Especialista em cibersegurança orienta os consumidores a evitarem a ação de cibercriminosos.

 

A temporada de descontos da Black Friday passou, mas a aproximação do Natal, data mais aguardada pelo comércio, requer a atenção dos consumidores com a segurança nas compras online. Conforme estudos especializados, a projeção é de que o número de ocorrências de golpes nas compras online no Brasil neste final de ano seja de 100 mil a 120 mil ao longo do mês – ou seja, em média, 4.000 pessoas podem ser vítimas de golpes online por dia nesse período. Esse número é baseado na média de 9 mil ocorrências por mês registradas no período de janeiro a setembro de 2023, e no aumento da expectativa de vendas para o período do Natal.

 

“Infelizmente, os cibercriminosos procuram aproveitar todas as ocasiões para praticar golpes, principalmente as que envolvem grandes quantidades de compras e vendas. A exemplo da Black Friday, uma das principais orientações para o consumidor é ter atenção em tudo o que clica, principalmente nas promoções e preços que parecem vantajosos demais. Este é um dos sinais de golpe”, alerta Alberto Jorge, CEO da Trust Control e especialista em cibersegurança.

 

Ameaças

Os tipos de golpes que mais devem rondar os consumidores são os ataques de phishing, que têm se tornado tão elaborados que é cada vez mais difícil distinguir e-mails fraudulentos de comunicações legítimas. “Links aparentemente inofensivos e que se passam por páginas oficiais podem levar a sites falsos, que capturam dados sensíveis do usuário, comprometendo a segurança dos seus dados e,consequentemente, do seu dinheiro. No final do dia, é isso que os golpistas buscam: o dinheiro do consumidor”, observa Alberto Jorge.

 

O CEO da Trust Control também alerta quanto ao uso das redes sociais para efetuar as compras. Isso porque a crescente popularidade das redes sociais como plataforma de compras tornou-se um terreno fértil para golpes. “Promoções falsas, anúncios enganosos e lojas online fraudulentas proliferam, explorando a confiança dos consumidores e expondo-os a riscos financeiros”, reforça.

 

Cuidados

Muitos consumidores ainda subestimam a importância de manter dispositivos e softwares atualizados, abrindo brechas que podem ser exploradas. “Investir em soluções de segurança digital, como bons antivírus, é essencial para criar uma barreira eficaz contra possíveis ataques”, explica Alberto Jorge.

 

Confira outras dicas do especialista em cibersegurança para evitar golpes nas compras online no final do ano:

 

. Verifique a URL do site: sites legítimos têm um certificado de segurança SSL, indicado por um cadeado ao lado da URL;

. Não abra e-mails ou mensagens de remetentes desconhecidos: exclua esse tipo de mensagem o mais breve possível;

. Não forneça dados pessoais ou financeiros a desconhecidos;

. Use antivírus atualizado: esse programa ajuda a proteger seu computador contra malwares, que podem roubar seus dados;

. Crie senhas fortes e únicas: utilize letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais, e evite usar a mesma senha para todas as suas contas;

. Ative a autenticação de dois fatores: esse procedimento traz uma camada extra de segurança para contas e aplicativos.