‘Estranha Forma de Vida’, de Almodóvar, e versão remasterizada e restaurada em 4k de ‘Oldboy’, de Park Chan-wook, entram em cartaz. ‘Nardjes’ e ‘Marinheiro das Montanhas’ são exibidos pela primeira vez em Fortaleza, com presença do diretor Karim Aïnouz. A programação inclui ainda sessão de ‘Mirante’ comentada pelo crítico e professor Diego Benevides.
O Cinema do Dragão segue iniciando sua cine semana com estreias. A partir desta quinta-feira (14), as boas novas são os filmes ‘Estranha Forma de Vida’, de Pedro Almodóvar, e ‘Oldboy’, de Park Chan-wook, em versão remasterizada e restaurada em 4k. Além da grade regular, tem ainda sessão comentada de ‘Mirante’ e duas pré-estreias especiais de Karim Aïnouz, seguidas de festa com DJ.
Continuam em cartaz: o documentário ‘Retratos Fantasmas’ (Kleber Mendonça Filho), consagrado com filmes como ‘O Som ao Redor’, ‘Aquarius’ e ‘Bacurau’; ‘Passagens’ (Ira Sachs), aclamado na última edição do Festival de Berlim e no Festival de Sundance; ‘Para Onde Voam as Feiticeiras’ (Eliane Caffé, Carla Caffé e Beto Amaral), que reúne sete artistas que performam nas ruas da cidade de São Paulo e interagem coletivamente; ‘Oppenheimer’ (Christopher Nolan), filme sobre o físico J. Robert Oppenheimer, que trabalhou com uma equipe de cientistas durante o Projeto Manhattan no desenvolvimento da bomba atômica; ‘Barbie’ (Greta Gerwig), live action em que a famosa boneca, interpretada por Margot Robbie, começa a questionar a sua vida na Barbielândia, o que a leva a novas aventuras no mundo real; ‘EAMI’ (Paz Encina), narrado na perspectiva da sua jovem protagonista, que vê suas terras sendo destruídas pelos colonizadores; a ficção científica e comédia ‘Asteroid City’ (Wes Anderson), que teve sua estreia na última edição do Festival de Cannes; ‘Ithaka – A Luta de Assange’ (Ben Lawrence), documentário dirigido pelo inglês Ben Lawrence e produzido pelo irmão de Assange que mostra a batalha pela liberdade de Julian Assange vista por uma dimensão pessoal no retrato de um pai lutando para salvar seu filho; e ‘Lobo e Cão’ (Cláudia Varejão), primeiro longa de ficção da diretora portuguesa, premiado no Festival de Veneza.
Os ingressos para as sessões custam R$ 8,00 (meia) e R$ 16,00 (inteira) de quarta a domingo, podendo ser adquiridos na bilheteria física ou na bilheteria virtual (ingresso.com/cinema/cinema-
As estreias
Na sala 1, entra em cartaz a versão remasterizada e restaurada em 4k de ‘Oldboy’, clássico do cinema coreano dirigido por Park Chan-wook (‘Decisão de Partir’, ‘A Criada’, ‘Mr. Vingança’). Vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Cannes em 2004, o filme conta a história de Oh Dae-Su em sua busca por vingança, após ter sido sequestrado e mantido em cativeiro por 15 anos. Já na sala 2, estreia ‘Estranha Forma de Vida’, novo filme de Pedro Almodóvar, protagonizado por Pedro Pascal e Ethan Hawke. O aguardado lançamento acontece em modalidade especial: trata-se de um média-metragem exibido junto a uma entrevista inédita e exclusiva com Almodóvar. Apresentado na última edição do Festival de Cinema de Cannes, o filme acompanha o reencontro dos protagonistas de ‘O Segredo de Brokeback Mountain’ (2005), 25 anos depois. Cores, emoções, crime e intimidade compartilhada marcam o faroeste gravado num deserto. Já na entrevista que acompanha o filme, o diretor fala tanto sobre o processo de criação e realização do média, como também sobre outros trabalhos que compõem sua premiada filmografia.
Sessão comentada
Estreado na última semana, ‘Mirante’ (Rodrigo John) contará com sessão comentada pelo crítico e professor Diego Benevides no sábado (16), às 16h, na sala 2 do Cinema.
Diego Benevides é Doutorando e Mestre em Comunicação pelo Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (PPGCOM/UFC), com pesquisa em cinema brasileiro na linha de Fotografia e Audiovisual. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e graduando em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente integra o grupo de pesquisa IMAGO – Laboratório de Estudos de Estética e Imagem (PPGCOM/UFC). Tem Formação em Tanatologia pelo Instituto Carpe Diem de Psicologia e Tanatologia (CE) e estuda Suicidologia pelo Instituto Fratelli (CE). Atua como crítico de cinema desde 2006 e é membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e sócio-fundador da Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine). Pela Abraccine, participou como autor de seis livros coletivos, entre eles Trajetória da Crítica de Cinema no Brasil (Editora Letramento, 2019). Como jornalista cultural, assinou a coluna semanal Contraplano (2016-2018) no Jornal Diário do Nordeste (CE) e a coluna diária Cineminha (2013-2015) na Rádio Beach Park (CE). Atuou como membro da equipe de curadoria do For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero (2021-atual), do Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema (2017-2019) e da Mostra Cultura de Cinema Brasileiro (2013-2016).
“Rememorações – 10 anos do Cinema do Dragão”
Como parte da programação especial do seu aniversário de 10 anos, comemorado em 03/09, o Cinema do Dragão segue com “Rememorações – 10 anos do Cinema do Dragão”. No domingo (17), acontecem as pré-estreias especiais dos filmes ‘Nardjes A.’ e ‘Marinheiro das Montanhas’, de Karim Aïnouz. O público poderá assistir às sessões exclusivas dos longas documentais ‘Nardjes A.’ e ‘Marinheiro das Montanhas’. Aïnouz, que está em Fortaleza gravando sua nova ficção, estará no Cinema Dragão para uma conversa após as exibições na sala 2.
Em ‘Nardjes A.’, o diretor acompanha um dia na vida da jovem militante argelina que dá nome ao filme. Em meio aos protestos em Argel, a história pessoal e a história da luta de um país se entrelaçam.
Já em ‘Marinheiro das Montanhas’, que teve sessão especial no Festival de Cannes de 2021, a história do próprio realizador em sua primeira ida à Argélia, cidade de seu pai, é narrada através de um grande acervo de imagens e arquivos. Em parceria com a Gullane, distribuidora dos filmes, as sessões terão preços promocionais: na compra do ingresso da sessão das 17 horas, o espectador ganhará o ingresso das 19 horas.
As exibições serão seguidas da Festa do Cinema, com discotecagem de Uirá dos Reis.
Acessibilidade da grade
O Cinema do Dragão dispõe do recurso “Cine Assista”, uma solução capaz de prover acessibilidade em salas de cinemas através da transmissão e sincronização de conteúdos de Libras, audiodescrição e legenda para um aplicativo instalado em dispositivo móvel. O equipamento possibilita que pessoas surdas e/ou cegas assistam aos filmes que dispõem dessa tecnologia. Espectadores que precisarem do recurso podem solicitar o aparelho na Bilheteria e devem instalar o aplicativo no seu telefone móvel.
PROGRAMAÇÃO
ESTRANHA FORMA DE VIDA (Espanha / França – 2023) – Estreia
Direção: Pedro Almodóvar // 82 min // 14 anos // O2 Play/Mubi
Depois de 25 anos separados, o rancheiro Silva cavalga pelo deserto para visitar seu velho amigo Jake, o xerife de Bitter Creek. O que vem a seguir é uma tarde de intimidade compartilhada, reconciliação e lembranças. No entanto, no dia seguinte, a revelação da conexão dos dois homens com um crime local sugere que há mais no encontro deles do que apenas uma viagem pela estrada da memória.
Sala 2 – Sessão única:
Quinta 14/09 – 20h20
Sexta 15/09 – 20h20
Sábado 16/09 – 20h20
Terça 19/09 – 20h20
OLDBOY (Coréia do Sul – 2003) – Estreia
Direção: Park Chan-wook // 120 min // 16 anos // Pandora Filmes
Sinopse: Oh Dae-Su (Choi Min-sik), um bêbado que depois de levado para a prisão, e libertado por um amigo, acaba sequestrado em uma noite chuvosa em 1988, e acorda em um estranho quarto de hotel sem janelas. Mantidos em cativeiro por uma razão desconhecida, os captores invisíveis de Oh Dae-Su o alimentam e o mantêm sistematicamente sedado para evitar o suicídio, fornecendo apenas uma televisão colorida para lhe fazer companhia. E depois de quinze anos, Dae-Su ganha a liberdade. Agora, seus sequestradores impiedosos encorajam Oh Dae-Su a rastrear os responsáveis pelo misterioso sequestro e, finalmente, obter sua vingança contra o algoz desconhecido. No entanto, quem odiaria tanto Oh Dae-Su a ponto de negar-lhe uma morte rápida e limpa.
Sala 1 – Sessões:
Quinta 14/09 – 19h30
Sexta 15/09 – 19h30
Sábado 16/09 – 19h30
Terça 19/09 – 19h30
Quarta 20/09 – 19h30
ITHAKA – A LUTA DE ASSANGE (Austrália / Reino Unido – 2021) – 2ª semana
Direção: Ben Lawrence // 106 min. // 12 anos // Documentário // Pandora
Sinopse: A batalha pela liberdade de Julian Assange vista por uma dimensão pessoal no retrato de um pai lutando para salvar seu filho.
Sala 2 – Sessões:
Sexta 15/09 – 18h20
Quarta 20/09 – 20h
LOBO E CÃO (Portugal / França – 2022) – 2ª semana
Direção: Cláudia Varejão // 111 min. // 14 anos // Ficção // Filmicca
Sinopse: Ana nasceu em São Miguel, uma ilha no meio do Oceano Atlântico marcada pela religião e pelas tradições. É a filha do meio de três irmãos que vivem com a mãe e a avó. Ana percebeu cedo que as garotas têm tarefas distintas dos rapazes. Através da sua amizade com Luís, seu melhor amigo queer que gosta tanto de vestidos quanto de calças, Ana questiona o mundo que lhe foi prometido. Quando sua amiga Cloé chega do Canadá, trazendo com ela os dias brilhantes da juventude, Ana embarca numa viagem que a levará a atravessar a linha do horizonte.
Sala 2 – Sessões:
Quinta 14/09 – 17h50
Sexta 15/09 – 16h
Terça 19/09 – 17h50
MIRANTE (Brasil – 2019) – 2ª semana
Direção: Rodrigo John // 78 min. // 14 anos // Doc // Lança Filmes
Sinopse: O documentário retrata a jornada de um jovem que, ao longo de 11 anos, desenvolve o hábito singular de observar e admirar pessoas desconhecidas nas ruas do centro de uma cidade. Através da janela de sua casa, ele captura momentos corriqueiros que, de alguma forma, encapsulam a essência da vida urbana. O filme se desenrola nesse cenário enquanto o Brasil atravessa transformações políticas significativas, reabrindo antigas feridas sociais em meio à virada política.
Sala 2 – Sessões:
Sábado 16/09 – 16h – Sessão comentada por Diego Benevides (Aceccine)
Terça 19/09 – 14h
Quarta 20/09 – 18h20
ASTEROID CITY (EUA – 2023) – 3ª Semana
Direção: Wes Anderson // 105 min // 14 anos // Universal
Sinopse: Asteroid City, novo filme do diretor Wes Anderson, se passa na década de 1950 em uma cidade fictícia do deserto norte-americano. Em uma convenção organizada para unir alunos e pais em uma competição acadêmica, o caos se instala à medida que ocorrem eventos capazes de mudar o mundo.
Sala 2 – Sessões:
Quinta 14/09 – 15h40
Sexta 15/09 – 13h50
Sábado 16/09 – 13h40
Terça 19/09 – 15h40
Quarta 20/09 – 16h20
EAMI (Paraguai / França – 2022) – 3ª Semana
Direção: Paz Encina // 83 min // 12 anos // Filmicca
Sinopse: Situado no chaco paraguaio, EAMI é narrado da perspectiva da jovem Eami, de cinco anos, integrante da comunidade Ayoreo Totobiegosode, cuja terra natal é invadida por colonizadores com a intenção de brutalmente expulsar os Ayoreo de suas terras ancestrais. Incorporando Asojá, a deusa-pássaro, Eami entra em um transe no qual caminha lentamente por sua amada floresta enquanto se prepara para deixá-la para sempre.
Sala 2 – Sessões:
Quinta 14/09 – 13h40
Sábado 16/09 – 18h40
PARA ONDE VOAM AS FEITICEIRAS (Brasil – 2023) – 3ª Semana
Direção: Eliane Caffé, Carla Caffé e Beto Amaral // 89 min // 14 anos // Descoloniza Filmes
Sinopse: Para onde voam as feiticeiras acompanha a deriva de encenações e improvisos de sete artistas pelas ruas do centro de São Paulo em uma experiência cinematográfica que torna visível a persistência de preconceitos arcaicos de gênero e raça no imaginário comum. No centro desta narrativa polifônica está a importância da resistência política através das alianças de luta comum entre coletivos LGBTQIA+, negritude, indígenas e trabalhadores sem teto.
Sala 1 – Sessões:
Quinta 14/09 – 14h
Sexta 15/09 – 13h40
Sábado 16/09 – 14h
Terça 19/09 – 13h40
Quarta 20/09 – 14h
PASSAGENS (França/Reino Unido – 2023) – 3ª Semana
Direção: Ira Sachs // 92 min // 18 anos // O2
Sinopse: O casamento de Tomas e Martin entra em crise quando Tomas começa impulsivamente um caso apaixonado com a jovem professora Agathe. Mas quando Martin também começa um caso, Tomas deve enfrentar decisões de vida que ele pode não estar preparado ou disposto a enfrentar.
Sala 1 – Sessões:
Quinta 14/09 – 15h50
Sexta 15/09 – 15h50
Sábado 16/09 – 15h50
Terça 19/09 – 15h50
Quarta 20/09 – 15h50
RETRATOS FANTASMAS (Brasil – 2023) – 3ª semana
Direção: Kleber Mendonça Filho // 91 min // 12 anos // Vitrine Filmes
Sinopse: Como em tantas cidades do mundo ao longo do século XX, milhões de pessoas foram ao cinema no centro do Recife. Com a passagem do tempo, as ruínas dos grandes cinemas revelam algumas verdades sobre a vida em sociedade.
Sala 1 – Sessões:
Quinta 14/09 – 17h40
Sexta 15/09 – 17h40
Sábado 16/09 – 17h40
Terça 19/09 – 17h40
Quarta 20/09 – 17h40
Sala 2 – Sessão
Domingo 17/09 – 14h
BARBIE (EUA – 2023) – 5ª semana
Direção: Greta Gerwig // 115 min // 12 anos // Warner Bros
Sinopse: No fabuloso live-action da boneca mais famosa do mundo, acompanhamos o dia a dia em Barbieland – o mundo mágico das Barbies, onde todas as versões da boneca vivem em completa harmonia e suas únicas preocupações são encontrar as melhores roupas para passear com as amigas e curtir intermináveis festas. Porém, uma das bonecas (interpretada por Margot Robbie) começa a perceber que talvez sua vida não seja tão perfeita assim, questionando-se sobre o sentido de sua existência e alarmando suas companheiras. Logo, sua vida no mundo cor-de-rosa começa a mudar e, eventualmente, ela sai de Barbieland. Forçada a viver no mundo real, Barbie precisa lutar com as dificuldades de não ser mais apenas uma boneca – pelo menos ela está acompanhada de seu fiel e amado Ken (Ryan Gosling), que parece cada vez mais fascinado pela vida no novo mundo. Enquanto isso, Barbie tem dificuldades para se ajustar, e precisa enfrentar vários momentos nada coloridos até descobrir que a verdadeira beleza está no interior de cada um.
Sala 2 – Sessão:
Quarta 20/09 – 14h
OPPENHEIMER (EUA – 2023) – 5ª semana
Direção: Christopher Nolan // 180 min // 16 anos // Universal
Sinopse:. Ambientado na Segunda Guerra Mundial, o longa acompanha a vida de J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), físico teórico da Universidade da Califórnia e diretor do Laboratório de Los Alamos durante o Projeto Manhattan – que tinha a missão de projetar e construir as primeiras bombas atômicas. A trama acompanha o físico e um grupo formado por outros cientistas ao longo do processo de desenvolvimento da arma nuclear que foi responsável pelas tragédias nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945.
Sala 1 – Sessão:
Domingo 17/09 – 13h40
REMEMORAÇÕES 10 ANOS DO CINEMA DO DRAGÃO
Pré-estreias
NARDJES A. (Argélia, França, Alemanha, Brasil, 2020) – Pré-estreia
Direção: Karim Aïnouz // 80 min. // 12 anos // Gullane Filmes
Sinopse: Uma onda de protestos populares de cunho pacífico toma as ruas de Argel contra a apresentação da 5ª candidatura do então presidente Bouteflika. Nardjes, uma jovem militante argelina, encontra no movimento um espaço para reivindicar um futuro melhor para a sua geração. Filmado em 8 de março de 2019, NARDJES A. retrata um dia na vida da ativista enquanto ela se junta aos milhares de manifestantes nas ruas de Argel que seguem em luta para derrubar o regime que os silenciou por décadas. Seguimos seus passos em meio a um momento histórico para seu país.
Sala 1 – Sessão:
Domingo 17/09 – 19h
Sala 2 – Sessão
Domingo 17/09 – 17h
MARINHEIRO DAS MONTANHAS (2021) Pré-estreia
Direção: Karim Aïnouz // 95 min. // 12 anos // Gullane Filmes
Sinopse: ‘Marinheiro das Montanhas’ é um diário de viagem filmado na primeira ida de Karim Aïnouz à Argélia, país em que seu pai nasceu. Entre registros da viagem, filmagens caseiras, fotografias de família, arquivos históricos e trechos de super-8, o longa opera uma costura fina entre a história de amor dos pais do diretor, a Guerra de Independência Argelina, memórias de infância e os contrastes entre Cabília (região montanhosa no norte da Argélia) e Fortaleza, cidade natal de Karim e de sua mãe, Iracema. Passado, presente e futuro se entrelaçam em uma singular travessia.
Sala 1 – Sessão:
Domingo 17/09 – 17h
Sala 2 – Sessão
Domingo 17/09 – 19h – Após a sessão haverá conversa com o diretor Karim Aïnouz.
Em breve
ELIS & TOM, SÓ TINHA QUE SER COM VOCÊ (Roberto de Oliveira & Jom Tob Azulay)
Sobre o Cinema
O Cinema do Dragão é um cinema que integra o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, complexo cultural da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar.
Serviço: #476 semana de programação do Cinema do Dragão
Período: 14 a 20 de setembro de 2023
Horário: horários diversos a partir das 13h40
Local: Cinema do Dragão, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Ingressos da grade regular a R$ 8,00 (meia) e R$ 16,00 (inteira)
Às terças, o acesso tem valor promocional por R$ 5,00 (meia) e R$ 10,00 (inteira)
Vendas na Bilheteria do Cinema do Dragão ou no site Ingresso.Com (ingresso.com/cinema/cinema-