O clima seco e as queimadas estão favorecendo o aparecimento de doenças como rinite, asma, bronquite, conjuntivite, ressecamento da pele, entre outras. E as farmácias já sentem um aumento significativo na procura por medicamentos voltados para o tratamento de doenças respiratórias, como tosse, congestão nasal e falta de ar.

Na Rede de Farmácias Santa Branca, o crescimento por esses tipos de medicamentos aumentou 21,4% nos últimos dois meses em relação ao primeiro semestre de 2024. “Notamos um aumento considerável na venda de medicamentos para tosse, xaropes, soro fisiológico, descongestionantes nasais, além de medicamentos anti-inflamatórios e broncodilatadores”, afirma o Dr. Maurício Filizola, presidente da Rede de Farmácias Santa Branca. “Inclusive reforçamos nossos estoques para garantir o atendimento aos clientes durante esse período de maior necessidade”, complementa o profissional, que também é diretor do diretor do Sindicato do Comércio Varejista dos Produtos Farmacêuticos do Estado do Ceará (Sincofarma).

Outro produto que vem sendo muito procurado pelos clientes são os umidificadores de ar. O aparelho elétrico libera vapor de água no ambiente, tornando o ar mais fresco e agradável.

Dr. Maurício enfatiza que antes de iniciar qualquer tratamento medicamentoso, as pessoas devem buscar orientação de um profissional de saúde. A automedicação, especialmente em casos de doenças respiratórias, pode mascarar os sintomas e até agravar o quadro”, conclui o profissional.

Sobre a Rede de Farmácias Santa Branca

Fundada em 1986, vivenciando o propósito de cuidar das pessoas, a rede de Farmácias Santa Branca vem crescendo e tornando-se parte da vida dos cearenses. Está presente em Fortaleza e região metropolitana, assim como no interior do Estado do Ceará, somando 20 lojas próprias, uma distribuidora, um centro de distribuição e quatro franquias. Conta com mais de 200 colaboradores que atuam em nove municípios, oferecendo conforto e bem-estar aos seus clientes. Os seus proprietários e representantes legais, Dra. Laura Paiva e Dr. Maurício Filizola, que também são farmacêuticos, possuem a sensibilidade de ter uma visão privilegiada do próprio negócio e dos avanços do mercado como um todo.