A arquiteta Gabriela Picanço inovou criando uma nova paginação de piso na ‘Suíte Gercé’, espaço assinado por ela na CasaCor Ceará 2024. O ambiente, que mescla o clássico e o contemporâneo, ganhou um toque especial com a linha de porcelanatos em grandes formatos da Cerbras, indústria referência em revestimentos de alto padrão.

A paginação, que se estende por todo o espaço, utiliza as referências Onyx Velvet, Magnum e Soho Graphite, todas com dimensões de 94,5 x 94,5 e acabamento matte. A combinação dos diferentes modelos e tonalidades cria um efeito visual único, que valoriza a amplitude do ambiente e integra os elementos de decoração.

Conceito

“Na ‘Suíte Gercé’ utilizei o conceito de paginação com porcelanato Cerbras, que se alinha ao trabalho de resgate e inovação que busquei para esse projeto. Essa escolha estética e funcional me ajudou a criar a atmosfera desejada”, afirma Picanço.

A principal inspiração para o desenvolvimento desse novo conceito de paginação veio da busca por um equilíbrio entre elementos ecléticos, como os encontrados na Belle Époque fortalezense, e as tendências contemporâneas. “A ideia foi criar uma conexão entre o passado e o presente, com uma identidade única que conversa com a feminilidade e a ancestralidade”, explica a arquiteta.

O estilo dessa paginação pode ser definido como uma fusão de elementos neoclássicos e contemporâneos. A combinação do eclético com os novos olhares das curvas, boleados e texturas, caracteriza uma estética que é ao mesmo tempo clássica e moderna. A profissional destaca que um dos maiores desafios foi o processo de equilibrar essas referências históricas com as exigências do contemporâneo.

“Foi desafiador traduzir essa ideia de resgatar a ancestralidade, em especial o legado de minha avó, em um ambiente moderno e funcional, sem perder a conexão emocional com o passado”, ressalta.

Material

A arquiteta enfatiza que a escolha pelo porcelanato Cerbras se deu pela excelente versatilidade e pelo acabamento refinado do material. “Além disso, a marca tem uma reputação consolidada em proporcionar produtos que atendem tanto à aparência quanto à durabilidade, características essenciais para o conceito que eu queria transmitir”, pontua.

As propriedades do porcelanato Cerbras, como a resistência e a variação de acabamentos, influenciaram diretamente na forma como Gabriela pensou a paginação. “Ele permitiu criar uma harmonia entre os diferentes elementos do projeto, proporcionando a sofisticação necessária para a combinação de texturas e padrões no ambiente” conclui.

Sobre a Cerbras

Com mais de 30 anos investindo em profissionalismo e qualidade, o que já lhe rendeu certificações internacionais voltadas ao sistema de gestão e produtos, a Cerbras firma-se como uma indústria de excelência. Genuinamente cearense, a marca é referência no mercado de cerâmicas e porcelanatos de alto padrão, figurando entre as maiores do país. A nova linha de produção da empresa desenvolve porcelanatos em grandes formatos, nos tamanhos 94,5 × 94,5, 1,20 × 1,20 e 60 × 1,20.

No segmento ambiental, a empresa adota diversas ações sustentáveis, como coleta seletiva e reciclagem, uso de energia solar, reuso de água tratada, monitoramento da qualidade do ar, sistema de tratamento sanitário doméstico e industrial e reaproveitamento de ar quente. A fábrica é pioneira na utilização do biogás em seus processos de produção e a primeira do segmento certificada com selo ESG-FIEC.