Com o intuito de sensibilizar trabalhadores, pacientes e cuidadores sobre a prevenção, identificação dos sintomas e tratamento da tuberculose, a equipe Casa de Cuidados do Ceará (CCC) promoveu, na última segunda-feira (24), o “Encontro em alusão ao dia mundial de combate à tuberculose”.

Renata Maia, enfermeira infectologista da CCC, destacou a importância de celebrar a data. “É preciso desenvolver estratégias de combate à doença e unir forças, pois é um assunto de responsabilidade de toda a sociedade”. Além disso, com o intuito de esclarecer tópicos e dúvidas sobre tuberculose, o médico infectologista Breno Matos ministrou a palestra “Tuberculose: o que é importante saber”, apresentando os principais sintomas e tratamento da doença.
image.png
Renata Maia, enfermeira infectologista da CCC, apresenta dados sobre a doença.

Outro destaque foi a apresentação das atividades realizadas pela equipe multiprofissional no cuidado integral aos pacientes com tuberculose, promovida pela equipe da unidade, assim como a certificação dos pacientes em tratamento. “Os grupos promovidos pela equipe multidisciplinar promovem integração, socialização, sentimento de pertencimento e autovalorização. É muito importante para essas pessoas que ficam tanto tempo isoladas”, refletiu a terapeuta ocupacional Gardênia Leão. “O tratamento fica até mais leve, pois o paciente esquece um pouco que está doente”, complementou a fisioterapeuta Lucilene Santos.

O paciente Adriano Silva, 30, concluiu o tratamento de tuberculose na CCC e fez questão de expressar sua gratidão à equipe. “Fui ao HSJ [Hospital São José, unidade de referência no tratamento da tuberculose no Ceará] buscar tratamento até ser encaminhado para a Casa. Passei seis meses, fiquei muito tempo longe da família, mas hoje consegui me reerguer e recomeçar a minha vida. Comecei um novo trabalho como mecânico, agradeço a todos que me ajudaram, o segredo é não desistir”, disse, emocionado.
6ef1fb0b-32a3-4447-8a60-6d143f513f46.jpg
Paciente Adriano Silva recebeu o certificado de conclusão de tratamento de tuberculose.
CCC atende pacientes com tuberculose

Em 2024, a Casa de Cuidados do Ceará passou a disponibilizar 20 leitos para receber pessoas que realizam tratamento contra tuberculose no Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ), que também é unidade da Sesa. A instituição passou a atender pacientes em alta hospitalar que ainda necessitam de assistência após o período de internação.

O atendimento aos pacientes com tuberculose na Casa de Cuidados é realizado em uma área isolada, com acesso restrito. O serviço conta com uma equipe multiprofissional, que inclui médico infectologista, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogo, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo.
image.png
Desde 2024, a CCC atende pacientes com tuberculose e promove grupos multidisciplinares para auxiliar no tratamento.
“Muitos desses pacientes têm indicação de reabilitação nutricional, motora e respiratória e, durante a permanência na Casa, eles são acompanhados pela equipe multidisciplinar com o objetivo de melhorar o estado de saúde”, explica a diretora da CCC, Ursula Wille Campos.

Atualmente, a CCC oferece 130 leitos e as principais demandas de atendimento são a desospitalização para reabilitação e cuidados de pacientes com doenças neurodegenerativas, Acidente Vascular Cerebral (AVC), trauma ou encefalopatia hipóxico-isquêmica. Outro foco na linha de assistência envolve cuidados paliativos para pacientes com doenças avançadas que necessitam da assistência e de cuidados especiais da equipe multidisciplinar no momento da alta hospitalar.