Pelo menos 79 dos 184 municípios cearenses tiveram emplacamentos de carros elétricos com fonte externa no mês de setembro. No período de 30 dias, foram 2.098 veículos, com destaque para Fortaleza (1.448), seguida por Eusébio (64) e Caucaia (60). A grande maioria dos municípios nessa lista, emplacou apenas um veículo elétrico cada. Apesar da tecnologia ser a grande aliada desses modelos, o motorista precisa ficar atento para algumas manutenções obrigatórias, como: troca de lubrificante, filtro de ar da cabine, fluído de freio, sistema de suspensão, fechaduras, dobradiças, palhetas dos limpadores e borrachas de vedação.

De acordo com o especialista automotivo Leonardo Mendonça, “vários clientes da oficina buscam mais informações sobre a manutenção dos carros elétricos, que por estar ganhando espaço no mercado gradativamente, as dúvidas são muitas e requer investimento alto para atender essa demanda que ainda é pequena. Além das manutenções citadas acima, é necessário um scanner para medir a vida útil da bateria, um outro equipamento específico para avaliar o motor elétrico e também verificar o pneu. Por conta do peso da bateria, que pode chegar a quase um terço do peso do veículo, os pneus precisam ser mais resistentes até para a absorção de impactos. Isso tudo precisa ser checado”, explica.

“O desgaste de um pneu convencional no veículo elétrico pode aumentar em 30%. Por isso, é importante observar todos os custos na hora de escolher o modelo. No caso da bateria, ela custa em média 60% do valor final do veículo e sua capacidade reduz entre 80 e 85% ao atingir de 8 a 10 anos de uso”

Leonardo Mendonça

Segundo informações do Ministério dos Transportes, os elétricos começaram a ser emplacados no Brasil em 2000. Naquele ano, a demanda foi de apenas 62 veículos, sendo uma caminhonete, 54 ônibus com fonte interna, um ônibus com fonte externa, um reboque e cinco tratores de rodas. Já o primeiro automóvel foi emplacado no ano seguinte, encerrando 2001 com 14 emplacamentos (um automóvel, uma caminhonete, 10 ônibus e dois sidecar). Neste ano, de janeiro até setembro, foram emplacados 122.548 veículos eletrificados no país, incluindo carros elétricos e híbridos, o que representou um crescimento de 113% em relação ao mesmo período de 2023. Para a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), 2024 deve encerrar com mais de 150 mil veículos elétricos emplacados.

Nesse mercado há mais de duas décadas, Leonardo Mendonça ressalta que quem possui um veículo precisa estar de olho nas recomendações do fabricante, e no caso dos carros elétricos não é diferente. Pelo contrário, as manutenções permitem prolongar a vida útil do veículo e também a segurança do motorista, dos passageiros e até de terceiros. “A tecnologia está na palma das nossas mãos há bastante tempo, mas no caso dos carros elétricos, os softwares ainda estão apresentando algumas falhas, desde avisos falsos até a sensibilidade extrema ao simples toque na tela do computador de bordo. Tudo que é relativamente novo necessita de ajustes e somente o tempo poderá mostrar os benefícios dos carros elétricos”, pondera Leonardo.

O sobe e desce no preço do combustível foi o que provavelmente levou alguns motoristas à compra dos carros elétricos. No entanto, além do preço elevado de uma bateria ou até mesmo dos pneus, a recarga dentro dos condomínios vem suscitando vários questionamentos, como a necessidade de uma assembleia de moradores para aprovação da instalação de carregadores. A indústria automotiva e os consumidores estão atentos, também, ao contato das baterias de íons de lítio com a água salgada, que com a passagem recente dos furacões Helene e Milton no sudoeste dos Estados Unidos alguns veículos elétricos foram incendiados.

Voltando para o Brasil, ficar em “pane seca” por conta de bateria – e combustível também – é considerada infração no Código de Trânsito Brasileiro, previsto no artigo 180, com quatro pontos na carteira e multa de R$ 130,16. Detalhe: as montadoras não recomendam rebocar um carro elétrico antes de consultar o manual do proprietário, já que pode elevar o risco de danificar os freios regenerativos e também outros componentes eletrônicos. E mais: a bateria pode ficar sobrecarregada devido ao esforço nesse translado, apresentando problemas como danos à bateria, redução de sua vida útil até falhas no sistema elétrico.

Fique atento!

– No Brasil, inclusive no Ceará, a rede de carregamento de carros elétricas é limitada

– Os carros elétricos no Brasil possuem autonomia de 250 a 400 quilômetros, desde que a velocidade esteja em 70 km/h

– A bateria deve ser recarregada quando estiver entre 20 e 30% da carga restante

– Acelerações e frenagens constantes consumirão mais bateria

– Garantia de outros componentes pela montadora, desde multimídia até itens periféricos, possui prazos menores, variando de seis meses até três anos

Serviço:

LS Centro Automotivo

Endereço: Avenida Júlio Jorge Vieira, 860, Cidade dos Funcionários, Fortaleza/CE

Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas; aos sábados, das 8 às 12 horas

Formas de pagamento: cartão em até 10 x sem juros e PIX, além de boletos mediante aprovação de cadastro para Pessoa Jurídica

Informações: (85) 3279-6640

Instagram: @lscentroautomotivo