Em ação inédita criada pela AlmapBBDO, imagens da abertura de Renascer chamam a atenção do público para a causa ambiental. Narrativa integra também o enredo do episódio.
Com atuação consistente há mais de quatro décadas na conservação ambiental e promoção do consumo consciente, o Boticário assumiu por um dia a abertura da trama das 21h da TV Globo, Renascer. Na ação inédita, que foi ao ar na última quarta-feira (12), a empresa alterou a abertura da novela para sensibilizar e mobilizar o público em prol de uma mudança: reconstruir a relação com o planeta.
Assinada pela AlmapBBDO, a ação faz parte de uma agenda consistente do Boticário que busca reforçar seu principal território de atuação em sustentabilidade, gerando impacto positivo por meio de redução, circularidade e reciclagem de resíduos sólidos. As paisagens naturais do país, características da abertura original, foram substituídas por imagens reais que retratam os impactos da poluição e do descarte incorreto de resíduos no meio ambiente. A abertura inédita de Renascer foi ao ar na última quarta-feira (12) e levantou um chamado para a construção de um futuro mais sustentável, pautado na reflexão e no papel de cada um para uma transformação coletiva.
Após a abertura, a atriz Eli Ferreira, que interpreta a professora Lu na trama, comunicou a iniciativa da marca e fez um convite para o público, direcionando-os ao Para Quem Doar, plataforma da Globo que conecta brasileiros que querem fazer doações a projetos sociais de todo o país. Por meio de um QR Code, foi possível acessar o site e encontrar iniciativas de impacto para apoiar.
O ineditismo da ação reflete o DNA inquieto da marca e o desejo de transformar por meio da beleza, segundo Marcela de Masi, Diretora de Branding e Comunicação do Grupo Boticário. “Nosso compromisso com sustentabilidade é intrínseco à nossa trajetória e segue enquanto pilar estruturante do negócio após 47 anos de atuação. Nossas iniciativas de impacto socioambiental de hoje estão dedicadas, sobretudo, a ações concretas em prol de um futuro mais sustentável, acompanhadas pela urgência da preservação ambiental”, explica.
A estratégia de criação, integrada e viabilizada pelo formato inédito de mídia pensada para Renascer, vai além do universo de produtos e incentiva a mudança da relação das pessoas com o planeta, chamando a atenção por meio de imagens que revelam a degradação ambiental. “Sempre buscamos criar e produzir projetos em novos formatos. Por isso, ficamos muito felizes ao viabilizarmos essa ideia inédita junto à Globo, alterando a abertura de uma novela. Tudo para chamar a atenção para uma causa tão urgente e com a qual o Boticário se identifica profundamente, realizando ações efetivas há anos”, comenta Marco Giannelli (Pernil), CCO da AlmapBBDO.
“A ação de O Boticário em ‘Renascer’ mostra como é possível aliar boas ideias de forma criativa, original e que reverbere mensagens importantes para a sociedade. Quando o conteúdo de nossos produtos encontra parcerias que endossam os valores no qual acreditamos, ampliamos discussões que são pertinentes para todo mundo”, reforça Claudio Paim, diretor de Produtos Publicitários da Globo.
SUSTENTABILIDADE É UMA JORNADA COLETIVA
Pautado por uma atuação responsável, O Boticário se preocupa em, mais do que adotar conceitos, ter um comprometimento, na prática, com a responsabilidade ambiental. A marca possui o maior programa de logística reversa do país, em pontos de coleta, no setor de beleza, o Boti Recicla, que foi criado em 2006 e conta, atualmente, com mais de 4 mil pontos de coleta espalhados pelo país. Para estimular o descarte correto, O Boticário oferece descontos para quem entregar três ou mais embalagens de produtos (de qualquer marca do setor de cosméticos), em qualquer ponto físico ou até mesmo, para as revendedoras de venda direta. Além de reduzir o impacto ambiental com a destinação adequada dos resíduos, o Boti Recicla traz a possibilidade de geração de renda para as famílias que trabalham com recicláveis nas cooperativas parceiras e contribui na frente de contrapartidas sociais.
No ano passado, para ampliar o compromisso com a economia circular, O Boticário e Google firmaram uma parceria estratégica, que vai ao encontro da alta demanda de consumidores que gostariam de descartar seus resíduos da maneira correta. Sendo assim, o Google Maps adicionou mais de 7 mil pontos de coleta por todo país.
Já em janeiro deste ano, O Boticário foi até uma das maiores e mais importantes bacias hidrográficas do Brasil, a Baía de Guanabara, para fazer um alerta à população sobre como o descarte incorreto de resíduos sólidos pode afetar o cheiro de áreas naturais. Referência em perfumaria, foi a primeira vez que a marca produziu uma fragrância não comercializada, que possui o objetivo central de gerar sensibilização e conscientização sobre a degradação do meio ambiente.
Sobre O Boticário
O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos - e não realizar testes em animais.
Fontes:
*Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2023. Total no Brasil: 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos, como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem;
**Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.