Com time de profissionais experientes e especializados em diversas áreas do turismo, curso está com inscrições abertas para a primeira turma que inicia em janeiro de 2024.

A pós-graduação em Negócios Turísticos da Unifor prepara para as novas demandas do mercado turístico.

 

A gestão e planejamento do setor de turismo estão experimentando uma revolução impulsionada pelo uso de dados e tecnologias emergentes. O novo cenário mostra ainda que as buscas por viagens cresceram. Estudo do Google revela que o número de pessoas que desejam viajar neste ano aumentou 10% em relação a 2019. O dado mostra que são pessoas que não tinham o hábito de viajar há cerca de três anos. Se o turismo mudou, a forma de pensar o setor também precisou mudar.

 

“A persona atual é outra”, observa Alexandre Pereira, Secretário de Turismo de Fortaleza e professor da Pós-Graduação em Negócios Turísticos da Universidade de Fortaleza – instituição da Fundação Edson Queiroz. Ele explica que o novo perfil do turista expõe a necessidade de se trabalhar a oferta turística por meio de novas tecnologias.

 

“A forma de planejar e gerir o setor hoje é dependente do uso de dados para ser assertivo. A ciência de dados, o big data, a Inteligência Artificial (IA), a implantação de metodologias para o reposicionamento de cidades em âmbito internacional e nacional são as novas formas de pensar a oferta e a demanda turística”, analisa o gestor.

 

Para Suellen Galvão, coordenadora da Pós-Graduação em Negócios Turísticos da Unifor, as novas tecnologias emergentes, como uso de IA (Inteligência Artificial), automação de processos dentro da jornada do cliente/turista e o anseio por experiências autênticas e personalizadas, fazem com que toda a cadeia turística busque inovação com foco no design de novos produtos para atender os diversos públicos viajantes. Essa automação não apenas agiliza os procedimentos, mas também permite uma experiência mais personalizada para os viajantes.

 

Pós-graduação em Negócios Turísticos

 

Atenta aos novos desafios do mercado turístico, a Pós-graduação em Negócios Turísticos da Unifor traz conhecimentos atualizados sobre práticas de gestão inovadoras, uso de ferramentas tecnológicas e estratégias de comunicação, além do acesso a parceiros estratégicos do setor, como a Associação Brasileira de Bacharéis e Profissionais do Turismo (ABBTUR) e outras organizações que possibilitam compreender as novas demandas do mercado.

 

Destinado a profissionais com formação superior oriundos dos cursos de graduação em Turismo, Hotelaria, Administração, Contabilidade, Ciências Sociais e áreas afins, o curso terá início em janeiro de 2024, com duração de 16 meses. Será realizado na modalidade EAD, com apenas 3 encontros presenciais ao longo do curso e os dias de aula são nas terças, quartas e quintas-feiras, das 19h às 22h20.

 

INSCREVA-SE AQUI!

 

Durante todo o curso o aluno será impactado com inovações, possibilidades de transformação dos negócios e ao final do curso, os alunos têm como disciplina optativa uma imersão nas melhores práticas de governança e gestão em um destino turístico de referência, gerando um certificado após a imersão.

 

“Com as habilidades adquiridas, os estudantes estarão preparados para atender às demandas e desafios desse mercado em crescimento, contribuindo não apenas para o sucesso pessoal, mas também para o desenvolvimento sustentável e a prosperidade contínua do turismo no Ceará”, salienta Suellen Galvão.

 

De acordo com ela, não é necessário que o aluno tenha experiência prévia. “Para quem ainda não é da área e deseja iniciar essa jornada ou está em transição de carreira, essa também é uma excelente oportunidade de se familiarizar com o mercado, integrando-se e articulando com os melhores profissionais do mercado”, observa.

 

Para Alexandre Pereira, que ministra a disciplina “Estratégia de negócio: propósito e valor”, o diferencial da pós em Negócios Turísticos da Unifor é que os docentes têm vivência de mercado. “Compartilhar teoria com experiências práticas é uma forma de agregar valor e contribuir para a performance dos discentes que estão buscando o diferencial de mercado. Por fim, é primordial frisar que o mercado está carente de bons técnicos e colaboradores que façam acontecer”, destaca o Secretário.

 

Conheça abaixo os docentes do curso:

 

  • Alexandre Pereira: Secretário de Turismo de Fortaleza

  • Janaildo Soares: Coordenador de Projetos Inovadores no Observatório do Turismo na Secretaria de Turismo de Fortaleza

  • Silvia Guimarães: presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR-CE)

  • Ana Clévia Guerreiro: Cofundadora da “Mulheres do Turismo em Rede”

  • Thiago Akira: Consultor de Marketing Digital no Turismo

  • Janailda Sabóia: Consultora em Turismo, Roteiros Turísticos e Gestão de Projetos

  • Riana Rocha: Secretária de Cultura e Turismo de Icapuí

  • Andrea Panisset: Head de Comunicação Institucional e ESG da BeFly

  • Daniel Turbox: Especialista em Inovação, Automação, Inteligência artificial (IA) e Tecnologia para o Turismo

  • Rosana Lima: Secretária de Turismo e Cultura de Beberibe e Consultora em Turismo e Hospitalidade

  • Adriana Girão: Diretora da Result Consultoria e Inovação em Turismo

  • Carolina Haro: Cofundadora e sócia-gerente da Mapie Consultoria

  • Marta Poggi: Mentora especializada em Tendências, Inovação e Transformação Digital no Turismo e Hotelaria

 

Para mais informações sobre a Pós-graduação em Negócios Turísticos da Unifor clique aqui.

 

Serviço

Pós-Graduação em Negócios Turísticos – inscrições abertas

Período: janeiro/2024 a abril/2025

Periodicidade: semanal

Modalidade: remota com encontros presenciais

Terça, quarta e quinta: das 19h às 22h20

Carga horária total obrigatória: 370h

(85) 3477.3174