Criar uma boa cultura organizacional na empresa é fundamental para promover um ambiente de trabalho saudável, produtivo e que valorize o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores. Para Paula Dantas, Diretora da Inova Varejo RH, valorizar a transparência, a comunicação aberta e o desenvolvimento profissional são pilares essenciais.
“Isso inclui promover a colaboração entre equipes, rituais e investir em programas de treinamento e desenvolvimento contínuo, e garantir uma comunicação clara e transparente sobre as estratégias da empresa”, disse a especialista.
Além disso, a flexibilidade no trabalho e o equilíbrio entre vida profissional e pessoal são políticas importantes para o bem-estar mental dos colaboradores. De acordo com a profissional, a diversidade e inclusão também são aspectos essenciais, valorizando a contribuição de todas as pessoas, independentemente de suas origens ou características diversas.
Em suas palavras, a cultura organizacional também deve incluir reconhecimento e recompensas para valorizar o desempenho e a contribuição dos funcionários, incentivando seu engajamento e satisfação no trabalho.
Em seguida, ela garante que, para ter a eficácia desses valores, é importante comunicá-los e incorporá-los no dia a dia dos colaboradores por meio de práticas como treinamentos, políticas inclusivas e programas de feedback construtivo.
A empresa também deve realizar análises regulares para avaliar a eficácia da cultura organizacional e ajustar estratégias conforme necessário para garantir o alinhamento com os objetivos da empresa e as necessidades em constante evolução.

“Ao adotar essas abordagens, uma empresa pode gerenciar efetivamente as mudanças na cultura organizacional, promovendo um ambiente de trabalho positivo e alinhado com os objetivos organizacionais e as expectativas dos colaboradores”, concluiu a gestora.