Especialista da Pronutrition explica tendência de consumo e aposta em ampliação de capacidade produtiva para atender à crescente demanda.

 

O mercado de suplementos alimentares, há muito tempo, vem se tornando cada vez mais uma tendência entre os consumidores que buscam saúde e bem-estar aliada à inovação e tecnologia, o que engloba, principalmente, os formatos que mais vem sendo demandados pelo mercado: cápsulas e gomas como melhor absorção dos nutrientes e conveniência no dia a dia.

O mercado global de suplementos de gomas, por exemplo, de acordo com Mordor Intelligente, passou de US$ 9,43 bilhões em 2023 para uma previsão de US$ 13,64 bilhões até 2028, com uma Taxa de Crescimento Anual Composta (CAGR) de 7,66% durante este período.

Já em relação às cápsulas, o formato vem ganhando destaque com projeções de crescimento significativo devido às inovações que aumentam a biodisponibilidade dos ingredientes ativos e pela facilidade de consumo, sendo um dos mais tradicionais no mercado de suplementos. Além disso, as cápsulas também são atreladas ao segmento de nutricosméticos, que foi avaliado em US$ 6,9 bilhões em 2021 e espera-se que cresça a um CAGR de 8,1% até 2030, conforme projeção da Global Market Insights.

“A demanda por suplementos alimentares vem crescendo consideravelmente nos últimos anos, e percebemos que os consumidores buscam cada vez mais formatos que facilitem a rotina. As cápsulas e gomas são soluções práticas, eficazes e bem aceitas pelo público”, afirma Francisco Neves, diretor geral da Pronutrition, indústria que desenvolve suplementos, alimentos e bebidas saudáveis e inovadores para diversos segmentos.

Ainda segundo o diretor, os formatos vêm conquistando consumidores que desejam uma experiência de consumo mais agradável, refletindo uma mudança de comportamento que prioriza alternativas mais fáceis de ingerir sem comprometer a qualidade nutricional.

“Essa evolução vem sendo acompanhada de perto. Para se ter uma ideia, a Pronutrition tem ampliado a capacidade produtiva para atender à crescente demanda, investindo na aquisição de novos maquinários, como encapsuladoras automáticas e semiautomáticas com alta capacidade de produção por minuto. Dessa forma há uma redução de desperdício e mais eficiência energética”, destaca Neves.

Diante dessa mudança, Francisco também explica a diferença entre os formatos de cápsulas oferecidos pela Pronutrition, sendo: duras, indicadas para vitaminas, minerais e extratos e pellets, que possuem pequenos grânulos em seu interior, muito utilizadas para fórmulas de ação prolongada ou gastrorresistentes, ou seja, fórmulas premium.

“Nosso objetivo é oferecer suplementos ainda mais acessíveis e adequados às necessidades dos consumidores, sempre com qualidade e segurança. Além disso, não podemos deixar de olhar para o crescimento do mercado e suas tendências, ressaltando a importância da indústria na promoção da saúde e no incentivo a hábitos mais equilibrados junto a um investimento em tecnologia e desenvolvimento. Ainda há muito por vir e o consumidor quer essa evolução”, conclui o diretor da Pronutrition.