Interessados podem participar de experimentos cênicos e multirresidências criativas, que acontecem no mês de dezembro em Fortaleza.
Jogo e atuação na palhaçaria para crianças autistas e o uso da arte como cura individual e coletiva são os temas que serão abordados nos experimentos cênicos que integram o Programa de Formação Continuada da Escola Livre Teatro da Boca Rica: culturas, artes, ofícios, pensamentos e neurodiversidades, que acontece de 08 a 10 de dezembro. As atividades vão ocorrer de forma presencial no Teatro São José, equipamento cultural vinculado à Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Fortaleza. As inscrições estão abertas, são gratuitas e podem ser feita através do link, que está disponível na bio do Instagram do Teatro da Boca Rica: @teatrodabocarica e https://bit.ly/3O6RpuI
O experimento cênico “Poéticas do cuidado: a performance como vetor de saúde física e mental”, que acontece das 14h às 18h e das 19h às 21h, vai ser ministrado pela diretora, performer, artista-pesquisadora e fundadora do Coletivo Performers sem Fronteiras, Tania Alice (Unirio). O curso tem por objetivo promover a descoberta e o aprofundamento do trabalho do artista-pesquisador no contexto de uma investigação em performance, promovendo a experiência da arte como cura individual e coletiva. Enquanto pessoa autista, Tania Alice propõe aos participantes a imaginarem e a realizarem projetos artísticos relacionais em diversos espaços com pessoas, animais e árvores. Participam pessoas a partir de 18 anos, artistas ou não, autistas ou não.
Já a atriz, diretora, palhaça, educadora e pesquisadora Cristiane Muñoz (Unirio), autista de nível 1 de suporte com AH/SD (Superdotadação e Altas Habilidades), ministra, das 14h às 18h e das 19h às 21h, o experimento cênico “Partilhas afetivas entre palhaços e autistas”. A atividade vai destacar a importância do uso de materiais que podem ser catalisadores da interação entre palhaços e crianças autistas e do reforço da linguagem da máscara teatral na palhaçaria. Assim, por meio de música, bolas sensoriais, tecido sensorial, balões fluorescentes, luz negra e instrumentos musicais, pretende-se estabelecer jogos espontâneos que respeitem a criança como criadora conjunta do fenômeno artístico. Podem participar pessoas a partir de 18 anos, artistas ou não, e crianças autistas de 7 a 12 anos, obrigatoriamente acompanhadas de pais, profissionais ou cuidadores, responsáveis exclusivos durante todo o período da programação.
Artes e autismo
A Escola Livre Teatro da Boca Rica: culturas, artes, ofícios, pensamentos e neurodiversidades também realiza, de 07 a 17 de dezembro, a Multirresidência criativa “Artes e Autismos”, que acontece de forma online e presencial, no Theatro José de Alencar. As inscrições estão abertas e também podem ser feitas na bio do Instagram do Teatro da Boca Rica: @teatrodabocarica e https://bit.ly/3O6RpuI.
Participam desta ação as professoras Anamaria Fernandes (UFMG), Anatoli Vlassov (Rússia/França), Chantal Sergent (França) e Cecile Barbedette (França). A proposta da Multirresidência visa promover o intercâmbio entre profissionais, pesquisadores, artistas, autistas, criadores para a troca de ideias, experiências e vivências sobre a arte como estudo voltado ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), articulado à dança e suas potencialidades. Durante a multirresidência, os interessados vão assistir a filmes e fazer leituras de livros e textos sobre o tema, além de participarem de trabalhos corporais, criativos, expressivos, com foco na articulação da dança e o autismo.
Podem se inscrever na Multirresidência criativa “Artes e Autismos” pessoas acima de 18 anos, artistas ou não, autistas ou não. Os encontros acontecem de segunda a sábado, das 14h às 18h e 19h às 21h, e domingo, das 10h às 14h.
O Programa de Formação Continuada da Escola Livre Teatro da Boca Rica: culturas, artes, ofícios, pensamentos e neurodiversidades é uma realização da Associação Educativa Cultural Teatro da Boca Rica e Escola Livre Teatro da Boca Rica. Apoio Cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – Lei 18.012 de 1º de abril de 2022, II Edital Escolas da Cultura do Ceará.
SERVIÇO – Programa de Formação Continuada da Escola Livre Teatro da Boca Rica: culturas, artes, ofícios, pensamentos e neurodiversidades – Experimentos cênicos: “Poéticas do cuidado: a performance como vetor de saúde física e mental” e “Partilhas afetivas entre palhaços e autistas”, de 08 a 10 de dezembro, no Teatro São José. Multirresidência criativa: “Artes e Autismos”, de 07 a 17 de dezembro no Theatro José de Alencar. Inscrição gratuita através do link, que está disponível na bio do Instagram do Teatro da Boca Rica: @teatrodabocarica. Informações: (85) 98758-1374 | teatrodabocarica@gmail.com |@teatrodabocarica.