Considerada o “Oscar da Inovação”, premiação é um reconhecimento internacional ao projeto brasileiro como exemplo de impacto positivo e acessibilidade.
O Grupo Boticário fez história ao se tornar o case vencedor da categoria júri popular (People’s Choice Award) na edição 2025 do SXSW Innovation Awards, o maior festival de inovação e tecnologia do mundo. O Batom Inteligente, protótipo inovador desenvolvido pelo Grupo Boticário em parceria com o CESAR, a Neurobots e a EMBRAPII, foi o único premiado da América Latina entre os 54 concorrentes internacionais. Considerada o “Oscar da Inovação”, a premiação reconhece contribuições em áreas como Inteligência Artificial, Saúde & Biotecnologia e Empoderamento Comunitário.
Desenvolvido ao longo de sete anos com tecnologias avançadas, como inteligência artificial e visão computacional, o primeiro batom inteligente do mundo permite que pessoas com deficiência visual ou limitações motoras nos membros superiores utilizem o item de maquiagem de forma autônoma e sem dificuldades. Com apenas o acionamento de um botão, o sistema de ponta fotografa o rosto do usuário, faz um mapeamento preciso dos lábios, aplica o batom e realiza uma foto de verificação para checar a aplicação. Todo o processo dura apenas dois minutos, dando autonomia da aplicação de um batom sem a ajuda de terceiros.
O Batom Inteligente tem sido celebrado como um avanço significativo do Grupo Boticário, que, em parceria com o CESAR, vem demonstrando o potencial das novas tecnologias quando empregadas em favor da sociedade e utilizadas para atender às necessidades de todas as pessoas. A tecnologia inovadora foi desenvolvida a partir do compromisso da companhia em promover a diversidade, a inclusão e a acessibilidade para dentro e fora de seus muros.
Para Gustavo Dieamant, Diretor Executivo de P&D do Grupo Boticário, a inovação sempre esteve no centro de todas as iniciativas da companhia, mas a empresa não inova simplesmente por inovar, há o propósito de transformar a vida das pessoas por meio da beleza. “Cada avanço que buscamos está alinhado com nossa essência, por isso, trabalhamos para impulsionar transformações positivas para além de nosso ecossistema de beleza, que envolve parceiros, colaboradores, consumidores e a sociedade. Unimos tecnologia e inovação nesta missão e o Batom Inteligente é exemplo disso, representando uma mudança de paradigma na forma como abordamos a beleza e a inclusão”, afirma.
Gustavo também explica que a equipe de P&D envolvida no projeto do Batom Inteligente é formada por 42 profissionais – entre engenheiros, designers de produtos, especialistas em UX e diversidade – que dedicaram sete anos de trabalho incansável para desenvolver uma tecnologia que não apenas aplica maquiagem de forma impecável, mas também empodera pessoas com deficiências motoras ou visuais. “Nosso objetivo é permitir que todos experimentem a alegria e a confiança de aplicar e usar batom de forma independente.”, conclui o diretor.
O projeto só foi possível ao combinar o profundo entendimento do Grupo Boticário sobre beleza e inclusão com a experiência do time CESAR, dando origem assim a uma solução inédita que vai além da mera funcionalidade.
Para Eduardo Peixoto, CEO do CESAR, o reconhecimento posiciona o país como potência em inovações que impactam positivamente a vida das pessoas. “A projeção conferida pelo prêmio evidencia o quanto nós, brasileiros, temos um olhar para resolver problemas relevantes para a sociedade. Nosso objetivo sempre foi trazer inovação de ponta para nossos parceiros e contribuir significativamente para aprimorar e inovar em produtos e serviços, por meio da tecnologia. Unir esse propósito à causa da inclusão nos dá ainda mais orgulho”, ressalta.
Confira a lista completa dos vencedores
Sobre Grupo Boticário
Um dos maiores grupos de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira presente em mais de 40 países. É dono das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, Vult, O.U.i, Dr. JONES, TRUSS, Au.migos Pets e do marketplace Beleza na Web, além de atuar com produtos licenciados como Australian Gold, Bio Oil, Nuxe e Pampers e sua divisão para o mercado B2B. Essa interação entre diferentes marcas, ativos, plataformas, rede de franqueados, representantes, distribuidores, varejistas ,sellers e fornecedores formam o ecossistema de beleza do Grupo Boticário que oferece, ainda, soluções digitais de gestão de negócio para o varejo brasileiro por meio das suas marcas Mooz, Casa Magalhães e GAVB. São mais de 20 mil colaboradores diretos, com mais de 4 mil lojas em mais de 1,7 mil cidades brasileiras.
Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem o ESG embutido em seu modelo de negócios. Até 2030, o Grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da sua jornada ESG pautada em fazer o certo e pela Beleza de Crescer Juntos, que reúne compromissos voltados para as dimensões humanas, ambientais e nossos processos produtivos.
A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 110 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais e conta também com atuação da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário. Conheça mais em www.grupoboticario.com.br
SOBRE O CESAR
O CESAR é o mais completo centro de inovação e conhecimento do Brasil, referência no desenvolvimento de soluções tecnológicas de alta complexidade, com impacto para toda a sociedade. Atua, há quase 30 anos, integrando pesquisa, aceleração de negócios e tecnologia para elevar organizações a um novo patamar de competitividade, além de educação, por meio da CESAR School.
Sediado no Recife, no coração do Porto Digital, um dos principais parques tecnológicos da América Latina, entrega mais de 130 projetos por ano em parceria com grandes empresas globais, formou mais de 9 mil pessoas, e impulsionou, nos últimos dois anos, mais de 700 startups, contando, hoje, com mais de 1.400 colaboradores e expandiu os negócios para a Europa, com sede em Aveiro, Portugal.