As apresentações, gratuitas, acontecem na Casa Absurda, CCBJ e Hub Porto Dragão com sessões de bate-papo com público e oficinas de teatro desmonte.

Celebrando 20 anos de fundação e atuação, a Cia A Máscara de Teatro, de Mossoró (RN), chega à capital cearense com o espetáculo “Desassossego”, de 20 a 25 de fevereiro. O espetáculo faz parte do projeto que conquistou a Bolsa Funarte de Teatro, Cortejo de celebração – A Máscara de Teatro: 20 anos, que circula durante fevereiro e março por Fortaleza (CE), Mossoró (RN) e São Luís (MA), tendo início por Mossoró, cidade sede da Cia.

As apresentações, gratuitas, acontecem na Casa Absurda, Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) e Hub Porto Dragão com sessões de bate-papo com público, além disso, também haverá oficinas de teatro com os atores da companhia. A circulação do espetáculo é uma oportunidade de voltar à cena Nordeste e fazer intercâmbio entre grupos de teatro das cidades que recebem o espetáculo, como a Pequena Companhia de Teatro, de São Luís (MA), e o Pavilhão da Magnólia, de Fortaleza (CE).

O projeto “Cortejo de Celebração” foi pensado como forma de democratizar o acesso à cultura, por meio das artes cênicas, levando uma programação diversificada para jovens artistas, coletivos artísticos, alunos e professores da rede pública de ensino. Esse cortejo é também um reencontro com os amigos, com o público, com o palco. “A Máscara de Teatro sai de Mossoró com a missão de levar seu teatro para o mundo e trazer o mundo para Mossoró, para o nosso Teatro de Tenda, para dentro da Casa Máscara”, destaca Jeyzon Leonardo, ator e integrante da companhia.

O Espetáculo

“Desassossego” é o sétimo espetáculo da Cia A Máscara de Teatro, estreado em 2023. Dialoga com as aflições humanas em algumas de suas camadas. Com direção de Marcelo Flecha, atuação de Luciana Duarte e Jeyzon Leonardo, “Desassossego” foi construído a partir do conceito de Teatro Poli dramático, onde todas as dramaturgias vão sendo desenvolvidas num atravessamento criativo entre o encenador e os dois atores. O processo de montagem iniciou em 2019, atravessando toda a pandemia e gerando experimentos cênicos em audiovisual até a sua estreia presencial quatro anos depois; um espetáculo montado com recursos próprios, tendo um conceito de sustentabilidade e autossuficiência que favorece o projeto para circulação nacional.

Confira a programação completa:

Espetáculo “Desassossego”

20/02

Hub porto dragão – 19h

Acesso gratuito

21/02

Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) – 19h

Acesso gratuito

22/02

Casa Absurda – 19h

Acesso gratuito

Bate-papo entre Cias de teatro

23/02

Casa Absurda – 15h

Acesso gratuito

Oficina com a Cia A Máscara de Teatro

24 e 25

Local: Turmas do CPBT – 09h às 12h

SERVIÇO

Circulação do espetáculo “Desassossego” – Projeto Bolsa Funarte de Teatro, Cortejo de celebração – A Máscara de Teatro: 20 anos

20 a 25 de fevereiro – Casa Absurda, CCBJ e Hub Porto Dragão

Acesso gratuito