O Senac Ceará, a maior escola profissional do País, colocará toda sua experiência e capacitação no preparo do jantar que será ofertado à comitiva do G20, na quinta-feira, 25, na Estação das Artes. Com um cardápio regional, que valoriza os sabores e insumos do Ceará, o jantar será servido a 700 pessoas que integram o Grupo dos Vinte, ou G20, um fórum de cooperação econômica internacional criado em 1999 no intuito de debater estratégias para o fortalecimento econômico e desenvolvimento socioeconômico global.

Os membros do G20 estão em Fortaleza dos dias 23 a 26 de julho, para debater os caminhos do mundo do trabalho e emprego, agenda que acontecerá no Centro de Eventos. No dia 25, a comitiva irá conhecer a Estação das Artes, complexo cultural que oferta programação gratuita à população, e, em seguida, será oferecido o jantar.

O Senac é referência em educação profissional, e em se tratando da Gastronomia, é reconhecido por sua defesa e valorização da cultura alimentar regional. Além disso, é modelo de qualidade na capacitação de novos trabalhadores e no aperfeiçoamento de profissionais atuantes. O fato do Senac Ceará assinar esse jantar é uma demonstração do seu tamanho enquanto instituição de ensino. Para nós, será uma experiência gratificante e que engrandecerá ainda mais nossa atuação”, destaca o presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão.

Logística

O serviço de jantar para 700 pessoas, que incluem chefes de estados de diversos países, necessita de uma logística especial, bem detalhada, de muita organização e preparo. A consultora de produtos educacionais da área de Gastronomia do Senac, Vanessa Santos, responsável por essa tarefa, explica que o jantar envolverá 120 profissionais do Senac que entregarão os pratos de entrada, principais, sobremesas, bebidas, além de uma mesa de frios e pães.

A preparação envolve conhecimento em planejamento de alimentos para buffet, segurança do alimento e técnicas avançadas, tudo para entregar os melhores pratos, sem desperdícios, o que é um lema do G20: sustentabilidade e combate à fome. Tudo isso, destaca Vanessa Santos, são aprendizados que os alunos Senac recebem em sala de aula e que serão colocados em prática.

Além do jantar para a comitiva do G20, o Senac também será o responsável por servir refeição a 150 trabalhadores. Segundo Vanessa Santos, essa experiência será uma oportunidade de capacitação docente.