Juntos Inteligência, vertical de inteligência de mercado da empresa Juntos Somos Mais, revela um movimento crescente em direção ao digital.

O crescimento dos canais digitais no processo de reabastecimento dos estoques entre varejistas da construção civil é uma tendência em ascensão. Embora a maioria dos varejistas ainda prefira o atendimento presencial pelos seus fornecedores, uma parcela crescente tem demonstrado preferência pelo atendimento 100% digital.  

 

De acordo com uma pesquisa da Juntos Inteligência, vertical de inteligência da Juntos Somos Mais, joint venture da Votorantim Cimentos, Tigre e Gerdau, que atua na digitalização e na propagação de benefícios para o setor da construção civil, 26% dos varejistas já apontam o digital como o canal preferido para realizar suas compras, o que representa uma oportunidade significativa para indústrias, atacadistas e distribuidores, considerando que apenas 16,7% desses fornecedores oferecem um atendimento totalmente digital. 

A compra digitalizada destacou-se no levantamento como o canal com maior potencial de crescimento, refletindo as mudanças no comportamento de consumo e a busca por mais praticidade. Esse canal permite aos varejistas maior agilidade, redução de custos operacionais e acesso a uma oferta mais diversificada, sem limitações geográficas. Para os fornecedores, a adaptação a esse modelo de atendimento digital pode representar uma importante vantagem competitiva, ampliando a eficiência nas transações e otimizando a gestão de estoques. 

Já quando avaliamos as vendas remotas e presenciais, elas apresentam percentuais próximos. Segundo o estudo, atualmente 43,5% das vendas ocorrem presencialmente, enquanto 39,8% são realizadas de forma remota, evidenciando a relevância dos canais híbridos e que se adaptam as necessidades do cliente. Essa convergência reforça a necessidade de uma estratégia multicanal, onde os fornecedores precisam estar preparados para atender de maneira integrada, tanto presencialmente quanto digitalmente, acompanhando as preferências e as dinâmicas de mercado.  

A pesquisa da Juntos Inteligência ainda aponta que a tendência é que, com o avanço da digitalização que está sendo vivenciada no segmento de Matcon, cada vez mais empresas migrem para soluções digitais, potencializando e otimizando as oportunidades de negócios para indústria e fornecedores promovendo disrupção e inovação para os clientes. 

Saiba mais | Juntos Somos Mais 

O programa Juntos Somos + foi criado em 2014 pela Votorantim Cimentos como um programa de relacionamento, tendo em vista desenvolver o varejo e contribuir para a sustentabilidade da cadeia por meio da geração de novos negócios. Contando com as sócias Gerdau e Tigre, o programa Juntos Somos + se transformou em uma empresa independente, denominada Juntos Somos Mais, uma rede que tem como propósito fortalecer, desenvolver e qualificar o varejo da construção civil. Além de oferecer o programa de fidelidade, a startup também opera a Loja Virtual, um marketplace B2B que conecta online o comércio varejista de materiais de construção a marcas da indústria. Atualmente, mais de 30 empresas líderes em seus segmentos participam do programa de fidelidade, juntamente com mais de 100 mil lojas. Na Loja Virtual, são mais de 30 mil lojistas comprando mensalmente. Saiba mais por meio do site oficial.