Com investimento superior a R$ 800.000, a iniciativa integra o conjunto de esforços para a continuidade de programas e realização de temporadas no Dragão. De acordo com a superintendente do Centro Dragão do Mar, Helena Barbosa, a iniciativa se constitui, atualmente, no principal instrumento para a ocupação democrática dos espaços do Dragão por artistas e coletivos cearenses ou radicados no Ceará, bem como para o estímulo à formação de plateias em múltiplas linguagens e realização de temporadas cênicas. “Com esse entendimento, e estimulados pela escuta ativa desses agentes culturais, recorremos ao plano de sustentabilidade e ao programa de pautas do CDMAC, que cumpre um papel fundamental no processo de manutenção dos espaços de difusão, além do fortalecimento da cadeia produtiva que estrutura as ações culturais e artísticas do centro cultural, para viabilizar o incremento dos recursos investidos e, assim, atender às reivindicações das classes artísticas”, afirma a gestora do centro cultural.
Dragão em Diálogo
Primando pelo diálogo e pela transparência junto à classe artística, o CDMAC realizou, no dia 23 de maio de 2024, no auditório, mais um “Dragão em Diálogo”, ocasião em que recebeu artistas e fóruns de linguagens, enquanto representações coletivas da classe, para uma conversa sobre as propostas para a edição 2024/2025 do Cena Ocupa. O encontro também contou com transmissão ao vivo pelo perfil do centro cultural no Instagram. A partir das sugestões reunidas, foram obtidos avanços, especialmente no que concerne ao fortalecimento das políticas de cachê, de interiorização e acessibilidade, ajustes viabilizados a partir do plano de sustentabilidade do CDMAC e de seu programa de pautas.
Novidades: maior investimento em cachês, interiorização e acessibilidade
Além de reajuste no valor de cachês, também houve aumento no valor da ajuda de custo, sendo metade dela concedida antes da apresentação, para propostas oriundas do interior do estado, e alguns programas foram reconfigurados, seja no formato ou na quantidade de apresentações, o que também favorecerá uma maior adesão de propostas de artistas e grupos para além da capital.
Como forma de ampliar o acesso às informações do documento para todas as pessoas, a Convocatória também será lançada em Libras.
Entre outras reivindicações atendidas, a reconfiguração dos programas voltados às linguagens cênicas. Com a revisão dos formatos das apresentações, propostas de Circo, Dança e Teatro ganharão novas possibilidades de espaço de exibição, para além do Teatro Dragão do Mar. Com o ajuste nos formatos de apresentações de projetos do interior, e a consequente mudança nos dias das apresentações, os programas cênicos agora contam com novo nome: “Teatro da Terça” passa a ser denominado “Teatro em Cena”, o “Quarta do Circo” fica “Circo em Cena” e “Quinta com Dança” agora é intitulado “Dança em Cena”. Também foi acatado o pedido das representações coletivas do Circo e da Performance, linguagens que agora contarão com duas apresentações/ativações ao invés de uma, nos programas Circo em Cena, na categoria Números Circenses, e Entre Performance.
Em devolutiva aos participantes do último Dragão em Diálogo, o CDMAC sinalizou o compromisso de avaliar a possibilidade de contemplar demais sugestões no próximo Contrato de Gestão.
Como participar
As pessoas interessadas em participar precisam ter idade mínima de 18 anos, ser nascidas e/ou residentes no Ceará há pelo menos dois anos, ser cadastradas no Mapa Cultural do Ceará e efetuar a inscrição no prazo limite. Além dos cachês, artistas e grupos selecionados receberão apoio técnico para a realização de seus projetos. A comissão avaliadora de cada linguagem será composta por dois profissionais de comprovada experiência e notório saber em cada área.
Após a análise dos projetos, entre 25 de junho e 04 de julho, o resultado preliminar será divulgado no dia 8 de julho de 2024, nos sites do Dragão do Mar, do IDM e na página da Convocatória no Mapa Cultural do Ceará. Recursos de contestação do resultado poderão ser enviados nos dias 9 e 10 de julho, sendo o resultado lançado até as 23h59 do dia 12 de julho de 2024.
Dúvidas relacionadas à inscrição de propostas deverão ser enviadas por e-mail para convocatoria.cdmac@idm.org.br e serão respondidas de segunda a sexta, das 9h às 17h, durante o período de inscrição.
Cronograma
Inscrições: de 07/06/2024 a 23/06/2024
Avaliação das propostas: 25/06/2024 a 04/07/2024
Resultado preliminar: 08/07/2024
Envio de recursos: 09 e 10/07/2024
Resultado final: 12/07/2024
Período de execução: agosto/2024 a março/2025
Serviço: Convocatória de Ocupação do Dragão do Mar 2024/2025
Inscrições: de 7 a 23 de junho de 2024
Link da Convocatória e Inscrições: https://mapacultural.secult.
Tutorial sobre como realizar sua inscrição: https://cultura-ceara.gitbook.
Divulgação do Resultado Preliminar: 8 de julho de 2024 no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br)
Envio de recursos: dias 9 e 10 de julho de 2024
Resultado final: 12 de julho de 2024
Apresentação dos trabalhos selecionados: de agosto de 2024 a março de 2025
Dúvidas sobre o Mapa Cultural do Ceará: bit.ly/dúvidamapacultural (retornos das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, até o último dia de inscrição)
Mais informações: convocatoria.cdmac@idm.org.br