Digitalização do comércio de materiais de construção otimiza operações e agiliza reposição de estoques, com impacto direto sobre as vendas.

 

  O setor da construção civil passa por um processo de digitalização acelerada, acompanhando tendência que já impacta os mais variados segmentos da economia. De acordo com pesquisa realizada pela plataforma Prospecta Obras, sobre uma amostra de mais de 10 mil cadastrados, entre lojas de insumos, construtoras e prestadores de serviços, o percentual de empresas que não tinham presença digital ativa, de 2020 a 2021, caiu de 73% para 22%.

Os dados indicam que o período de pandemia, que colocou a economia na quarentena, foi fundamental para o setor pisar no acelerador da transformação digital. E, conforme tendência observada em outros mercados, trata-se de um processo irreversível, com efeitos imediatos sobre a produtividade e o PIB do segmento.

Além da conectividade impactar o canteiro de obra em favor de construtoras e incorporadoras, ela tem contribuído para organizar a vida do comércio varejista de materiais de construção, sobretudo no que se refere à gestão e renovação de estoques. É nesse contexto que plataformas que operam no formato de marketplace (shopping virtual) se estabelecem como canais eficientes para suprimir necessidades básicas do lojista, intermediando sua relação com a indústria de construção civil.

Para compreender as vantagens da tecnologia no dia a dia do varejista, Nathalie Ouchi, que é CPO da startup Juntos Somos Mais, Joint Venture da Votorantim Cimentos, Tigre e Gerdau, que atua na digitalização e na propagação de benefícios para o setor da construção civil, listou cinco motivos para conectar uma loja de materiais de construção a esse ambiente digital. Veja a seguir:

  1. Aproximação com a indústria

Uma das maiores vantagens para o varejista que pluga sua loja em uma plataforma de marketplace da construção civil é ficar conectado com as principais marcas fornecedoras do mercado. Dessa forma, o lojista estará sempre atualizado das novidades referentes a lançamentos e ainda poderá conhecer todas as linhas de produtos oferecidas por essas empresas parceiras da Loja Virtual. Além disso, tudo se torna mais consultivo, e o vendedor pode frequentar o ambiente digital para tirar dúvidas e tratar de outros assuntos.

  1. Sortimento de itens

Como no ambiente online não há limite de espaço nas prateleiras de ofertas digitais, outra grande vantagem para o vendedor de materiais de construção é a infinidade de produtos disponíveis para pesquisa e compra. Além disso, ele pode aproveitar promoções para adquirir mix de produtos e, assim, reforçar estoques em vias de esvaziamento.

  1. Insights para compras

O uso de Inteligência Artificial (IA) permite que o marketplace faça recomendações personalizadas a partir do histórico de buscas e do comportamento de compra do vendedor na loja virtual. A tecnologia também pode informar o varejista sobre itens com a melhor performance em lojas concorrentes, a partir do cruzamento de dados gerados por compras no ambiente digital.

  1. Programas de fidelidade

Um grande benefício para os compradores de marketplaces de materiais de construção é o cadastramento em programas de fidelidade, que oferecem recompensas em troca do acúmulo de pontos por compras. Dessa maneira, a cada nova aquisição, o lojista reúne pontos para futuramente resgatar e trocar por cupons de desconto ou por uma variedade de prêmios e serviços que podem impactar diretamente no dia a dia do seu trabalho.

  1. Comodidade e praticidade

O consumidor de um marketplace B2B (isto é, voltado para os negócios) ainda é beneficiado pelo conjunto de comodidades e praticidades que já embalam a experiência de compra em e-commerces e marketplaces com foco no consumidor final. Dessa maneira, o usuário que cadastra o CNPJ de seu estabelecimento comercial passa a desfrutar do conforto da compra sem sair da loja, a qualquer dia e a qualquer hora, tem acesso a inúmeras formas de pagamento e entrega quando compra, e ainda pode acompanhar o status de cada um dos bens adquiridos em tempo real, facilitando, assim, a gestão financeira e fluxo de caixa da loja.

Saiba mais | Juntos Somos Mais

O programa Juntos Somos + foi criado em 2014 pela Votorantim Cimentos como um programa de relacionamento. Desde o início, a proposta era desenvolver varejistas e profissionais, contribuindo, assim, para a sustentabilidade da cadeia por meio da geração de novos negócios. Contando com as sócias Gerdau e Tigre, o programa Juntos Somos + se transformou em uma empresa independente, denominada Juntos Somos Mais, um ecossistema que tem como propósito fortalecer o varejo da construção civil, desenvolvendo e qualificando varejistas e os profissionais de obra. Atualmente, há mais de 40 empresas líderes em seus segmentos participantes, juntamente com mais de 100 mil lojas e mais de 1,2 milhões de membros entre lojistas, vendedores e profissionais de obra. Em 2020, a empresa anunciou a aquisição da startup gaúcha Triider, marketplace de serviços gerais, e em 2021 investiu na Conecta Reforma, que conecta clientes com prestadores de serviço para execução de grandes reformas. Recentemente adquiriu a operação do habitissimo, plataforma de serviços gerais, tornando-se a maior plataforma da área de construção, reformas e pequenas manutenções do país. Saiba mais por meio do site oficial.