Encerrando a programação de ações em alusão à Semana do Meio Ambiente, o RioMar Fortaleza e o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) promoveram na manhã dessa sexta (07/06) a 7ª edição do Jogando Limpo com a Lagoa, uma ação colaborativa de coleta de resíduos do entorno da Lagoa do Papicu com a participação dos jovens do IJCPM, moradores da comunidade local, cooperativa de catadores e colaboradores do shopping.
A atividade socioeducativa também envolveu estudantes da Escola Pública Maria José Medeiros. A programação contou com apresentação do coral de idosos da Universidade Sem Fronteiras e oficinas de plantio de mudas realizadas pela Cagece.
DNA Sustentável
Os shoppings do Grupo JCPM no Ceará, RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, já foram concebidos e construídos como equipamentos sustentáveis, sendo capazes de consumir 35% a menos de energia, quando comparados a outros empreendimentos convencionais, pois têm amplo aproveitamento da iluminação natural. Quanto ao consumo de água, a redução chega a 70% de economia, com a utilização de sistema de descargas e mictórios a vácuo, além de torneiras com detectores de presença.
Também investem e estimulam a reciclagem como meio de transformação de vidas com as Centrais de Resíduos, que além de destinar corretamente todo o resíduo com potencial de reciclagem, também geram emprego e renda a 21 famílias moradoras do entorno. Os espaços e a renda gerada com a comercialização são totalmente administrados pelos próprios recicladores. Só no ano de 2023, o RioMar Fortaleza e o RioMar Kennedy foram responsáveis por reciclar mais de 2 toneladas de resíduos eletrônicos, além disso foram reciclados nas duas Centrais cerca de 982 toneladas, entre papel, papelão, plástico, vidro, metal e alumínio.
Desde julho de 2021, os shoppings de Fortaleza investem em um programa de compostagem que transforma os resíduos orgânicos que são gerados pelos restaurantes e operações de alimentos dos empreendimentos em adubo rico em nutrientes, que vem sendo utilizado na jardinagem e paisagismo dos shoppings, além de serem doados aos clientes. A ação é uma prática inovadora no segmento de shopping center no Ceará.