Magistrada recebeu a Comenda Valdetário Pinheiro Mota de Honra ao Mérito por assegurar proteção às vítimas e fortalecendo a rede de apoio contra a violência doméstica no Ceará.

A Associação Cearense de Magistrados (ACM) prestou uma homenagem especial à juíza Rosa Mendonça, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Fortaleza, durante o evento de almoço comemorativo ao Dia da Mulher, realizado no último sábado, 22 de março.

A magistrada recebeu a Comenda Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados à magistratura, das mãos do presidente da ACM, Hercy Alencar, que destacou sua trajetória pioneira na defesa dos direitos das mulheres e no combate à violência doméstica. “Estou bastante emocionado, pois a Rosa sempre foi um modelo para mim desde quando ingressei na magistratura. Ela é um exemplo de dedicação e temos enorme admiração pelo seu trabalho. Representa muito bem essa luta por uma magistratura mais forte e pela defesa das mulheres cearenses”, afirmou.

A vice-presidente da ACM, Helga Medved, também ressaltou a relevância da atuação de Rosa Mendonça no enfrentamento da violência contra a mulher, apontando-a como uma referência para todas as juízas do estado. “Ela já salvou muitas mulheres com suas decisões de medidas protetivas e tem um trabalho íntegro. Se no Brasil temos Maria da Penha, nós temos a Rosa Mendonça”, declarou.

Rosa Mendonça é reconhecida por sua atuação firme na aplicação da Lei Maria da Penha e no acolhimento das vítimas de violência doméstica, promovendo um trabalho essencial para a proteção e justiça das mulheres no Ceará. A homenagem reafirma o compromisso da ACM em valorizar profissionais que fazem diferença na sociedade e reforça a importância do combate à violência de gênero no estado.

“Receber essa homenagem é uma emoção imensa e um reconhecimento que me enche de gratidão. Sempre acreditei que a justiça pode ser um instrumento de transformação e proteção para as mulheres. Cada decisão, cada medida protetiva concedida representa uma vida que pode ser salva, uma nova chance para alguém recomeçar. Esse compromisso é o que me move todos os dias”, compartilha a juíza Rosa Mendonça.