Médico oftalmologista alerta para os riscos de alergias.

 

Os foliões já iniciam os preparativos para o início das festividades envolvendo o período carnavalesco na cidade, seja em bloquinhos, na passarela ou no trio elétrico. Porém, é importante lembrar que certos cuidados devem ser tomados, principalmente com a visão nesse período.

 

O médico oftalmologista, Giuliano Veras, alerta e aponta os possíveis materiais mais propícios a causar problemas. “A pele do rosto e principalmente a perto dos olhos possui uma sensibilidade diferente do resto do corpo. Tendo isso em mente, o uso de adereços, glitter, maquiagens e pinturas devem ter um maior cuidado em usar produtos adequados para essa área “, explica.

 

Cuidados

 

Ganhando notoriedade, os cílios de LED entraram como novidade para aqueles que gostam de adereços mais ousados, porém, não são exatamente cílios postiços, já que são feitos de uma fita de LED que funciona à base de bateria, além de ter cola, que podem causar alergias. Também não é aconselhavam compartilhar o material, a transmissão de vírus e bactérias acontece pela a ação de compartilhamento. Não durma com o acessório, sempre retire os cílios e higienize as pálpebras antes de dormir.

 

O glitter ainda é um dos produtos mais comuns na hora de compor as fantasias, porém, ele também pode acarretar riscos. Por isso, faça um teste no dia anterior ao uso, utilizando o antebraço. Opte por produtos hipoalergênicos e assegure-se de que o glitter não caia nos olhos, pois pode causar irritações e até mesmo arranhar a córnea. Caso sinta a entrada no olho, lave bem com água corrente e soro fisiológico.

 

Já em maquiagens e pinturas faciais, os cuidados devem ser tomados na utilização de produtos adequados, não compartilhamento de tintas, pincéis e aplicadores, remover a maquiagem antes de dormir, principalmente ao redor dos olhos.

 

A mistura de álcool, suor e maquiagem pode ser um problema para quem usa lentes de contato. Além das bactérias que se acumulam nelas durante a folia, o risco de esquecer de removê-las é maior. Por isso, é importante higienizar as lentes antes e após o uso.

Principalmente no carnaval é comum o uso de espumas e confetes. Esses dois podem causar lesões na córnea, irritação e outras alergias.

 

Além de todos esses cuidados, caso sinta algum incômodo nos olhos, consulte um médico oftalmologista. Assim, é possível realizar exames para diagnosticar o que está causando o problema e iniciar um tratamento.