Estreando na 26ª edição da CASACOR Ceará, o Bossa Arquitetura, escritório cearense com quase 10 anos de trajetória, assina o “Portal”, ambiente com fortes traços minimalistas que integra living room, lavabo e cozinha em uma área de 103 m², localizado logo após a bilheteria da mostra. Com o tema “De presente, o agora”, a exposição foi aberta ao público no dia 24 de outubro e funcionará até 08 de dezembro, na avenida Almirante Barroso nº 500, Praia de Iracema.
Ao criarem o Portal, os arquitetos e sócios do Bossa, Victoria Muniz, Igor Dias e Déborah Ramos, se inspiraram na teoria do “Universo em Bloco”, desenvolvida em 1908 por Albert Einstein, na qual passado, presente e futuro se fundem como páginas de um livro infinito sobre a mesma história. “O Portal é uma jornada imersiva que abraça essa visão, exaltando a natureza como o elemento ancestral mais essencial para a nossa existência”, destaca Igor.
O espaço une o contemporâneo, o vintage e o natural, exaltando um futuro inovador e em profunda conexão com a natureza. “Estamos em uma cápsula do tempo onde o futuro não é temido, mas sim abraçado. Com um design futurista, o Portal nos alerta de que a passagem do tempo é inevitável, mas a natureza deve e continuará a florescer”, enfatiza Victoria.
O ambiente é apresentado como uma estrutura quadridimensional com largura, altura, comprimento e tempo, onde todos os momentos estão entrelaçados e coexistem simultaneamente. O Portal também oferece uma sensação de conforto e aconchego, por meio de sua iluminação suave e intimista, cores neutras e peças autorais elaboradas pelos próprios idealizadores do espaço e também por artistas, como a artesã do Ateliê Crua, Lorena Vieira que desenvolveu uma linha exclusiva de cerâmicas para o ambiente.
O designer de produtos Guilherme Wentz produziu o “vaso solo”, peça exclusiva que fica na entrada do Portal e propõe uma forma delicada e pouco convencional de trazer a natureza para dentro de casa. O arquiteto e designer de interiores, Wanderson Nascimento foi o criador do quadro “Portal do Tempo”, arte em tapeçaria exposta na sala de jantar. Já o renomado designer de móveis e diretor criativo, Victor Vasconcellos assina a “Flor do Deserto” , peça em estofado com toques de sofisticação e contemporaneidade. O paisagismo do espaço foi assinado por Carolina Pires e Fernanda Gonçalves, arquitetas e paisagistas do Studio Sambabaia.
Sobre o Bossa Arquitetura
Os arquitetos e sócios do Bossa Arquitetura Igor Dias, Victoria Muniz e Déborah Ramos uniram suas influências globais com um olhar aguçado para o minimalismo na intenção de criar verdadeiras obras de arte funcionais, enaltecendo o design minimalista e o luxo sob outra perspectiva. Presente há quase dez anos no mercado, o Bossa acredita que a arquitetura ultrapassa a moda e deve ser o reflexo da peculiaridade de cada cliente, fazendo com que os aspectos individuais se identifiquem nos projetos como algo excepcional. Com sede no Brasil e nos Estados Unidos, equipe multidisciplinar e trabalhos que abrangem três continentes, sua atuação vanguardista busca constantemente referências internacionais de um modo de vida funcional.