De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), atividades que envolvem artes como pintura, desenho e teatro são benéficas para a saúde física e mental e podem ser usadas para completar ou aprimorar protocolos de tratamento. Diante disso, a Casa de Cuidados do Ceará (CCC), unidade de transição hospitalar da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), implantou o grupo “Descobrindo Talentos”, que promove a arte nas suas diversas formas, com atividades que envolvem música, teatro e dança. As atividades ocorrem semanalmente.

O objetivo do grupo é estimular, desenvolver, descobrir e enaltecer talentos escondidos em cada integrante da CCC, sejam eles cuidadores, pacientes ou profissionais. Entre um dos principais benefícios do grupo está a socialização, conforme explica a psicóloga da CCC, Hellany Gomes: “além de estimular a socialização, o participante tem a oportunidade de desenvolver vínculos afetivos e a criatividade, além de estimular a memória, atenção e concentração, assim como resgatar a autoconfiança e autoimagem, promover alegria, descontração, estimular a linguagem, a expressão e coordenação motora”, diz.

Segundo Ana Mota, terapeuta ocupacional da CCC, apesar de ter sido implantado há pouco tempo, o grupo já demonstra bons resultados. “Os pacientes estão bem engajados, alegres, desenvolvendo vínculos afetivos com outros pacientes, cuidadores e profissionais, além de haver uma boa estimulação das funções psíquicas”, explica.

Mauristákio Coelho, 51, é paciente da CCC e pela primeira vez participa de um grupo de teatro. O sentimento é de alegria. “Interpretar um personagem está sendo uma experiência prazerosa”, diz.

Josivânia Gomes, 33, também está vivendo a experiência pela primeira vez. “Interpretar um papel está sendo desafiador, mas acho que tenho talento”, comenta, aos risos.

E o grupo “Descobrindo Talentos” está em plena montagem de um espetáculo. Em alusão ao Dia das Crianças, celebrado em outubro, os pacientes envolvidos no projeto irão interpretar a peça “O Circo do Seu Bolacha”. A apresentação acontecerá no auditório do equipamento de saúde no dia dez de outubro, a partir das 16h.

A integrante Andrielle Maria, 27, diz que já viveu a experiência do teatro, mas conta fazer parte da montagem está sendo gratificante, por proporcionar novas amizades. “Eu fiz teatro há três anos. O que eu mais estou gostando é da união que está sendo proporcionada entre o grupo. Além disso, também nos divertimos muito”, complementa.