Uma das principais instituições de ensino do Ceará, o Colégio Christus celebra 73 anos de história neste mês de março. A instituição, que chegou a se chamar “Instituto Christus” quando foi fundada, em 1951, pelo professor Roberto Carvalho Costa, chega a mais um aniversário, pautada pela formação humana e excelência na qualidade de ensino. Com seis unidades, nos bairros Dionísio Torres, Aldeota, José de Alencar, Benfica e Parquelândia e turmas que vão da Educação Infantil ao Pré-Universitário, a instituição se destaca por uma trajetória de pioneirismo e contribuição para a educação cearense através da formação de crianças e jovens ao longo do tempo.
Referência no desenvolvimento integral dos alunos e em aprovação nas maiores e mais diversas universidades do Brasil, o Christus celebra a data com resultados expressivos já no primeiro trimestre do ano. Dentre eles, notas máximas em matemática no Enem de 2023, 1º Lugar em Medicina UFC Fortaleza, 1º Lugar em Medicina UECE Crateús e mais de 280 aprovações em medicina em diversas universidades.
“Durante esta jornada, o mais importante são as vidas que transformamos e que nos transformaram. Todos aqueles que passaram por aqui deixaram marcas em nossa história, assim como nós também deixamos na história deles. Formamos não apenas alunos preparados para o vestibular, mas indivíduos íntegros, capazes de construir um mundo melhor com ações, conhecimentos e valores que carregam em seu coração, como a sabedoria e o amor inspirados pelos princípios cristãos que fundamentam nossa missão”, afirma Rachel Rocha Eisele, Diretora do Colégio Christus.
História e legado
O Colégio Christus teve origem com a fundação do educandário, em 1951, pelo professor Roberto de Carvalho Rocha, formado em Teologia e Educação na Universidade de Washington (EUA). Em 1954, o fundador do colégio se casa com a professora Maria Lúcia Porto Lima e juntos passam assumir a direção do Christus que, em 1955, recebe a autorização do Ministério da Educação (MEC) para lecionar o curso Ginasial (1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries, que hoje correspondem ao 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental). Na ocasião, a escola passa a se chamar Ginásio Christus e transfere suas atividades para a Rua João Carvalho, 630, onde hoje funciona a sede Barão de Studart. Já no ano de 1961, foi concedida, também pelo MEC, autorização para o funcionamento do Curso Científico (Colegial), mais tarde chamado de 2º Grau e, atualmente, de Ensino Médio. Nesse mesmo ano, é adotado, em definitivo, o nome Colégio Christus.