A Cimento Apodi, referência na produção de cimento, concretos e argamassas, está à frente do projeto Florescer Quixeré, uma iniciativa voltada para o fortalecimento do empreendedorismo e o desenvolvimento econômico nas comunidades de Bom Sucesso, baixada do Félix e localidades do entorno, todas em Quixeré, localizada a cerca de 195 km de Fortaleza, onde a empresa mantém uma unidade industrial.
O curso, totalmente gratuito, beneficia cerca de 25 participantes por oficina, a maioria acima de 35 anos. Destes, 81% são mulheres. As aulas, iniciadas em 6 de dezembro, têm como objetivo capacitar as participantes por meio de um programa abrangente de formação, composto por 22 módulos e uma carga horária total de 144 horas, ministradas por professores da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). A conclusão está prevista para junho de 2025.
As aulas são presenciais, realizadas às sextas e sábados, na sede da Associação Comunitária Padre Abdon Valério, na comunidade Bom Sucesso. Durante o curso, as participantes têm acesso a conteúdos teóricos e práticos voltados ao desenvolvimento de habilidades empreendedoras, com o objetivo de impulsionar negócios locais e promover um crescimento sustentável para a comunidade.
“Acreditamos no poder transformador da educação e do empreendedorismo. O Florescer Quixeré é uma iniciativa que reafirma nosso compromisso com o desenvolvimento das comunidades onde estamos presentes, gerando oportunidades e fortalecendo a economia local”, destaca Hilberto Feitosa, diretor industrial da Apodi.
O projeto Florescer é uma realização da Cimento Apodi e da Scatec, com a colaboração de renomadas instituições parceiras, como a UERN, Senai, Sebrae, Serlares e Somos Um
Educação como pilar transformador
A Cimento Apodi mantém um forte compromisso com iniciativas que promovem impactos sociais positivos e o crescimento sustentável, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades onde está presente. Desde 2018, a empresa desenvolve o projeto Construindo o Saber, voltado para jovens e adultos que desejam concluir, de forma gratuita, o Ensino Fundamental ou Médio. O programa é realizado em Quixeré, Fortaleza e Pecém, localidades onde a Cimento Apodi possui colaboradores. Até o momento, já foram formadas nove turmas, beneficiando 357 pessoas.
Além disso, a empresa promove o programa Jovens Transformadores, em parceria com o Senai, que busca qualificar jovens em competências técnicas e comportamentais relacionadas à produção industrial do setor cimenteiro. O programa de aprendizagem gratuito prepara futuros profissionais para o mercado de trabalho, contribuindo para o fortalecimento da indústria local e nacional.
Outro destaque é a UniApodi, Universidade Corporativa da Cimento Apodi, inaugurada em outubro deste ano, que tem como objetivo promover o desenvolvimento contínuo de seus colaboradores. A UniApodi oferece um portfólio abrangente de oportunidades de aprendizado que vão além das capacitações técnicas, englobando áreas fundamentais como competências comportamentais, liderança e sustentabilidade.
“A UniApodi nasceu com a missão de inspirar e capacitar nossos colaboradores, tornando-os protagonistas de suas carreiras, com uma visão integrada entre o desenvolvimento humano e os desafios globais. Queremos preparar nossa equipe para o futuro, reforçando nosso compromisso com a sustentabilidade e com a criação de valor compartilhado”, destaca Luciane Mello, gerente executiva de DHO, Comunicação e Sustentabilidade da Cimento Apodi.
Sobre a Cimento Apodi
Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pela participação societária da família Dias Branco e do Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial, com sede na Grécia.
Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui duas unidades industriais – sendo um parque industrial de três mil hectares de área em Quixeré/CE, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém/CE. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano.
A Companhia conta ainda com quatro centrais de concreto, três laboratórios (sendo um de serviços técnicos e dois de cimento), um centro tecnológico (Apodi Expert) e dez Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes. A companhia produz com alto rigor de qualidade uma ampla linha de produtos, o que permite à empresa atender às diferentes necessidades do mercado da construção civil brasileira, com eficiência e responsabilidade socioambiental.