Pela primeira vez, alguns municípios receberam ações de acessibilidade e inclusão em seus festejos.
Com a proposta de realizar uma festa para todos de maneira respeitosa e acolhedora, além de ser sustentável, o São João do Reencontro contou com uma série de ações e ativações promovendo a conscientização entre o público presente nas festas das 35 cidades participantes do projeto.
“Recebemos feedbacks muito positivos das ativações que foram realizadas. Como por exemplo a construção de plataformas PCD. Em todas as nossas festividades construímos áreas PCDs ou fizemos áreas reservadas para pessoas com necessidades especiais. Em alguns municípios, foi a primeira vez que o São João contou com um espaço voltado para PCDs. Muitas cidades tiveram neste ano ações de sustentabilidade, acessibilidade e inclusão, que antes não estavam presentes nos festejos”, destaca Filipe Ratz, idealizador do São João do Reencontro.
A campanha “Não é não” foi uma das ações presentes no projeto. Foram realizadas a entrega de informativos visando combater o assédio e a importunação sexual, levando conscientização sobre respeito e proteção às mulheres. O público recebeu informações sobre como identificar uma importunação e quais os meios para fazer a denúncia. O intuito da ação é promover um ambiente seguro para todas as mulheres presentes nas festas de São João.
Outra ação realizada no projeto foi o Coreto da Diversidade, que foi criado com a proposta de conscientizar a população da importância de respeitar e acolher as diferenças. As festas contaram, ainda, com uma Área PCD para acolher as pessoas com deficiência, que puderam assistir as apresentações no Camarote da Inclusão PCD com direito a um acompanhante.
O cuidado com o meio ambiente e a sustentabilidade foi um dos pilares que norteou as ações do São João. E as cidades receberam em seus festejos pontos de coletiva seletiva. O objetivo foi dar a destinação correta para latinhas, garrafas PET e embalagens em geral. Contribuindo, assim, para a geração de renda dos catadores de recicláveis das cidades.
O projeto firmou também uma parceria com o Instituto VOAR, onde todas as lonas usadas na comunicação visual do São João do Reencontro serão utilizadas para insumo na confecção de bolsas e acessórios comercializados no Centro Cultural do povoado de Baixio, em Esplanada, movimentando a economia quilombola na região por meio do reaproveitamento de materiais.
São João do Reencontro
Com o objetivo de “Reviver as tradicionais festas juninas no Estado da Bahia”, o evento apresentado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal e com patrocínio Petrobras, é realizado de 16 de junho a 07 de julho em 35 municípios baianos. A proposta é fortalecer os laços entre a cultura nordestina do São João com a população da capital baiana e cidades do interior. Apresentação de quadrilhas juninas, grupos folclóricos, coreografias, shows ao vivo, comidas e bebidas típicas são algumas das ações realizadas nas cidades que recebem a estrutura para a realização dos eventos.
Aiquara, Alagoinhas, Amargosa, Cachoeira, Camacan, Castro Alves, Catu, Cícero Dantas, Coaraci, Conceição do Almeida, Crisópolis, Cruz das Almas, Esplanada, Euclides da Cunha, Fátima, Governador Mangabeira, Heliópolis, Irajuba, Itapê, Itapicuru, Laje, Madre Deus, Medeiros Neto, Mulungu do Morro, Muritiba, Nova Soure, Novo Triunfo, Ribeira do Amparo, Salvador, Santo Antônio, São Desidério, São Felipe e Teofilândia são as cidades que estão recebendo as festividades.
O São João do Reencontro é uma realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, com patrocínio da Petrobras, correalização Pira e apoio das prefeituras locais.
Serviço
Evento: São João do Reencontro
Data: de 16 de junho a 07 de julho
Local: 35 municípios baianos
Mais informações: www.saojoaodoreencontro.com.br
Realização: Ministério da Cultura e Governo Federal
Patrocínio: Petrobras
Correalização: Pira
Sobre a Petrobras
Patrocinadora oficial do São João do Reencontro, a Petrobras oferece uma parceria essencial para a realização do São João em 35 cidades do Estado da Bahia. Ao incentivar diversos projetos, a Petrobras coloca em prática a crença de que a cultura é uma importante energia que transforma a sociedade. Por meio do Programa Petrobras Cultural, apoia a cultura brasileira como força transformadora e impulsionadora deste desenvolvimento, nas áreas de artes cênicas, música, audiovisual e múltiplas expressões.
Sobre a Pira
A Pira é uma empresa especializada na criação e realização full service de projetos com foco na construção e fortalecimento de comunidades. Idealizada e criada por Filipe Ratz, CEO e diretor executivo, com passagem por grandes empresas do segmento como Agência Califórnia e KondZilla, a empresa tem como principal objetivo de negócio promover e fortalecer a conexão entre marcas e comunidades digitais. Com sede nas cidades de São Paulo (SP) e Salvador (BA), a Pira reforça seu know-how regional com equipe operacional distribuída em todo o Nordeste. Mais informações no site.