O DFB Festival — Dragão Fashion Brasil — continua a todo vapor em sua edição comemorativa de XXV anos, celebrada no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O segundo dia de evento, nesta quinta-feira (25), reafirma seu compromisso com a moda autoral, sustentabilidade e a valorização do “handmade”, trazendo uma programação diversificada e inovadora.

“O DFB sempre foi um espaço de celebração da diversidade, onde todas as vozes encontram um lugar. Nossa missão é promover a inclusão e a representatividade, refletindo a riqueza cultural e autoral”, destacou Cláudio Silveira, diretor-geral do DFB Festival.

Programação do Summit

No segundo dia do DFB Summit, o público presente conferiu uma série de atividades que refletiram a essência do DFB. Entre os destaques, o “Painel Moda Autoral” promovido pelo Senai Cetiqt, contou com a participação de Angélica Coelho, Rafael Lemos e Raquel Canaan, que compartilharam insights sobre o futuro da moda autoral e sustentável.

O intervalo sustentável com Vida BR proporcionou um momento de reflexão prática sobre como iniciar uma jornada autoral e sustentável, conduzido por Rafael Studart. A mesa redonda sobre a sustentabilidade no Instituto C&A, com Gustavo Venâncio, Gabriel Baquit, Sherida e Bruno Olly, também foi um ponto alto, abordando a realidade do processo sustentável com designers locais.

Luiza Nolasco, na palestra “Start by WGSN”, explorou as tendências de 2025 e sua adequação ao mercado sustentável e autoral, enquanto o workshop “Outro Olhar”, com Vaneska da Silva Rebouças, ofereceu uma visão prática sobre ergonomia e design no artesanato vestível.

Programação de desfiles

A passarela do DFB Festival foi palco para o tradicional Concurso dos Novos, com participações da UFCA, UFMG e Instituto Federal do Rio Grande do Norte — Campus Caicó, seguido dos desfiles autorais de Vitor Cunha, Fruto do Conde, Lindebergue e David Lee. Cada coleção apresentada refletiu a diversidade e a criatividade pulsante da moda que tanto é reforçada pelo evento.

Lançamento do livro de Vitorino Campos

O DFB recebeu, ainda, o lançamento do aguardado livro “Modelagem Plana Feminina”, do renomado designer baiano Vitorino Campos. Publicado pela Editora Senac, o exemplar está disponível tanto nas plataformas digitais quanto nas livrarias físicas de todo o Brasil.

Programação de shows

Encerrando a noite, o bloco Mambembe trouxe um toque de irreverência e talento, garantindo a animação do público presente, com ritmos variados que reforçam a diversidade cultural.

Confira a programação do Summit desta sexta-feira (26):

Palestra Senai Cetiqt

Tema: Match artesanato e moda: sobre o programa Minas Moda Autoral — edição Belo Horizonte
Palestrante: Alexandre Bojar
Horário: 15h15

Enel economia criativa

Tema: Economia Circular está na moda!
Palestrantes: Iury Melo, Claudio Silveira, Beatriz Fiuza e  Rebeca Wermont
Horário: 16h

Intervalo sustentável com vida BR

Tema: Dicas e insights de materiais e começos
Palestrante: Rafael Studart
Horário: 16h

Espaço Conexões e Sebrae

Tema: Conversa livre sobre autoralidade, sustentabilidade e empreendedores.
Palestrante: Luiz Goi
Horário: 17h

Confira a programação de desfiles desta sexta-feira (26):

17h — Concurso dos Novos: Uniateneu / Unifor / Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) / Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
18h — Bruno Olly
10h — Melk ZDA
20h — Baba
21h — Catarina Mina

Confira a programação de shows desta sexta-feira (26):

A parir de 22h: Dj Xarada, Baile Marrom, Wavzin e Má Dame

DFB 2024

Idealizado por Cláudio Silveira, o mega evento acontece pelo segundo ano consecutivo no Centro de Eventos do Ceará. O DFB celebra um ano marcante com novidades em seu formato e um novo posicionamento, reforçando o compromisso com a moda consciente e a valorização do “handmade”.

O festival se destaca por sua programação gratuita, democrática e plural, que inclui desfiles autorais, shows, o tradicional Concurso dos Novos, um espaço dedicado a negócios sustentáveis e um panorama completo do design cearense.

O DFB XXV coincide com o Ano do Dragão no calendário chinês, símbolo de força, criatividade, expansão e boa sorte. Essa energia inspiradora se traduz na programação do evento, que visa impulsionar a moda brasileira para um futuro promissor.

O DFB Festival 2024 é apresentado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura. Com apoio cultural da ENEL (@enelbrasil), mídia partner TV Verdes Mares, realização da Associação Artesanias do Ceará e Empório Lokar. Apoio institucional da Secretaria de Turismo do Estado do Ceará, @secretariadoturismodefortaleza, e Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) @secultceara, nos termos da Lei 13.811, de 16 de agosto de 2006.

Serviço
DFB Festival XXV

Data: 24 a 27 de julho (quarta a sábado)
Local: Centro de Eventos do Ceará — Av. Washington Soares, 999 — Edson Queiroz — Fortaleza–CE
Instagram: @dfbfestival