneiro: resiliência, dedicação e amor à profissão. Seu legado é um exemplo de que, com paixão e esforço, é possível transformar desafios em oportunidades e construir um futuro de sucesso.
Sobre a Guararapes

A Guararapes é referência nacional na produção de painéis de MDF e uma das maiores exportadoras de compensado da América Latina, presente em mais de 50 países. Com mais de 40 anos de história, a companhia possui três unidades fabris, localizadas em Caçador (SC), Santa Cecília (SC) e Palmas (PR), com capacidade anual de produção de mais de 1,140 milhão m³ de MDF e de 380 mil m³ de compensados. Entre os produtos comercializados estão MDFs decorativos, cru (standard), RUC (resistente a umidade e cupim), Áris (multirresistente a riscos, manchas, marcas de dedos, calor e raios UV), além de HDF e compensados estruturais e não-estruturais. Desde 2015, a marca utiliza no MDF decorativo a exclusiva tecnologia NanoxClean®, que elimina bactérias, vírus e outros microrganismos das superfícies. A Guararapes conta com diversas certificações internacionais, como o selo FSC® – Forest Stewardship Council® (Conselho de Manejo Florestal), código de licença FSC-C041303, que destaca seu compromisso com um manejo florestal ambientalmente adequado, socialmente benéfico e economicamente viável. Saiba mais no site.