Moradores da cidade e dos distritos contarão com uma sessão itinerante de produções do audiovisual brasileiro e uma mostra em celebração aos 100 anos do cinema cearense.
Itapipoca, cidade localizada a 130 quilômetros da capital cearense, se prepara para receber a primeira sala pública multiuso de Cinema da região, que será inaugurada no dia 08 de março. Para preparar o público para este novo espaço, será realizado de hoje, dia 26 de fevereiro, a 7 de março, a Mostra Itinerante Cine+, com exibição de filmes de longa, média e curta metragem, todos eles produções do cinema cearense. Em seguida, após a inauguração, o projeto realizará, de 09 a 16 de março, na sala Cine +, a “Mostra Cine+: 100 Anos de Cinema Cearense”. Toda a programação tem acesso gratuito e é uma iniciativa da Enel Brasil, do Governo do Estado do Ceará, da Quitanda Soluções Criativas, do Instituto BR e da Prefeitura de Itapipoca.
Mostra Itinerante Cine+
Com o objetivo de preparar os espectadores para a programação audiovisual que acontecerá no Complexo da Rede CINE+, promover o acesso à cultura e levar o cinema a cada canto da cidade, o projeto vai realizar 12 sessões, com exibição de dois curtas e um longa-metragem seguido de debate, em 13 distritos. São eles: Assunção (26/02, às 18h), Picos (27/02, às 14h), Serrinha (27/02, às 18h), Sangrada (28/02, às 18h), Lagoa das Mercês (29/02, às 14h), Arapari (1°/3, às 14h), Santa Rita (1/3, às 8h), Brandões (4/3, às 10h30),Quandú (4/3, às 18h), Lagoa da Cruz (5/3, às 14h), Araponga (5/3, às 18h), Lagoa do Juá (6/3, às 18h) e Lagoinha I (7/3, às 14h).
Além de entreter, a iniciativa visa promover uma experiência enriquecedora aos cidadãos e formar novos públicos para o audiovisual brasileiro, destacando sua importância educativa.
Inauguração – Sala multiuso Cine+
O mais novo espaço de lazer e cultura da cidade fica ao lado da Biblioteca Pública Rita Aguiar Barbosa, em frente à praça Perilo Teixeira, no Centro da Cidade. A solenidade de inauguração, marcada para o dia 8 de março, às 19h, contará com homenagem a cineastas e líderes de instituições que de alguma forma contribuíram para a realização da história do cinema cearense. Após a cerimônia, haverá apresentação de Silvero Pereira com o show “Silvero interpreta Belchior”.
Com capacidade para 100 lugares, a sala trará aos moradores de Itapipoca e cidades circunvizinhas uma programação voltada para filmes autorais brasileiros ligados, principalmente, aos direitos humanos e à educação. Para além de exibição cinematográfica, o CINE+ conta com um espaço multiuso, atendendo a comunidade em ações formativas e apresentações das mais diversas linguagens artísticas, e uma área de conveniência externa, com banheiros, lanchonetes e pipoqueira. E para garantir o acesso de todos, o espaço conta com rampas, piso podotátil, guarda corpo e sinalização para favorecer o livre deslocamento.
Mostra Cine+: 100 Anos de Cinema Cearense
O novo espaço abre com uma programação inaugural que celebra a produção do primeiro conteúdo audiovisual do estado. É a “Mostra Cine+: 100 Anos de Cinema Cearense”, que de 9 a 16 de março, apresentará ao público um panorama das produções realizadas no cinema cearense ao longo do século, com uma curadora especial e homenagens. O evento contará com sessões no período da manhã, às 9h30, para estudantes de escolas públicas e sessões noturnas abertas a toda a comunidade, às 19h, com entrada gratuita.
Para Ingrid Ferreira, diretora do CINE+, o cinema desempenha um papel fundamental na promoção da diversidade, inclusão e conscientização sobre questões sociais. “Através de filmes que abordam temas relevantes, o cinema pode sensibilizar o público e estimular o debate em torno de questões como igualdade de gênero, direitos humanos, meio ambiente, entre outros. Eventos como a mostra Cine+: 100 Anos de Cinema Cearense em Itapipoca contribuem para ampliar o acesso à cultura e estimular o pensamento crítico, fortalecendo os laços sociais e promovendo a cidadania”, completa.
A iniciativa integra as ações do programa CINE+: cultura, educação e sustentabilidade e consiste em democratizar a arte a partir da implementação de salas cinematográficas multiuso em diversos municípios brasileiros. Ela está presente no Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo, com o propósito de formar plateias para o audiovisual e servir como escola para técnicos e produtores da área.
O Cine+ é uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR em parceria com a Prefeitura Municipal de Itapipoca, produção executiva da Cinco Elementos Produções e consultoria executiva da Marco Zero. Apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secult Ceará. Agradecimento: Enel.
Sobre a Quitanda Soluções Criativas – Atuando no mercado de negócios de impacto há 15 anos, a Quitanda Soluções Criativas se destaca no desenvolvimento de tecnologias sociais nas áreas de cultura, arte e educação por meio de ações inovadoras e sustentáveis. A empresa vem realizando trabalhos em vários estados brasileiros, como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Com expertise em projetos do setor de Negócios Sociais e Economia Criativa, a Quitanda Soluções Criativas foi pioneira ao oferecer formação aos trabalhadores da cultura, com cursos técnicos e de pós-graduação com o programa Laboratórios Culturais. Ainda em seu rol de projetos transformadores, vem impactando a vidas de milhares de artistas e plateia com festivais como ELOS, Acordes do Amanhã, Rede de Dança, Plataforma Sinfonia do Amanhã, Escolas Criativas, CINE+ e LAB Cidades Criativas.
Sobre a Enel Distribuição Ceará
A Enel Distribuição Ceará, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 184 municípios, abrangendo 100% do território estadual, com cobertura de uma área de 149 km². A companhia possui mais de 4,2 milhões de clientes, 189 pontos de atendimento e 127 subestações em todo o estado. Atualmente a empresa possui mais de 156 mil quilômetros de rede elétrica no Ceará, distribuídos em alta, média e baixa tensão. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
SERVIÇO
Mostra Itinerante de Cinema de Itapipoca: de 26 de fevereiro a 7 de março, em 13 distritos de Itapipoca.
Inauguração da Sala Multiuso Cine+: 08 de março, às 19h, na rua Dom Aureliano Matos, ao lado da Biblioteca Pública Rita Aguiar Barbosa, em frente à praça Perilo Teixeira, no Centro da Cidade.
Mostra Cine+: 100 Anos de Cinema Cearense: de 9 a 16 de março, na Sala Multiuso Cine+. Sessões às 9h30, para estudantes de escolas públicas e às 19h, para o público em geral, com acesso gratuito.
Programação completa – Site: www.cinemais.art.br. Redes sociais: @redecinemais