A Smart City Praia Bela, a mais recente cidade inteligente lançada pela Planet Smart City, traz uma série de soluções inteligentes e de urbanização para a região do Aquiraz. O empreendimento aposta no conceito de “mix funcional” para garantir aos moradores ainda mais segurança e praticidade.
Atualmente, a mobilidade urbana é um dos maiores desafios enfrentados pelas cidades. Na Smart City, o planejamento urbano adequado é apenas uma parte de um sistema mais complexo. Este sistema envolve a distribuição de áreas residenciais, comerciais, empresariais e institucionais de forma que elas sejam facilmente acessíveis a todos. Quando a distribuição dessas áreas na cidade é homogênea, o nível de segurança aumenta naturalmente.
O mix funcional permite a criação de um ambiente urbano equilibrado, graças à presença de diferentes áreas (residência, serviços, comércio, artesanato) distribuídas de forma harmoniosa dentro da cidade. Essa distribuição das áreas permite que haja a presença constante de pessoas em diversas faixas de horários. Garante ainda que a população tenha facilidade para encontrar bens e serviços perto de casa sem precisar se deslocar de carro, reduzindo as emissões de gases poluentes e fazendo com que os ambientes sejam mais seguros e agradáveis.
“Dessa forma, conseguimos áreas com movimentação de pessoas em todos os horários, garantindo mais segurança e tornando os espaços ainda mais valorizados”, destaca Susanna Marchionni, cofundadora e CEO da Planet Smart City.
Susanna ainda explica que a localização de serviços básicos para o dia a dia conta muito na hora da escolha do cliente. “As pessoas buscam moradias que sejam próximas a serviços básicos e que facilitem a logística diária. Os clientes procuram sempre por otimização do tempo e principalmente a segurança em transitar pelas ruas. Soluções urbanísticas abrangem diversas funcionalidades voltadas para o desenvolvimento de áreas urbanas. Elas podem incluir infraestrutura, acessibilidade e desenvolvimento com integração de práticas sustentáveis, como áreas verdes, eficiência energética e gestão de resíduos.
O empreendimento ainda adota o conceito de “walkability”, que refere-se à facilidade e conveniência de se locomover a pé dentro e ao redor de uma área. Empreendimentos que priorizam esse objetivo são projetados para promover a acessibilidade a pé, com calçadas bem planejadas, espaços públicos atraentes e proximidade a comodidades essenciais, como lojas e serviços. “Isso melhora a qualidade de vida dos residentes e também valoriza o empreendimento, tornando-o mais atrativo para potenciais compradores”, afirma Susanna Marchionni.