O Governador Elmano de Freitas, Renan Carvalho, diretor presidente da SPE Águas de Fortaleza e o presidente da Cagece Neuri Freitas participaram, na última sexta-feira (14), de uma reunião em Brasília com representantes da União, incluindo o GSI, Ministério das Comunicações, Ministério da Defesa, Ministério da Gestão e Inovação e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para oficializar o novo espaço da Usina de Dessalinização do Ceará (Dessal Ceará). Apesar da mudança de área , a usina continuará na Praia do Futuro, com alteração do local da planta terrestre do empreendimento.

No terreno originalmente destinado à usina, o Governo do Ceará implementará um Centro de Tecnologia, aproveitando a excelente infraestrutura de redes de dados proporcionada pelos cabos submarinos e data centers existentes na região. “Nosso intuito é chegar a um denominador comum que seja confortável para todos. Acredito que agora podemos seguir com esse projeto tão relevante para o estado e poder trazer água nova e de qualidade para a população. É mãos à obra!!”, afirma Renan Carvalho.

O projeto passará pelas readequações necessárias para viabilizar a nova localização e, tão logo seja iniciado, levará 2 anos para fornecer água de qualidade para os fortalezenses.  O equipamento terá capacidade de produção de 1 m³/s, aumentando em 12% a oferta de água e beneficiando cerca de 720 mil pessoas da capital.