Ação integra a programação da 5ª edição do Festival Internacional Imaginários Urbanos.
Nos dias 16 e 17 de dezembro, acontece no auditório da Pinacoteca do Ceará, a Mostra de Mostra de Videoperformance. A ação faz parte da 5ª edição do Festival Internacional Imaginários Urbanos, que este ano tem como tema as “Alianças nas Diferenças”. Na ocasião, o público vai ter a chance de conferir 10 obras produzidas por artistas LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência (PcDs), pessoas racializadas, mulheres, dentre outros.
Tendo um caráter nacional e internacional, a Mostra conta com a participação de artistas como Patfudyda (RJ), que participou da última Bienal de São Paulo. Intitulada “Ondas utópicas”, sua obra investiga como a coreografia possibilita ao corpo inverter seus modos de operar, seduzir, escapar e resistir. Já Gabriel Bicho (RO), destaque na 1ª Bienal das Amazônias, traz para a mostra a videoperformance “Que sua luta seja como a da floresta”, que aborda sobre como uma floresta viva nos torna vivos de nós mesmos.
Quem também está na programação é Regina José Galindo (Guatemala), reconhecida por sua relevância na performance da América Latina. Em “Ríos de gente”, a artista rememora os locais por onde passou um rio que foi desviado ou contaminado pela indústria extrativa que priva os povos originários da Guatemala de seus recursos. A obra “O assobio da cabocla”, por sua vez, abarca as relações do artista Matheus Barbosa com o sítio Alto da Raposa e a Chapada Nacional do Araripe, mais especificamente o sítio do distrito de Arajara, em Barbalha, na região do Cariri cearense.
Nos dias de exibição na Pinacoteca do Ceará, às 16h, vão ser realizadas duas rodas de conversas com a participação de curadores, artistas e produtores desta edição. Vale destacar que as exibições contam com legendagem e as rodas de conversas com interpretação em LIBRAS. Toda a programação é gratuita.
Sinopse das 10 videoperformance: https://bit.ly/3uZ9TGx
Fotos: Fotos da Mostra de Videoperformance
SOBRE O 5º FESTIVAL IMAGINÁRIOS URBANOS
Criado em 2018, o Festival vem se estabelecendo no cenário nacional dos festivais de performance, principalmente, pelo olhar voltado para as relações entre arte e cidade. Nesta edição, a partir de uma fala proferida por Helena Vieira, Pesquisadora, transfeminista e escritora, em 2017, mas que cada vez se torna mais atual, o objetivo do evento deste ano é pensar como a performance pode ser uma possibilidade de criar fios que possam gerar alianças na diferença de grupos historicamente minorizados.
A quinta edição do Festival Imaginários Urbanos conta com realização da Plataforma Imaginários, parceria do Observatório das Favelas (RJ), por meio da Bela Maré, e do Espaço Chão (MA). Apoio institucional do Instituto Juventude Inovação e da Secretaria da Cultura do Ceará, por meio do Hub Cultural Porto Dragão, Centro Dragão do Mar, Theatro José de Alencar e Cineteatro São Luiz, geridos pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e da Pinacoteca do Ceará e Estação das Artes, geridos pelo Instituto Mirante.
SERVIÇO
Festival Internacional Imaginários Urbanos – MOSTRA DE VIDEOPERFORMANCE
Dias: 16 e 17 de dezembro
Horário:12h às 16h
Local: Auditório da Pinacoteca do Ceará
Gratuito. Livre
1º dia da Mostra de Videoperformance – Chamado à coletividade(16/12)
– João Paulo Lima – Insurrecto (Fortaleza, CE)
– Matheus Barbosa – O Assobio da Cabocla (Crato, CE)
– Miguel Angel González – Soñé que el río está limpio (Bogotá, Colômbia)
– Dhanny Marinho – Se você conhece… (Fortaleza, CE)
– Gabriel Bicho – que sua luta seja como a da floresta (Porto Velho, RO)
2º dia da Mostra de Videoperformance – Coletividade na diferença (17/12)
– Jucélia da Silva – Pelo Bilro e Pelo Espinho (Pedra, PE)
– Ricardo Vilas Freire e Polina Shklovskaya – À Máxima Extensão (Belo Horizonte, MG e Moscou, Rússia)
– Pedra Silva – Promessas feitas à Sereia (Fortaleza, CE)
– Regina José Galindo – Rios de gente (Cidade da Guatemala, Guatemala)
– Patfudyda – Ondas utópicas (Rio de Janeiro, RJ)
16 de dezembro, 16h às 17h30
Mesa de Conversas com curadores e artistas
Dia: 16 de dezembro
Horário: 16h às 17h30
Local: Auditório da Pinacoteca do Ceará
Gratuito. Livre e com intérprete de LIBRAS
Programação completa e mais informações: @maginarios_arte