No evento, realizado no auditório Miguel Oscar Viana Peixoto, também foi empossada a nova diretoria para o triênio 2025/2027, composta por David Sombra Peixoto (vice-presidente), Thiago Morais de Almeida Vilar (secretário-geral), Francivaldo de Lemos Pereira (secretário-geral adjunto) e Camila Ferreira Fernandes (tesoureira).
Em seu discurso de posse, Christiane Leitão reforçou a importância de ter uma mulher à frente da OAB-CE e ressaltou que a nova gestão será participativa e democrática. “A nossa gestão será feita a muitas mãos, em um processo permanente de escuta da advocacia de todo o Estado. Vamos democratizar ainda mais a instituição, respeitando a diversidade de opiniões e convicções, valorizando a advocacia e sendo uma aliada forte do Estado de Direito e da cidadania”, afirmou. Segundo a presidente, a qualificação dos advogados do Estado e o papel das comissões temáticas da Ordem também serão fortalecidos na nova gestão.
Já o ex-presidente da Ordem, Erinaldo Dantas, comemorou o momento histórico de dar posse à primeira presidente da OAB-CE e afirmou que os principais marcos dos seis anos de sua gestão foram a inclusão, a união e a entrega. “Fomos uma gestão que se preocupou em incluir mulheres, negros, jovens advogados e a advocacia do interior. E bastou uma gestão com igualdade para termos uma mulher presidente da OAB. Outra marca foi o trabalho: fomos uma gestão preocupada com a entrega”, disse.
Nova gestão
A gestão do triênio 2025/2027 contará ainda com 52 conselheiros seccionais titulares, 64 conselheiros seccionais suplentes, três conselheiros federais titulares, três conselheiros federais suplentes. Já a Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE) contará com cinco diretores e seis conselheiros fiscais.
No evento, a nova presidente da OAB-CE instalou a Primeira Sessão Extraordinária do Conselho Seccional da OAB-CE e deu posse aos presidentes das 17 subsecções do Estado.
A solenidade híbrida, teve transmissão pelo canal da OAB Ceará no YouTube e contou com as presenças da secretária Socorro França, que representou o governador Elmano de Freitas; da desembargadora Iracema do Vale, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Ceará e atual Ouvidora do Tribunal Superior Eleitoral; da desembargadora federal Fernanda Maria Uchoa de Albuquerque, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região; do desembargador federal Durval César Maia, ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região; do presidente da Escola da Magistratura Federal do Tribunal Regional Federal da 5ª. Região, Cid Marconu Gurgel de Souza; do presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, Sergio Costa; do presidente do Tribunal de Defesa de Prerrogativas, Antônio Cleto Gomes; do ex-presidente da OAB-CE e membro Honorário Vitalício e Decano da Bancada do Ceará no Conselho Federal da OAB, Hélio das Chagas Leitão Neto.