Evento realizado no Hotel Vila Galé Cumbuco trouxe muito conhecimento e network, com cerca de 1.200 participantes, vindos de diversas partes do Brasil.
A 5ª edição do ECON Nordeste 2024, realizada entre os dias 22 e 25 de agosto, no Hotel Vila Galé Cumbuco, em Caucaia, foi bem-sucedida e teve números muito positivos, com a presença de 1.200 participantes, vindos de diversas partes do Brasil. Foram quatro dias de eventos, com palestrantes de alto nível, que trouxeram muito conhecimento de mercado e insights para os negócios. Além disso, o encontro proporcionou a troca de experiências, networking, geração de negócios e entretenimento. Dentro da rotatividade que caracteriza o evento, a edição 2025 do ECON Nordeste acontecerá em Pernambuco, de 18 a 21 de setembro do próximo ano.
“O Ceará está de parabéns por ter sediado um dos maiores congressos de material de construção do Brasil e da América Latina. Agradeço a todos os participantes e a oportunidade de mostrar os valores da nossa terra aos visitantes, que puderam conhecer melhor a nossa hospitalidade e comprovar que Fortaleza é um dos grandes centros da economia nacional”, disse Carlito Lira, Presidente da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Ceará (ACOMAC-CE). “O ECON NORDESTE ajuda a movimentar a economia, pois com o networking entre os participantes, podem vir parcerias e negócios, por exemplo, em novas plantas fabris ou em unidades comerciais. Dessa maneira, estamos favorecendo e fortalecendo a economia do Ceará, do Nordeste e do nosso país”, avaliou Carlito Lira.
A Arena ECON NORDESTE foi um espaço nobre dentro do evento, com stands das empresas apoiadoras, ativações, interação e networking entre os participantes, além de shows de humor e de música, com os artistas Tião Simpatia, Papudim, Larissa Leite & banda, Anthony Carvalho & banda e a Banda Mel de Caju.
Conhecimento
Um dos pontos altos da programação do ECON Nordeste foi o Talk Show Construção 5.0, que abordou a temática da tecnologia aplicada ao setor de materiais de construção. “Um dos grandes desafios da construção é a falta de mão de obra qualificada, e como fidelizar esses colaboradores. Na maioria das vezes, eles são contratados para uma obra e depois dispensados. Por meio dos avanços tecnológicos e da modernização dos processos, podemos reter por mais tempo esses talentos e oferecer produtos cada vez melhores para os clientes”, observou André Montenegro, Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).
Daniela Cabral, CEO da Acal, também participou do Talk Show e ressaltou que a tecnologia é fundamental para o crescimento e a longevidade das empresas. “A área de treinamento está cada vez mais sendo apoiada pela Inteligência Artificial. São essas inovações que ajudam a desenvolver as pessoas, ajudam a reduzir os custos e o tempo, dando mais agilidade aos processos. Mas ao mesmo tempo não podemos perder a conexão e a simpatia com os clientes, porque se essa relação esfriar, podemos perdê-los para outros fornecedores”, observou Daniela Cabral.
Para Vinícius Milhomem, Diretor de Marketing do Grupo Saint Gobain, que também participou do Talk Show, satisfazer as necessidades do consumidor é o segredo para utilizar bem a tecnologia. “Primeiro, precisamos saber qual é a dor do cliente e, a partir daí, desenvolver alguma ação, seja um reality show ou a melhoria de um processo de treinamento nas lojas”, comentou.
Conteúdo relevante
No sábado, a programação seguiu com a palestra de Newton Guimarães, fundador e pesquisador da Fundação de Dados (SP), sobre o tema “O ser humano no centro do mercado 5.0”. O painel “Impactos da Reforma Tributária” teve como convidados o deputado federal Luiz Gastão; Cássio Tucunduva, Presidente da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (ANAMACO); Mauro Saccomani, Diretor do Grupo Construbrasil; e Emílio de Moraes, Presidente do Conselho Técnico de Finanças e Tributação da FIEC (COFIN). Completando o conteúdo, o economista Samuel Pessoa, Chefe do Centro de Crescimento Econômico do Instituto Brasileiro de Economia (FGV – IBRE) proferiu a palestra “Cenário Econômico”, trazendo informações relevantes sobre o panorama da economia regional, brasileira e mundial.
O ECON NORDESTE teve o apoio oficial da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Ceará (ACOMAC-CE), além do apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), do Sindicato da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE), da Fecomércio-CE, da CDL Fortaleza, do CREA-CE, do CAU-CE, da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado do Ceará.