Nos últimos três anos, um programa gratuito pioneiro no estado já formou mais de 120 gestores culturais. Segundo índices apresentados pelo IBGE e o Ministério do Trabalho e Previdência, o setor é o maior gerador de empregos no País.
O interesse das pessoas em se qualificar na área de produção de eventos de cultura e entretenimento tem se mostrado crescente. Essa busca não é à toa, pois este setor continua sendo o maior gerador de empregos no Brasil. Os dados constam no Radar Econômico, estudo realizado pela Associação Brasileira dos Promotores de Eventos – ABRAPE, e foram apresentados no início deste ano pelo IBGE e o Ministério do Trabalho e Previdência. No saldo acumulado entre janeiro e novembro de 2023, o segmento teve um crescimento de 55,8%, sobre o mesmo período de 2022.
Um exemplo deste crescimento na busca de formação na área está no Ceará. Em maio deste ano, foram formados 41 novos gestores culturais através do curso de Especialização em Gestão Cultural, do programa Laboratórios Culturais, realizado pela Quitanda Soluções Criativas, pelo Instituto BR e pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Este programa, que é pioneiro na formação de produtores culturais no Estado do Ceará, já formou mais de 120 gestores culturais ao longo de três anos.
Além da formação de gestores, a especialização, que teve início em junho de 2023 e finalizou em maio de 2024, beneficiou, também, mais de cinco mil pessoas através de ações formativas abertas ao público, como seminários e cursos livres.
Para Natália Escóssia, aluna do curso, a especialização em Gestão Cultural é uma iniciativa fundamental na construção de uma trajetória de qualificação da cena cultural cearense. “Já trabalho com cultura há 10 anos e fazer esta Especialização foi um desafio e uma grande oportunidade. No meio do curso teve uma reviravolta na minha vida, eu não era gestora e passei a ser gestora de um equipamento cultural, então o curso foi ficando cada vez mais importante pra mim”, pontua a nova gestora executiva do Theatro José de Alencar.
“É gratificante estarmos concluindo mais uma turma, que contou com diversos agentes culturais, tanto da cidade de Fortaleza como do interior do Estado. Foi muito rico termos construído um ambiente em que o debate do campo cultural acontecesse de forma mais ampla, com realidades diferentes, mas entendendo tudo isso como algo global”, conclui Ingrid Ferreira, diretora dos Laboratórios Culturais e CEO da Quitanda Soluções Criativas.
O Laboratório de Gestão Cultural – Especialização em Gestão Cultural é uma realização dos Laboratórios Culturais, da Quitanda Soluções Criativas, do Instituto BR e da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, com produção da Marco Zero, produção executiva da Cinco Elementos Produções e apoio institucional do Governo do Estado do Ceará. Agradecimento: Enel.
Sobre o Laboratórios Culturais
Composto por um Curso Técnico em Produção Cultural, uma Pós-Graduação em Gestão Cultural e um espaço para pesquisa e debate, os Laboratórios Culturais se configuram como uma iniciativa que pensa a gestão, a produção, a fruição e difusão da cultura como meios para alcançar desenvolvimento social, humano, econômico e político.
Sobre a Quitanda Soluções Criativas
Atuando no mercado de negócios de impacto há 15 anos, a Quitanda Soluções Criativas se destaca no desenvolvimento de tecnologias sociais nas áreas de cultura, arte e educação por meio de ações inovadoras e sustentáveis. A empresa vem realizando trabalhos em vários estados brasileiros, como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Com expertise em projetos do setor de Negócios Sociais e Economia Criativa, a Quitanda Soluções Criativas foi pioneira ao oferecer formação aos trabalhadores da cultura, com cursos técnicos e de pós-graduação com o programa Laboratórios Culturais. Ainda em seu rol de projetos transformadores, vem impactando a vidas de milhares de artistas e plateia com festivais como ELOS, Acordes do Amanhã, Rede de Dança, Plataforma Sinfonia do Amanhã, Escolas Criativas, CINE+ e LAB Cidades Criativas.
Sobre a Enel Distribuição Ceará
A Enel Distribuição Ceará fornece energia elétrica nos 184 municípios do Estado do Ceará, em uma área de 149 mil quilômetros quadrados. A Companhia conta com uma base comercial de aproximadamente 4,38 milhões de unidades consumidoras, envolvendo uma população de cerca de 9,2 milhões de habitantes. É a terceira maior distribuidora do Nordeste em volume distribuído.